CONHEÇA OS BOLSISTAS DOS PROGRAMAS START MBA/MPA E LLM 2022

É com muita alegria que apresentamos os aprovados pelo Instituto Ling em 2022 para bolsas de mestrado em Administração de Empresas ou Pública e Direito no exterior!

CONHEÇA OS BOLSISTAS DOS PROGRAMAS START MBA/MPA E LLM 2022

START MBA/MPA – 28ª edição

Destinado a candidatos aprovados para mestrado em Administração de Empresas (MBA) ou Pública (MPA), distribuiu 209 bolsas desde 1995. Chicago, Harvard, Pennsylvania, Stanford, London Business, Columbia, Northwestern e MIT são as universidades que receberam o maior número de bolsistas.  Em 2022, são 12 bolsas de estudo: dez para MBA e duas para MPA.

André Hamra

25 anos, nascido em Catanduva, SP

André é um apaixonado em ajudar pessoas. Desde os 14 anos é envolvido com projetos sociais e agora pretende abrir uma empresa de alto impacto após seu MBA em Stanford. Graduou-se em Finanças, Contabilidade, Gestão, Impacto Social e Filosofia na Universidade da Pensilvânia e trabalhou na Stone por 7. Durante o tempo lá, acompanhou a transformação da companhia de uma startup para uma grande empresa, desempenhando funções nos mais diversos times e se tornando sócio.

 

Bruno Rigonatti Mendes

30 anos, nascido em São Paulo, SP

Bruno é economista e cientista político formado na Columbia University, onde criou e dirigiu a primeira BrazUSC (atual BRASA Summit). Iniciou sua carreira no J.P. Morgan e trabalhou por 5 anos na Ambev, onde foi gerente de marca institucional e co-fundador do grupo LGBT+. Participou da equipe fundadora do isaac, fintech brasileira para escolas, atuando em Pessoas & Cultura e Brand Marketing. Bruno irá cursar o MBA em Stanford, onde planeja se aprofundar na interseção de impacto social e tecnologia.

 

Eduardo de Brida Alves

29 anos, nascido em Florianópolis, SC

Graduado em Direito pela UFSC, Eduardo é advogado nas áreas de mercado financeiro e de capitais, tendo assessorado gestoras, fintechs, bancos de investimentos e outras instituições financeiras em diversos tipos de operações. É também cofundador do Fundo Catarina, endowment de apoio ao CTC/UFSC. Cursará MBA em Stanford, após o qual pretende trabalhar em prol da inclusão financeira e democratização do acesso ao crédito no Brasil.

Geanluca Lorenzon

30 anos, nascido em Santo Augusto, RS

Secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia, Geanluca é graduado em direito pela Universidade Federal de Santa Maria e pós-graduado em Liderança pela Competitividade Global pela Georgetown University com bolsa do Instituto Ling. Foi consultor McKinsey e diretor-geral do Instituto Mises Brasil. Fundou o Clube Farroupilha, em Santa Maria, e foi seu primeiro presidente. Cursará MBA em Stanford com o objetivo de desenvolver soluções de mercado para problemas públicos.

 

Izabel Campos Ferreira

31 anos, nascida em Belo Horizonte/MG

Formada em Direito pela UFMG e especialista em Direito Administrativo pela PUC-Minas. É gestora pública há 5 anos, tendo atuado no Governo do Maranhão e no Governo de Minas Gerais, com foco em parcerias público-privadas, desenvolvimento da infraestrutura e fortalecimento do ambiente regulatório. Foi aprovada para o MPA da Columbia University, onde se especializará em desenvolvimento econômico com ênfase em gestão e desenvolvimento sustentável.

 

Lucas Montoro Groke

30 anos, nascido em São Paulo, SP

Formado em Administração pela FEA-USP, Lucas iniciou sua carreira no Itaú BBA, onde atuou por quase oito anos até sua última posição como VP de Operações Estruturadas para o Agronegócio. Fez parte do programa Prolider no Instituto Four, onde é fellow desde 2017 e formador desde 2020. CEO da non-profit FinanSOS no biênio 21/22, conselheiro da social venture Toti Diversidade desde 2021 e mentor no programa Sempre FEA desde 2022. Irá cursar MBA na University of Chicago - Booth School of Business.

Marina Alneng Osborn

27 anos, nascida em São Paulo, SP

Engenheira química formada pela Poli-USP, recebeu bolsas da FAPESP para conduzir pesquisas em bio e nanotecnologia na USP e na Lund University (Suécia). Iniciou sua carreira na Novozymes, líder global de Biotech. Depois, foi consultora na McKinsey por 2 anos, liderando também projetos de consultoria pro-bono para ONGs. No último ano, trabalhou no Estímulo 2020, primeiro fundo emergencial filantrópico do Brasil de apoio a micro e pequenas empresas impactadas pela pandemia. Cursará MBA em Harvard.

