Programa VOAR: Conheça os bolsistas 2024!

É com alegria que recebemos 16 novos bolsistas no Programa VOAR. São jovens que batalharam muito para serem aprovados em universidades de qualidade e que o Instituto Ling apoiará nos primeiros anos da graduação para que possam continuar seguindo sua trilha de sucesso.  Hoje na sua décima edição, o VOAR já contemplou 74 bolsistas. Em 2024, os selecionados foram:

Programa VOAR: Conheça os bolsistas 2024!

David Deodato Alvarenga Nascimento

Vitória, ES – 18 anos

Aprovado em Engenharia da Computação no Inteli (Instituto de Tecnologia e Liderança), tem paixão por tecnologia e empreendedorismo. Com espírito empreendedor, começou a vender eletrônicos gerenciando uma loja virtual durante a pandemia. Em 2021, recebeu bolsa pelo Instituto Ponte e foi estudar no Colégio Primeiro Mundo. Visa inovar em tecnologia, focando em inteligência artificial para desenvolver sistemas autônomos e expandir a tecnologia no Brasil. Além disso, gosta de jogos virtuais e de assistir séries de ficção científica.

 

Evilyn Araujo Vitoraci

Cariacica, ES – 18 anos

Foi aprovada em Engenharia Mecatrônica no Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa). Sempre gostou muito de desafios e possui medalhas em olimpíadas na área das ciências naturais e exatas. Desde 2018 faz parte do Instituto Ponte e foi bolsista no UP Centro Educacional. Por certo, Evilyn é aberta às oportunidades de aprendizado e atuação no mercado, com interesse na área de desenvolvimento de próteses robóticas, visando criar algo útil e acessível à sociedade. No tempo livre, um dos seus passatempos favoritos é ler.

 

Giovanna Back Galante

Porto Alegre, RS – 18 anos

A estudante gaúcha foi aprovada para o curso de Ciências Sociais e Jurídicas (Direito) na UFRGS. Sempre se considerou multifacetada e curiosa, demonstrando interesse por muitas disciplinas, obtendo destaques acadêmicos e medalhas em eventos estudantis e olimpíadas de diversas áreas do conhecimento. Foi selecionada em 2021 pela Primeira Chance/Instituto Jama e recebeu bolsa para o Colégio Israelita. Imbuída de fervor intelectual, ambiciona forjar um legado notável na seara jurídica, onde os pilares da equidade e dos direitos humanos resplandeçam.

Isabela Salvador Calegari

Nova Venécia, ES – 19 anos

Conquistou 5 aprovações em vestibulares e hoje cursa medicina na UESC. Entrou no Instituto Ponte e na Primeira Chance em 2019 e recebeu bolsa na Escola Crescer. Sempre foi apaixonada por ciência e saúde e em como isso move o mundo. No futuro, pretende ser uma cirurgiã modelo que impacta positivamente seu local de trabalho e os profissionais ao seu redor. Nas horas livres, gosta de ir à praia e passar tempo com seus amigos.

 

João Pedro Ferreira Carbone

Vitória, ES – 18 anos

Aprovado para o curso de Ciência da Computação no Inteli, desde cedo foi entusiasmado tanto por astronomia quanto por tecnologias digitais. Passou a fazer parte do Instituto Ponte em 2019, quando ganhou bolsa integral no Centro Educacional Primeiro Mundo. Após a graduação, pretende se tornar um profissional atuante na área de Inteligência Artificial aliada à educação. Em seu tempo livre, gosta de ler, ouvir música e jogar videogame.

 

Joice Luizi Alves dos Santos

Cariacica, ES – 19 anos

Cursou o ensino médio integrado na rede pública federal, no Instituto Federal do Espírito Santo, e concluiu sua formação em 2022, tornando-se Técnica em Portos. Com facilidade para leituras e vontade de atuar em uma área correlata a sua formação técnica, buscou cursar Direito e foi aprovada na USP.  É bolsista do Instituto Ponte desde 2021, organização que possibilitou grandes oportunidades em sua vida, desde orientações para a escolha de uma carreira, bolsa de estudos em escola de inglês, até o apoio necessário para o ingresso na universidade. Além de atuar com o Direito dentro da área portuária, deseja se dedicar a ajudar jovens que, assim como ela, buscam mudar suas vidas por meio da educação.

Kauan da Silva Medeiros

Nova Iguaçu, RJ – 18 anos

Aos 13 anos decidiu que trabalharia no ramo de construção civil. Em 2022, entrou para o Instituto Ponte, que lhe ofereceu uma bolsa para estudar no Centro Educacional Praia da Costa. Em 2024, foi aprovado em Engenharia Civil na UFF e está cursando o primeiro semestre. Após terminar a faculdade, quer trabalhar em uma construtora, ajudando a desenvolver o espaço urbano. Kauan gosta de ler, ouvir música, desenhar e assistir animes.

 

Laysa Gilles Guidi

Marechal Floriano, ES – 20 anos

Aluna do primeiro semestre de Engenharia Elétrica na Unicamp, sempre se interessou em olimpíadas de conhecimento científico, participando diversas vezes de premiações nacionais. Foi selecionada entre alunos talentosos da escola pública nos programas Primeira Chance e Instituto Ponte e recebeu bolsa integral no Centro Educacional Leonardo da Vinci. Na universidade pretende descobrir seus interesses no mercado de trabalho, procurando meios de conciliar sucesso profissional e desenvolvimento social. No tempo livre, gosta de conversar com a família e os amigos, ver filmes e ler.

