UM SEMESTRE EM CHICAGO: BRUNA ALBELLA E DIEGO STOCCHERO CONTAM A EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTAS DO GUESP

Chegando à 6ª edição, o Global Undergraduate Engineering Scholars Program é o único programa do Instituto Ling voltado à graduação no exterior. Concebido em parceria com o IIT – Illinois Institute of Technology, o GUESP oferece bolsas para um semestre de estudos na universidade, em Chicago, IL.

UM SEMESTRE EM CHICAGO: BRUNA ALBELLA E DIEGO STOCCHERO CONTAM A EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTAS DO GUESP
Foto: Illinois Institute of Technology

Em 2013, ao inscrever-se para participar da 1ª edição do Programa Futuros Engenheiros, promovido pelo Instituto Ling a alunos do Ensino Médio do Colégio Militar de Porto Alegre, Diego Stocchero ainda não tinha ideia das portas que a experiência abriria em sua vida. Anos mais tarde, o estudante de Engenharia da Computação na UFRGS foi um dos selecionados para participar do GUESP, juntamente com Bruna Albella, estagiária da Fitesa e graduanda em Engenharia de Energia também na UFRGS, e Paulo Ricardo Fontelles de Castro, bolsista VOAR e estudante de Engenharia Eletrônica no ITA.

Foto: Bruna, Diogo e Paulo Ricardo, passeando em Chicago, IL

Na ocasião, pela primeira vez o Instituto Ling concedia bolsas GUESP a três estudantes no mesmo semestre, cada um deles representando um dos grupos aptos a se inscrever, uma vez que para participar do programa, além de ser graduando ou recém-graduado em Engenharia, é necessário ter participado do Futuros Engenheiros ou VOAR, programas do próprio Instituto,  ou ser estagiário ou trainee de uma das empresas do grupo Évora (além da Fitesa,  Crown Embalagens e  America Tampas contam com colaboradores da área da Engenharia).

Outra excepcionalidade daquele primeiro semestre de 2020, foi que a experiência dos três participantes coincidiu com início da pandemia de COVID, fazendo com que parte do programa fosse realizado de forma virtual, ainda que os alunos já estivessem alocados no campus universitário.

Apesar das circunstâncias adversas, Bruna conta que o GUESP foi uma das melhores experiências que já viveu, seja na vida pessoal, acadêmica ou profissional: “Levo comigo as boas lembranças, a fluência no inglês e uma dose extra de autoconfiança”, diz ela.

Para Diego, “comparada a uma universidade no Brasil, o IIT estava muito mais preparado para aula remota.” Ele conta que as aulas presenciais eram gravadas, para que alunos pudessem assistir remotamente ou mesmo visualizar a aula uma segunda vez. “As disciplinas são muito bem-organizadas, o que ajuda o aluno a estudar durante o semestre, além de ter várias disciplinas de projetos interdisciplinares e de pesquisa, que fogem do padrão de disciplina expositiva comum no Brasil e permitem ao aluno propor o projeto que quer desenvolver.”

Bruna conta que o IIT é uma faculdade muito dinâmica, com diversas oportunidades. “Sem dúvidas, a dica é escolher um dos cursos de “IPRO”, uma atividade multidisciplinar que desenvolve diversas habilidades na construção de um projeto em grupo usando métodos ágeis (foi o meu preferido).” A bolsista recomenda ainda, aos futuros participantes, que não deixem de participar do SOAR (evento de orientação para novos estudantes), “uma ótima oportunidade pra conhecer o pessoal que, assim como nós, também está fazendo intercâmbio.”

Para quem está curioso sobre a vida no campus, Diego conta que “o IIT tem uma infraestrutura bem ampla, com diversos prédios dedicados para departamentos de engenharia e ciências, com laboratórios com equipamentos de ponta e salas de aula interativas.”