 

Pedro Siciliano Peixoto

26 anos, nascido em Rio de Janeiro, RJ

Pedro é formado em engenharia mecânica e de automóveis pelo IME, e desde lá trabalha com educação de forma voluntária. Trabalhou por 3 anos na McKinsey para aprender como escalar negócios, e 1 ano no Descomplica (maior Edtech de LATAM), liderando estratégia, M&A, inovação e projetos. Cursará MBA em Stanford, e após o curso quer fundar um negócio que aproxime educação de empregabilidade, com elementos de Web 3.0.

 

Rafaela Burle

27 anos, nascida no Rio de Janeiro, RJ

Formada em design pela ESPM Rio. Iniciou sua carreira na Globo.com como User Experience Designer. Em seguida, trabalhou no marketing da L’Oréal e posteriormente no comercial da Red Bull, onde foi trainee e atuou em áreas como distribuição, pricing, e-commerce e gestão de key accounts. Nos últimos anos, foi consultora na McKinsey & Company com experiência em indústrias como logística, startups e bens de consumo, e em funções como estratégia, marketing&sales e M&A. Cursará MBA em Harvard.

Sophia Estermann

33 anos, nascida em Presidente Prudente, SP

Formada em Administração de Empresas pela ESPM-SP e pós-graduada em Gestão de Empresas pela Fundação Dom Cabral. Liderou equipes na operação e área comercial durante os seis anos de Lojas Renner – por onde passou por quatro cidades brasileiras – e os cinco anos no Grupo Exito, na Colômbia. Depois do MBA na Georgetown em Washington-DC, pretende contribuir para acelerar o desenvolvimento tecnológico do varejo e ecommerce no Brasil.

 

Victor Medeiros

30 anos, nascido em Natal, RN

Engenheiro Civil formado pela UnB, realizou intercâmbio na University of Surrey (Reino Unido). Foi Presidente da Federação de Empresas Juniores do DF. Ao se graduar, atuou como Trainee de Gestão Pública do Vetor Brasil na Secretaria de Educação da Prefeitura de Tarumã - SP. Foi consultor na McKinsey & Company e Associate no BID Lab, fundo de Venture Capital do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento. Cursará o MBA no MIT para se aprofundar em como alavancar VC para o desenvolvimento econômico e social.

 

Vinicius Bueno

27 anos, nascido em São Paulo, SP

Formou-se em Administração Pública na FGV em Economia na USP. Dedicou toda sua carreira a impacto social, em especial a políticas educacionais de larga escala - na Fundação Lemann, no Ministério da Educação e na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP). Na SEDUC-SP, lidera o Gestão da Aprendizagem, principal projeto para melhorar a aprendizagem de quase 3,5 milhões de estudantes da rede estadual. Realizará o Mestrado em Administração Pública em Desenvolvimento Internacional em Harvard.

 

LLM Instituto Ling/ Gouvêa Vieira – 19ª edição

Voltado a alunos aprovados no mestrado em Direito, já contemplou 77 jovens advogados– três destes em 2022.  Harvard é a universidade que mais recebeu bolsistas do Instituto Ling, seguida por NYU, Stanford e Columbia.

Carina Lellis Nicoll Simões Leite

34 anos, nascida no Rio de Janeiro, RJ

Mestre e doutoranda em Direito Constitucional pela UERJ, Carina atua há cinco anos como assessora de ministro do Supremo Tribunal Federal. Foi eleita presidente da Harvard Law School Brazilian Studies Association da gestão 2022-23. Atualmente estuda direito de pessoas com deficiência e acredita no instrumento de realização da justiça.

 

Isabella Corrêa de Lucena

31 anos, nascida no Rio de Janeiro, RJ

Formada em Direito na UFRJ, Isabella é advogada especializada em crimes de colarinho branco e acumulou vasta experiência atuando nas grandes operações deflagradas na última década, como a Operação Lava-Jato, tanto no Brasil quanto em repercussões jurídicas no exterior. É Mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos e pesquisadora da UFRJ, com foco em Processo Penal e políticas de Segurança Pública. Isabella foi aprovada para o LLM em Georgetown University e contemplada com bolsa de mérito.

 

Luiza Coelho Guindani

28 anos, nascida em Campo Grande, MS

Formada em Direito pela UFRGS e pós-graduada em Direito dos Contratos pela FGV/SP. Luiza é advogada com larga experiência na assessoria a clientes brasileiros e estrangeiros em temas empresariais e relacionados à proteção de dados. Possui expertise na negociação de operações e contratos comerciais em diversos setores e segmentos econômicos, como tecnologia, construção, infraestrutura e energia. Cursará o LL.M de Corporate Governance & Practice na Universidade de Stanford.

 

PERSON OF THE YEAR FELLOWSHIP PROGRAM

Parceria com a Brazilian-American Chamber of Commerce - New York, essa bolsa representa um reconhecimento atribuído a candidatos aceitos para mestrado nos Estados Unidos que se destacaram durante o processo seletivo nos programas do Instituto Ling. Os contemplados em 2022 são:

*Andre Hamra (MBA – Stanford)

*Bruno Rigonatti Mendes (MBA – Stanford)

*Geanluca Lorenzon (MBA – Stanford)

*Lucas Silva Montoro Groke (MBA – Chicago)

*Pedro Siciliano Peixoto (MBA – Stanford)

*Mayara Teixeira (Programa Jornalista de Visão 2021)