PROGRAMA VOAR: CONHEÇA OS BOLSISTAS 2023

O Programa Voar é uma parceria entre Instituto Ling com o Primeira Chance, entidade sem fins lucrativos que investe em alunos em situação de vulnerabilidade social e excepcional desempenho no Ensino Fundamental ou Médio. Através do Voar, ao terminarem a escola, os participantes recebem ajuda de custo para prosseguirem os estudos no Ensino Superior.

PROGRAMA VOAR: CONHEÇA OS BOLSISTAS 2023

Atualmente, 24 jovens recebem a bolsa do Voar, sendo que seis deles selecionados em 2023. Confira quem são esses recém-chegados, onde nasceram, idade, planos e o que gostam de fazer:

 

Antônio Pedro Bernardo de Sousa

Madalena, Ceará - 19 anos

Foi selecionado em 2020 pela Primeira Chance e recebeu bolsa para o colégio Ari de Sá Cavalcante. Sempre gostou da área das exatas e recebeu premiações nas olimpíadas OBMEP e OBA. Em 2023, foi aprovado para o curso de Engenharia Elétrica na UFC. Depois da faculdade, quer trabalhar na área de energias renováveis, criando projetos que visem mais sustentabilidade. Nas horas livres, gosta de ouvir música, assistir séries e anime, ler mangá e ir para praia com seus amigos.

 

Carlos Henrique Sampaio Moreira

Jijoca de Jericoacoara, Ceará - 19 anos

Sempre gostou de desafios, o que fez com que fosse medalhista em várias olimpíadas do conhecimento e participasse de alguns projetos durante o Ensino Médio. Foi selecionado pela Primeira Chance em 2019, quando passou a estudar no Colégio Ari de Sá. Aprovado em Administração no Insper, pretende, no futuro, empreender e impactar a sociedade brasileira de modo a contribuir para que mais pessoas tenham oportunidades transformadoras.

 

Edmar Barbosa de Sena Neto

Madalena, Ceará - 19 anos

Desde cedo interessou-se por matemática e áreas da tecnologia, chegando a receber premiações nas olimpíadas OBMEP, OBA e Canguru. Aluno de escola pública, foi selecionado em 2020 pela Primeira Chance e recebeu bolsa para o Colégio Farias Brito. Ingressou no curso de Engenharia Elétrica na UFC em 2023 e, depois da faculdade, espera trabalhar desenvolvendo processos que conciliem viabilidade financeira com sustentabilidade. Além de estudar, gosta de tocar instrumentos, ler e jogar videogame.

 

Francisco Crispim Pinto Uchôa Neto

Madalena, Ceará - 18 anos

Durante o ensino médio, desenvolveu o interesse pela matemática, principalmente por causa do seu pai, que é professor, conquistando premiações em algumas olimpíadas de matemática. Foi aprovado pela Primeira Chance em 2019 e, graças a isso, pôde estudar no colégio Farias Brito. Escolheu cursar Ciência da Computação e foi aprovado na UECE em 2023. Depois de formado, pretende trabalhar com programação. No seu tempo livre, gosta de assistir séries, ler mangá e jogar com seus amigos.

 

Francisco Hailton Moura de Castro

Sobral, Ceará - 18 anos

Aprovado em Engenharia Civil na Universidade Estadual Vale do Acaraú em 2023, Francisco sempre gostou de matemática, que o levou a receber medalha de ouro na OBMEP. Ingressou no Colégio Farias Brito Sobralense em 2018, através de bolsa da Primeira Chance. Ao concluir a graduação, quer seguir no meio acadêmico buscando iniciar seus trabalhos de mestrado ou atuar na área da construção civil como engenheiro projetista. Nas horas livres, gosta de ler e praticar atividades físicas.

 

Thalia Souza de Vasconcelos

Jijoca de Jericoacoara, Ceará - 18 anos

Foi selecionada pela Primeira Chance em 2020 e recebeu uma bolsa para estudar no Ari de Sá, em Fortaleza. Conquistou diversas medalhas em olimpíadas científicas durante o ensino fundamental e algumas durante o ensino médio, a maioria de matemática. Apesar da afinidade com as ciências exatas, decidiu cursar Psicologia na graduação, e foi aprovada na Universidade Federal do Ceará. Quando se formar, tem interesse em trabalhar com a área clínica. No seu tempo livre, gosta de assistir séries e jogar jogos eletrônicos.

27.04.2023

 

leia também

Programa VOAR: Conheça os bolsistas 2024!

É com alegria que recebemos 16 novos bolsistas no Programa VOAR. São jovens que batalharam muito para serem aprovados em universidades de qualidade e que o Instituto Ling apoiará nos primeiros anos da graduação para que possam continuar seguindo sua trilha de sucesso.  Hoje na sua décima edição, o VOAR já contemplou 74 bolsistas. Em 2024, os selecionados foram:

Ler mais

Uma associação para fortalecer a comunidade brasileira de Harvard

A HBASS, sigla para Harvard Brazilian Association of Students & Scholars, surgiu em 2021 como uma solução para unir os brasileiros das diferentes escolas que formam a universidade norte-americana. Seu atual co-presidente, Vinicius Bueno, conta aqui sobre o trabalho da associação, que teve entre os fundadores dois alunos que, como ele, receberam bolsa do Instituto Ling para seus mestrados.  Ele fala ainda da vivência como aluno de Harvard e dá dicas para quem quer cursar uma das prestigiadas instituições de ensino do mundo.

Ler mais

Uma bolsa para formar lideranças na área de Urbanismo – Entrevista com Anthony Ling

Em 2024, o Instituto Ling passou a oferecer bolsa de estudo em uma nova área, Urbanismo. Chamada de UP (da sigla em inglês Urban Planning), a bolsa para mestrado em Planejamento Urbano foi uma sugestão de um integrante da terceira geração da família Ling, o arquiteto e urbanista Anthony Ling, 37 anos, que também é editor-chefe do Caos Planejado, plataforma de conteúdo dedicada ao tema. Tendo já passado pela experiencia de um MBA na universidade de Stanford, Anthony conversou com o blog sobre estudos no exterior, urbanismo e a importância de capacitar brasileiros em centros de excelência.

Ler mais