Durante o semestre, os bolsistas são alocados em alojamentos da própria universidade, compartilhando o quarto com outros estudantes. Diego adaptou-se rapidamente à vida no alojamento. “Dentro do dormitório era possível lavar roupa e ir para academia, o que era muito prático para quem não queria pegar o frio de Chicago no inverno. O refeitório fica bem perto do dormitório e tem uma alta variedade de pratos disponíveis.”

Bruna destaca: “a variedade de ambientes para estudo ou lazer é enorme. Os quartos são confortáveis, e, apesar do desafio de dividir alojamento com uma colega que não conhecia antes, no fim acabou por ser uma grata surpresa e uma grande amiga.”

Foto: Diego Stocchero em frente ao Cloud Gate

Com relação à Chicago, Stocchero fala que “é uma cidade linda com uma rica arquitetura. Downtown é um belo exemplo disso, com prédios impressionantes e uma bela paisagem na beira do lago.”  Ele diz que passear pela cidade com o vale transporte disponibilizado pelo IIT era muito prático, e assim foi possível conhecer vários pontos turísticos, restaurantes e museus da cidade.

Bruna diz que Chicago é uma das cidades mais lindas que já conheceu, com muitas opções de museus e parques. “O metrô é incrível e super fácil de usar, dá para conhecer a cidade inteira. Se organizar a rotina direitinho, é possível conciliar as aulas com os passeios e conhecer lugares novos todas as semanas.”  Ela recomenda não se deixar intimidar pelo frio: “bota um casaco quentinho e vai”, lembrando ainda que uma vez por mês os residentes têm free pass nos museus.

Foto: Bruna Albella durante o inverno de Chicago

Desde a concepção do GUESP, em 2011, 7 bolsistas já foram contemplados pelo Programa. A próxima edição será lançada durante o mês de julho.

 

Palavra do bolsista

“Só tenho a agradecer ao Instituto Ling e a Fitesa que me proporcionaram viver isso. A todos que tiverem a oportunidade, abracem de olhos fechados, vocês não vão se arrepender!” - Bruna Albella

“Recomendo muito esse programa, que é uma oportunidade de conhecer uma cultura nova, morar numa cidade linda e interagir com pessoas do mundo inteiro, além de ter um ensino de alta qualidade.” - Diego Stocchero

02.07.2022

 

leia também

Uma associação para fortalecer a comunidade brasileira de Harvard

A HBASS, sigla para Harvard Brazilian Association of Students & Scholars, surgiu em 2021 como uma solução para unir os brasileiros das diferentes escolas que formam a universidade norte-americana. Seu atual co-presidente, Vinicius Bueno, conta aqui sobre o trabalho da associação, que teve entre os fundadores dois alunos que, como ele, receberam bolsa do Instituto Ling para seus mestrados.  Ele fala ainda da vivência como aluno de Harvard e dá dicas para quem quer cursar uma das prestigiadas instituições de ensino do mundo.

Ler mais

Uma bolsa para formar lideranças na área de Urbanismo – Entrevista com Anthony Ling

Em 2024, o Instituto Ling passou a oferecer bolsa de estudo em uma nova área, Urbanismo. Chamada de UP (da sigla em inglês Urban Planning), a bolsa para mestrado em Planejamento Urbano foi uma sugestão de um integrante da terceira geração da família Ling, o arquiteto e urbanista Anthony Ling, 37 anos, que também é editor-chefe do Caos Planejado, plataforma de conteúdo dedicada ao tema. Tendo já passado pela experiencia de um MBA na universidade de Stanford, Anthony conversou com o blog sobre estudos no exterior, urbanismo e a importância de capacitar brasileiros em centros de excelência.

Ler mais

2023 em números

Chegamos ao final de mais um ciclo, felizes por termos tido a oportunidade de apoiar cada vez mais jovens em seus cursos, desde os programas dirigidos ao ensino básico e graduação, até os de pós-graduação no exterior. Com muita alegria e orgulho compartilhamos com vocês uma parte do nosso trabalho em 2023 aqui:

Ler mais