Bolsistas professores: a satisfação de ensinar e de aprender
Acreditamos que ensinar é um dos gestos mais poderosos de transformação. Em outubro, o Instituto Ling presta sua homenagem a todos os bolsistas que fazem da educação uma extensão de sua trajetória, compartilhando e multiplicando conhecimento em escolas, universidades, cursos livres ou projetos sociais. Para celebrá-los, compartilhamos os depoimentos de quatro bolsistas de nossa rede que levam para dentro das salas de aula seu comprometimento com a construção de um mundo melhor.
Natalia Mazotte
JV 2017 | London Business School
News Industry Relations Manager na Google News Initiative e Professora de Jornalismo e de Políticas Públicas na pós-graduação do INSPER
Sempre fui fascinada pelo poder que grandes mestres têm de transformar vidas. A minha própria trajetória foi profundamente marcada por educadores que me ensinaram não apenas a pensar, mas a ver o mundo com outros olhos. Hoje, ao assumir o papel de professora, sinto a responsabilidade e a alegria de dar continuidade a esse legado, carregando um pouco de cada um deles em minha própria prática.
Com o tempo, aprendi que o verdadeiro papel do professor é ser mais um guia do que um transmissor de conhecimento. Acredito que o maior impacto que posso ter em sala de aula é ao fortalecer o senso crítico e a curiosidade investigativa entre meus alunos. Essas são as habilidades mais relevantes que podemos cultivar em uma sociedade que nos desafia a cada instante a rever posições, desaprender e navegar na incerteza.
Essa missão ganha contornos ainda mais urgentes no curso que atualmente leciono no Insper, de comunicação estratégica para gestores públicos. Esse é um público que enfrenta o imenso desafio de construir consensos em um cenário de polarização, desinformação e audiências fragmentadas, buscando viabilizar políticas públicas que, por mirarem o longo prazo, muitas vezes desafiam interesses imediatos. Minha experiência na Harvard Business School, onde estudei liderança e negociação como bolsista do Instituto Ling, aprofundou minha convicção de que a comunicação é a ferramenta essencial para forjar líderes transformadores. Estar em sala e poder guiar atuais e futuros gestores públicos nessa jornada é o que me move e me enche de propósito.
Gustavo Ribeiro
LLM 2010 | Harvard
Associate Professor of Law at American University Washington College of Law and Director of the Brazil-US Legal and Judicial Studies Program
Sou professor de Direito na Washington College of Law da American University, em Washington, D.C. Sempre tive grande respeito e admiração pelos professores. Tive a sorte de ter, ao longo da minha vida, mestres comprometidos com o ensino e com os alunos. Embora não pensasse inicialmente em seguir a carreira docente, ainda na graduação tive a oportunidade de trabalhar de perto com um professor que marcou minha formação e despertou meu interesse pela vida acadêmica.
Minha abordagem ao ensino parte da ideia de que o Direito vai muito além de ser apenas um instrumento para resolver conflitos. Ele também é o espaço em que nossos ideais sobre como a sociedade deve ser organizada se encontram com as instituições e práticas que moldam grande parte da vida em sociedade. O papel dos advogados, especialmente em uma democracia, não se limita a litígios, mas inclui também a responsabilidade de informar o público sobre alternativas de organização social baseadas em diferentes concepções de justiça. A educação jurídica, portanto, deve preparar os estudantes para uma trajetória profissional que ultrapassa os limites dos tribunais. Nessa perspectiva, um dos meus objetivos como professor é ensiná-los a compreender o Direito como um exercício de desenho institucional e de resolução criativa de problemas.
Acima de tudo, eu realmente adoro dar aula, pesquisar e escrever. Dedico-me a garantir que meus alunos recebam a atenção e as oportunidades necessárias para alcançar os níveis mais altos de rigor acadêmico e estejam bem preparados para o sucesso em suas carreiras. O maior desafio da docência é também a sua principal fonte de aprendizado: os alunos me obrigam a estar sempre atento e atualizado. É especialmente gratificante quando levantam perguntas que me fazem refletir com mais cuidado sobre um tema ou até mesmo buscar respostas que ainda não conheço.
