FELLOWS LING | FORTALECENDO A REDE DE BOLSISTAS

Fellows Ling é uma iniciativa para aproximar a rede de bolsistas do Instituto Ling e apoiar aqueles que estão iniciando seu mestrado. Sabemos que os primeiros momentos em uma universidade no exterior podem gerar dúvidas e preocupações. Nesta hora, contar com dicas de quem já passou pela experiência pode ajudar muito.

FELLOWS LING | FORTALECENDO A REDE DE BOLSISTAS

Inspirado em modelos de mentoria, processo prático de crescimento profissional que aproxima jovens em início de carreira de profissionais com mais tempo de atuação para uma troca de experiências e aconselhamento,  o Fellows Ling foi criado em 2020 como uma oportunidade de integração para a rede do Instituto Ling. Mais descontraída do que um processo de mentoria, a iniciativa consiste em sessões de aconselhamento tendo como participantes bolsistas recém aprovados nos processos seletivos e aqueles de edições anteriores, e como pauta   a universidade escolhida, área de atuação ou outros assuntos de interesse comum entre eles.

O objetivo da iniciativa é possibilitar que novos bolsistas do Instituto Ling recebam apoio, conselhos, dicas e informações de bolsistas mais experientes, que já tenham retornado de seus mestrados no exterior, e que tenham concluído suas formações em áreas similares e, eventualmente, nas mesmas universidades que os novos bolsistas atenderão.

São convidados a participar da iniciativa, como Junior Fellows, bolsistas recém aprovados e que irão cursar ou estejam no início do mestrado, enquanto os Senior Fellows são bolsistas de anos anteriores que tenham disponibilidade para passar sua experiência aos ingressantes.

 

Como funciona?

A cada conclusão de ciclo de seleção para as bolsas de estudo, o Instituto Ling convida todos os bolsistas de anos anteriores que já tenham finalizado seus mestrados a participarem como Senior Fellows, ao mesmo tempo em que oferece a possibilidade ao recém-chegados de participarem da iniciativa como Juniors.  A partir daí, é feito um match entre os candidatos a Senior Fellows e os Junior Fellows interessados, pareando seus perfis conforme suas afinidades com relação a áreas de atuação e programas de mestrado escolhidos. A atividade de aconselhamento é realizada pelo período máximo de dois anos, constituído entre o recebimento da bolsa e a conclusão do mestrado no exterior de cada Junior Fellow. A iniciativa se caracteriza pela informalidade e flexibilidade: as reuniões podem ser presenciais ou virtuais e cada dupla define a frequência dos encontros e os assuntos a serem tratados.

 

Palavra do bolsista

Minha experiência com o programa não podia ter sido mais incrível: o meu Senior Fellow tem sido um verdadeiro mentor pra mim. Fizemos algumas reuniões periódicas, e em toda reunião tiro algum take-away importante. Ele tem me ajudado muito com recomendações de matérias pra fazer em Booth, dicas e sugestões para aproveitar meu summer internship e decisões de carreira pós formatura. Esse programa foi, sem dúvidas, um dos maiores benefícios como bolsista. – Leandro Grespan, MBA 2020, Chicago | Junior Fellow

Eu gostei muito da iniciativa, criei uma conexão muito boa com o Senior Fellow, e continuamos nos falando! Nosso objetivo tem sido nos conectar e aprender um com o outro, e claro, principalmente para que o Senior Fellow possa compartilhar a experiência dele no mestrado fora e a carreira após terminar, os erros e acertos, dicas, etc. Foi muito interessante conhecer a história dele e a trajetória profissional após o mestrado, tem sido importante para refletir sobre como aproveitar ao máximo minha experiência por aqui, nas próximas conexões buscarei aprender ainda mais sobre perspectivas para o pós mestrado e refletir nas minhas possibilidades de carreira. – Caio Rolim, MBA 2020, Yale | Junior Fellow

O Senior Fellow me passou a visão dele sobre a experiência, matérias relevantes, perspectivas depois da graduation e umas dicas práticas sobre morar lá. Achei a iniciativa excelente, o Senior Fellow tem projetos bem legais de empreendedorismo e acho que será muito enriquecedor tê-lo como referência. – Loni Cardoso, LLM 2020, Stanford | Junior Fellow

Foi uma enorme satisfação participar como mentor do programa Fellows Ling. Pude apoiar meu mentorado por meio de conversas regulares e, além de ter sido uma oportunidade de relembrar minha própria experiência de Mestrado fora, pude compartilhar meus aprendizados no processo e também aprender com a vivência do meu mentorado. Recomendo fortemente a todos que participem desse processo. – Eloy Oliveira, MPA 2014, Columbia | Senior Fellow

O Programa Fellows vem sendo uma oportunidade fantástica para conhecer melhor os atuais bolsistas. O Instituto fez um trabalho muito legal em aproximar bolsistas com vivências relacionadas e que resultam em interações muito ricas. O processo de mentoria nos ajuda a conhecer a situação de cada um dos Junior Fellows, os dilemas que enfrentam e também seu potencial. Tenho aproveitado o programa também para aprender com as novas gerações de bolsistas e espero que também tenha conseguido contribuir para melhorar suas experiências durante seus cursos. – Rafael Castello Branco, MBA 2008, Chicago | Senior Fellow

28.09.2022

leia também

Programa VOAR: Conheça os bolsistas 2024!

É com alegria que recebemos 16 novos bolsistas no Programa VOAR. São jovens que batalharam muito para serem aprovados em universidades de qualidade e que o Instituto Ling apoiará nos primeiros anos da graduação para que possam continuar seguindo sua trilha de sucesso.  Hoje na sua décima edição, o VOAR já contemplou 74 bolsistas. Em 2024, os selecionados foram:

Ler mais

Uma associação para fortalecer a comunidade brasileira de Harvard

A HBASS, sigla para Harvard Brazilian Association of Students & Scholars, surgiu em 2021 como uma solução para unir os brasileiros das diferentes escolas que formam a universidade norte-americana. Seu atual co-presidente, Vinicius Bueno, conta aqui sobre o trabalho da associação, que teve entre os fundadores dois alunos que, como ele, receberam bolsa do Instituto Ling para seus mestrados.  Ele fala ainda da vivência como aluno de Harvard e dá dicas para quem quer cursar uma das prestigiadas instituições de ensino do mundo.

Ler mais

Uma bolsa para formar lideranças na área de Urbanismo – Entrevista com Anthony Ling

Em 2024, o Instituto Ling passou a oferecer bolsa de estudo em uma nova área, Urbanismo. Chamada de UP (da sigla em inglês Urban Planning), a bolsa para mestrado em Planejamento Urbano foi uma sugestão de um integrante da terceira geração da família Ling, o arquiteto e urbanista Anthony Ling, 37 anos, que também é editor-chefe do Caos Planejado, plataforma de conteúdo dedicada ao tema. Tendo já passado pela experiencia de um MBA na universidade de Stanford, Anthony conversou com o blog sobre estudos no exterior, urbanismo e a importância de capacitar brasileiros em centros de excelência.

Ler mais