EVENTO DÁ AS BOAS-VINDAS AOS NOVOS BOLSISTAS

O Café da Manhã do Instituto Ling, realizado no dia 2 de agosto em São Paulo, além de apresentar os 21 contemplados com bolsas em 2022, celebrou a oportunidade do reencontro, após dois anos de restrições impostas ao mundo pela pandemia da Covid-19.

EVENTO DÁ AS BOAS-VINDAS AOS NOVOS BOLSISTAS

Realizado anualmente em São Paulo, o evento reúne bolsistas, mantenedores, parceiros e amigos do Instituto Ling, proporcionando um momento de confraternização entre participantes de diversos programas, desde os primeiros contemplados, em 1995, até aqueles que acabaram de receber suas bolsas em 2022. Além disso, é uma oportunidade de conhecer parceiros da área de bolsas de estudo. Agradecemos a presença de todos nesse evento tão especial.

Em um ambiente descontraído, a programação iniciou com um welcome coffee, proporcionando um momento de networking entre bolsistas e convidados. Seguiu-se à apresentação dos 21 bolsistas 2022 contemplados pelos Programas START MBA/MPA, LLM Instituto Ling / Gouvêa Vieira, Jornalista de Visão, e ainda os seis premiados com a Person of the Year Fellowship, atribuída em parceria com a Brazilian-American Chamber of Commerce - New York.

Para falar em nome da turma 2022 foi convidado Geanluca Lorenzon, Secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia e bolsista do Instituto Ling em duas ocasiões. Na primeira, em 2014, cursou o pós-graduação em Liderança pela Competitividade Global pela Georgetown University. Agora, recebeu bolsa para o MBA em Stanford, tendo ainda sido selecionado como um dos Person of the Year Fellows.

“Como bolsista pela segunda vez, eu sei como é relevante e transformadora a oportunidade dada. Tendo vindo de uma família humilde, eu jamais teria tido a chance de estudar no exterior e, assim, construir um currículo que me permitiu contribuir com o país - na maneira como o Instituto se dedica.

Eu lembro da minha primeira entrevista com William Ling. Uma das primeiras perguntas era se eu desejava ter um dia uma posição pública. Eu neguei veementemente, jamais me envolveria com isso. E hoje aqui estou após três anos e meio de serviço público diretamente em Brasília. O Instituto e seus processos seletivos possuem um “dom” para descobrir pessoas com aptidão ao trabalho com impacto amplo.”

O momento político do país, às vésperas de eleições majoritárias, marcou a tônica da parte final do evento: o painel “Democracia e representatividade: como votar melhor?”, com a presença de Alexandre Ostrowiecki - Ranking dos Políticos, Elena Landau – LIVRES, e Eduardo Mufarej – RenovaBR, discutiu questões como polarização, sistema eleitoral brasileiros e desafios pós-eleições.  O painel foi mediado por João Villaverde, bolsista Jornalista de Visão 2015, doutorando e professor de Administração Pública na FGV EAESP.

Ao chegarmos à 28ª edição de nosso primeiro programa de bolsas, já são mais de 900 beneficiados, superando US$ 9 milhões investidos. E estamos muito felizes de continuar a promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da educação, da cultura e da saúde. Continuaremos auxiliando jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo.

02.09.2022

William Ling
William Ling
Geanluca Lorenzon
Geanluca Lorenzon
.
.
.
.
.
.
João Villaverde
João Villaverde
Elena Landau
Elena Landau
Alexandre Ostrowiecki
Alexandre Ostrowiecki
Eduardo Mufarej
Eduardo Mufarej
Painel “Democracia e representatividade: como votar melhor?”
Painel “Democracia e representatividade: como votar melhor?”
.
.
.
.
.
.
Bolsistas 2022
Bolsistas 2022
Bolsistas MBA, MPA e LLM 2022
Bolsistas MBA, MPA e LLM 2022
Bolsistas LLM 2022
Bolsistas LLM 2022
Bolsistas MBA e MPA 2022
Bolsistas MBA e MPA 2022
Bolsistas Jornalista de Visão 2022
Bolsistas Jornalista de Visão 2022
.
.
.
.

leia também

Uma associação para fortalecer a comunidade brasileira de Harvard

A HBASS, sigla para Harvard Brazilian Association of Students & Scholars, surgiu em 2021 como uma solução para unir os brasileiros das diferentes escolas que formam a universidade norte-americana. Seu atual co-presidente, Vinicius Bueno, conta aqui sobre o trabalho da associação, que teve entre os fundadores dois alunos que, como ele, receberam bolsa do Instituto Ling para seus mestrados.  Ele fala ainda da vivência como aluno de Harvard e dá dicas para quem quer cursar uma das prestigiadas instituições de ensino do mundo.

Ler mais

Uma bolsa para formar lideranças na área de Urbanismo – Entrevista com Anthony Ling

Em 2024, o Instituto Ling passou a oferecer bolsa de estudo em uma nova área, Urbanismo. Chamada de UP (da sigla em inglês Urban Planning), a bolsa para mestrado em Planejamento Urbano foi uma sugestão de um integrante da terceira geração da família Ling, o arquiteto e urbanista Anthony Ling, 37 anos, que também é editor-chefe do Caos Planejado, plataforma de conteúdo dedicada ao tema. Tendo já passado pela experiencia de um MBA na universidade de Stanford, Anthony conversou com o blog sobre estudos no exterior, urbanismo e a importância de capacitar brasileiros em centros de excelência.

Ler mais

2023 em números

Chegamos ao final de mais um ciclo, felizes por termos tido a oportunidade de apoiar cada vez mais jovens em seus cursos, desde os programas dirigidos ao ensino básico e graduação, até os de pós-graduação no exterior. Com muita alegria e orgulho compartilhamos com vocês uma parte do nosso trabalho em 2023 aqui:

Ler mais