Ter recebido uma bolsa de estudos do Instituto Ling foi decisivo na minha trajetória. Ela me permitiu cursar o mestrado e, em seguida, iniciar o doutorado no exterior. Essa experiência me expôs a diferentes métodos de ensino, sistemas jurídicos e perspectivas culturais, mostrando como o Direito pode ser compreendido de múltiplas formas. Mais do que isso, trabalhar de perto com professores engajados reforçou em mim a importância de uma docência comprometida e inspiradora. Essa vivência consolidou minha decisão de ser professor e de formar profissionais capazes de explorar o conhecimento jurídico de maneira crítica e criativa.
Júlio Lubianco
JV 2012 | Harvard
Gerente de Comunicação do Global Innovation Lab for Climate Finance e Professor de jornalismo na PUC-Rio
Dar aulas surgiu como uma surpresa nos primeiros anos da minha carreira como jornalista, uma oportunidade que abracei com entusiasmo há 16 anos, quando fui convidado por um colega mais experiente que já havia sido meu editor. Naquele momento, aprendi que, na vida profissional, entregar um bom trabalho e deixar uma boa impressão são fundamentais para aproveitar oportunidades que muitas vezes surgem sem planejamento. Desde então, lecionar se tornou parte essencial da minha trajetória, hoje como professor das disciplinas Jornalismo em Áudio e Gestão e Modelo de Negócios em Jornalismo no Departamento de Comunicação da PUC-Rio.
Quando surgiu a oportunidade de participar do Jornalista de Visão, eu já lecionava havia três anos. A bolsa me caiu uma luva, permitindo que eu me dedicasse exclusivamente aos estudos e mergulhasse no aprendizado. O mestrado foi extremamente valioso não só por ampliar o meu conhecimento na área na qual atuo, mas também por me permitir conhecer outros estilos de ensino e formas de organização didática, que, na medida do possível, procuro incorporar às minhas turmas até hoje.
Uma das grandes vantagens de ser professor é precisar estar constantemente buscando novos aprendizados. O jornalismo é um mercado dinâmico, em que uma aula preparada hoje pode não fazer sentido no ano seguinte. Isso me obriga a estar sempre estudando e me atualizando, algo que enriquece tanto minhas aulas quanto minhas outras atividades, inclusive meu trabalho atual como gerente de comunicação do Global Innovation Lab for Climate Finance. Além disso, um dos momentos mais gratificantes da profissão é acompanhar a evolução profissional dos alunos e reencontrá-los depois já atuando no mercado. Tive o privilégio de trabalhar lado a lado com ex-alunos extremamente dedicados, e fico genuinamente feliz ao saber que estão crescendo profissionalmente e conquistando seus objetivos. Sempre digo no último dia de aula que dali em diante deixamos de ser professor e aluno para nos tornarmos colegas de profissão.
Entre os maiores desafios da profissão está manter a relevância em um setor em constante transformação, diante da velocidade brutal das mudanças do mercado de jornalismo e comunicação. Para superar isso, busco sempre trazer convidados que tragam a vivência prática atual para complementar as teorias. Um dos aprendizados mais valiosos para mim é compreender a diversidade dos alunos: cada turma tem expectativas, ritmos e visões diferentes, o que me obriga a adaptar a forma de ensinar e, ao mesmo tempo, amplia a minha própria visão profissional e pessoal.
Emanuel Pessoa
LLM 2011 | Harvard
Managing Partner no Emanuel Pessoa Advogados e Professor na FIAP
Eu dou aulas particulares desde os tempos de escola, então, sempre gostei de lecionar. Acho que a maior motivação é a satisfação de dividir conhecimento e gostar de debater com pessoas. É algo que enriquece os dois lados.
Não sou professor em tempo integral, mas o maior desafio sempre é remuneratório e de reconhecimento. No Brasil, professores em geral ganham pouco e não são reconhecidos pela importância que tem na sociedade. Os grandes aprendizados são entender realidades.
O impacto do Mestrado, assim como do Doutorado, é ter uma base teórica mais profunda, concatenando melhor ideias.
3.10.2025