Programa VOAR: conheça os bolsistas 2022

O Programa Voar é uma parceria entre Instituto Ling com o Primeira Chance, entidade sem fins lucrativos que investe em alunos em situação de vulnerabilidade social e excepcional desempenho no Ensino Fundamental ou Médio. Através do Voar, ao terminarem a escola, esses jovens recebem ajuda de custo para prosseguirem os estudos no Ensino Superior.

Programa VOAR: conheça os bolsistas 2022

Atualmente, 25 jovens recebem a bolsa do Voar, sendo que cinco deles selecionados em 2022. Confira quem são esses recém-chegados, onde nasceram, idade, planos e o que gostam de fazer:


                 Geovana Rodrigues da Pascoa Souza                           Lara Alves Kunrath Padilha                               Luiz Gustavo Rego Freitas

 

Geovana Rodrigues da Pascoa Souza

Sobral, Ceará - 18 anos

Sempre gostou de participar de olimpíadas científicas. Foi selecionada pela Primeira Chance em 2017 e recebeu bolsa de estudos para o Colégio Farias Brito Sobralense e recentemente foi aprovada para o curso de Engenharia da Computação na UFC. Após formada, pretende contribuir com a sociedade, conciliando tecnologia e educação. No seu tempo livre, gosta de ler livros de romance e distopia, assistir animes, ouvir música e passar o tempo com a família e amigos.

 

Lara Alves Kunrath Padilha

Porto Alegre, Rio Grande do Sul - 18 anos

Ainda no colégio, se interessou pelas matérias da área de exatas e, em especial, pela área de tecnologia. Em 2020, recebeu uma bolsa de estudos do Colégio Israelita Brasileiro, através da Primeira Chance em parceria com o Instituto Jama, para cursar o ensino médio. Em 2022, foi aprovada para o curso de Engenharia de Controle e Automação na UERGS e Engenharia de Software na PUCRS, optando pelo segundo. Depois da graduação, pretende trabalhar em empresas de tecnologia, criando sistemas e softwares que visem ajudar as pessoas através da internet. Nas horas livres, gosta de ouvir música, ler e ver filmes.

 

Luiz Gustavo Rego Freitas

São Miguel, Rio Grande do Norte – 18 anos

Durante o ensino médio, participou de olimpíadas científicas, conquistando medalhas em matemática e raciocínio lógico. Selecionado como bolsista pela Primeira Chance, estudou no Colégio Ari de Sá a partir do 9º ano. Em 2022, foi aprovado para o curso de Medicina na FCM-PB. Durante a faculdade pretende participar de muitos estágios e ligas para uma melhor formação e adquirir experiências durante o curso. Almeja fazer residência em neurologia e se tornar um profissional ético e de destaque na área.

 

                                                        Nicole Coelho Soares                                    Wanderson Faustino Patrício

 

Nicole Coelho Soares

São Gonçalo do Amarante, Ceará - 17 anos

Foi selecionada em 2017 pela Primeira Chance e recebeu bolsa de estudos para o Colégio Ari de Sá. Em 2022, foi aprovada para o curso de Medicina na FCM-PB. Após a faculdade e especialização, pretende trabalhar em hospitais e em um consultório próprio, além contribuir para algum projeto beneficente. Sempre gostou de estudar, chegando a receber medalhas em várias olímpiadas científicas. Como lazer, gosta de ler, se exercitar e navegar na internet.

 

Wanderson Faustino Patrício

Milagres, Ceará - 19 anos

Durante o ensino médio, muito interessado por matemática e física, foi selecionado para participar da Olimpíada Europeia de Física. Foi aprovado pela Primeira Chance em 2017 e recebeu bolsa de estudos no colégio Ari de Sá Cavalcante, em Fortaleza. Em 2022, conquistou aprovação no curso de Ciência da Computação na UFCA. Após a faculdade, pretende trabalhar no ramo da tecnologia ajudando jovens com potencial e que estejam dispostos a trabalharem nessa área. Em suas horas vagas, gosta de jogar videogames, cantar e tocar violão.

29.04.2022

leia também

Uma associação para fortalecer a comunidade brasileira de Harvard

A HBASS, sigla para Harvard Brazilian Association of Students & Scholars, surgiu em 2021 como uma solução para unir os brasileiros das diferentes escolas que formam a universidade norte-americana. Seu atual co-presidente, Vinicius Bueno, conta aqui sobre o trabalho da associação, que teve entre os fundadores dois alunos que, como ele, receberam bolsa do Instituto Ling para seus mestrados.  Ele fala ainda da vivência como aluno de Harvard e dá dicas para quem quer cursar uma das prestigiadas instituições de ensino do mundo.

Ler mais

Uma bolsa para formar lideranças na área de Urbanismo – Entrevista com Anthony Ling

Em 2024, o Instituto Ling passou a oferecer bolsa de estudo em uma nova área, Urbanismo. Chamada de UP (da sigla em inglês Urban Planning), a bolsa para mestrado em Planejamento Urbano foi uma sugestão de um integrante da terceira geração da família Ling, o arquiteto e urbanista Anthony Ling, 37 anos, que também é editor-chefe do Caos Planejado, plataforma de conteúdo dedicada ao tema. Tendo já passado pela experiencia de um MBA na universidade de Stanford, Anthony conversou com o blog sobre estudos no exterior, urbanismo e a importância de capacitar brasileiros em centros de excelência.

Ler mais

2023 em números

Chegamos ao final de mais um ciclo, felizes por termos tido a oportunidade de apoiar cada vez mais jovens em seus cursos, desde os programas dirigidos ao ensino básico e graduação, até os de pós-graduação no exterior. Com muita alegria e orgulho compartilhamos com vocês uma parte do nosso trabalho em 2023 aqui:

Ler mais