 

Lorrany de Oliveira Freire

Madalena, CE – 18 anos

Aprovada em Engenharia química na UFC, tem afinidade com ciências exatas e biológicas, tendo sido premiada em diversas olimpíadas científicas durante o ensino médio, como OBA e ONC. Além disso, gosta muito de cultura e arte. Foi selecionada em 2020 pelo Primeira Chance e foi contemplada com a bolsa para o Colégio Farias Brito. No futuro pretende trabalhar com pesquisa e desenvolvimento, buscando sempre incentivar a ciência no Brasil.

Maicon Pedrosa Lima

Tauá, CE – 19 anos

Aprovado em medicina na UFERSA, Maicon está caminhando rumo ao seu sonho. Sempre se identificou com a área de ciências da natureza, e não é à toa que participou de diversas olimpíadas científicas e foi premiado em muitas delas. Foi assim que conseguiu ser aprovado como bolsista da Primeira Chance em 2019. Apesar dos desafios, pretende aproveitar ao máximo a graduação para depois de formado poder ajudar muitas pessoas.

 

Maria Eduarda Alves Rocha

Ibatiba, ES – 18 anos

Foi aprovada para o curso de Engenharia Mecatrônica no Insper. Sempre envolvida em diversas áreas, recebeu medalha de prata em olimpíada de matemática e de cristal em história. Em 2021 foi aprovada no Instituto Ponte ao mesmo tempo em que ingressou no IFES Campus Ibatiba, ganhando medalha de melhor estudante em 2023. Após a faculdade, pretende seguir na área de automação, robótica e IA. Nas horas livres, gosta de ouvir música e ler.

 

Tainá Nascimento Barreto

Vitória, ES – 18 anos

Em 2024, ingressou no curso de Engenharia Mecatrônica no Insper, em São Paulo. Desde o colégio foi interessada na área científica, ganhando medalhas em olimpíadas do conhecimento e realizando pesquisas científicas. Em 2018, foi selecionada para ser aluna do Instituto Ponte e ganhou uma bolsa integral na Escola São Domingos. Pretende, futuramente, associar saúde e tecnologia, viabilizando a melhora na qualidade de vida e bem-estar da sociedade.

Thiago Celestino de Albuquerque

Jijoca de Jericoacoara, CE – 18 anos

Sempre gostou muito de matemática, lógica e programação, chegando a receber medalha de prata em olimpíadas de matemática. Foi selecionado em 2021 pela Primeira Chance e recebeu bolsa para o Colégio Farias Brito Sobralense. Hoje cursa Ciência da Computação na UFC. Após a faculdade, pretende trabalhar em empresas de tecnologia, criando processos que aliem viabilidade econômica e crescimento educacional. Nas horas livres, gosta de ouvir música e jogar videogame.

 

Thiago Martins Volcati de Almeida

Vitória, ES – 19 anos

Aprovado em Engenharia da Computação no Inteli, estava sempre buscando experiências extracurriculares. Em 2018 foi selecionado pelo Instituto Ponte e recebeu bolsa na escola Primeiro Mundo. Em seguida foi aprovado pelo IFES Campus Vitória para fazer ensino médio junto ao ensino técnico em edificações. Após a faculdade, pretende empreender na área tecnológica, por meio da otimização e automação de processos. Quando tem tempo livre, uma de suas atividades favoritas é pescar.

Tiago Ribeiro

Colatina, ES – 18 anos

Tiago saiu do interior para São Carlos, SP em busca de um sonho. Aluno esforçado, gostava de música, super-heróis, aviões e matemática. Alcançou ouro na Obmep em 2018 e entrou na Primeira Chance no ano seguinte. Com isso, saiu de uma escola pública e foi estudar no Colégio Darwin até concluir o ensino médio. Após muita dedicação, foi aprovado em Engenharia Aeronáutica na USP e durante a graduação pretende participar de atividades que envolvam a criação de máquinas e projetos de extensão voltados à comunidade, a fim de condizer com o propósito de aprender a desenvolver projetos e contribuir com as pessoas ao seu redor.

 

Ulisses Sampaio

Fortaleza, CE – 18 anos

Recebeu a oportunidade de estudar no Colégio Ari de Sá Cavalcante através da Primeira Chance no ano de 2021. Sempre gostou de matemática e de ciências, principalmente de física, além de ter interesse em inovação tecnológica. Por esse motivo, escolheu o curso de Engenharia Mecânica da UFC. Após a graduação, pretende fazer a diferença na sociedade usando das suas competências pessoais e profissionais. Seus passatempos favoritos são de ler, praticar atividades físicas, conhecer lugares novos e jogar xadrez.

O Programa VOAR é uma parceria do Instituto Ling com a Primeira Chance, Instituto Ponte e Instituto Queiroz Jereissati, entidades sem fins lucrativos que investem em alunos em situação de vulnerabilidade social e excepcional desempenho no Ensino Fundamental ou Médio. Através do VOAR, esses jovens recebem ajuda de custo para prosseguirem os estudos no Ensino Superior. O Programa surgiu em 2014, através da parceria com a Primeira Chance, proposta por Cassius Leal, bolsista de MBA em 1998.

2.4.2024

leia também

Uma associação para fortalecer a comunidade brasileira de Harvard

A HBASS, sigla para Harvard Brazilian Association of Students & Scholars, surgiu em 2021 como uma solução para unir os brasileiros das diferentes escolas que formam a universidade norte-americana. Seu atual co-presidente, Vinicius Bueno, conta aqui sobre o trabalho da associação, que teve entre os fundadores dois alunos que, como ele, receberam bolsa do Instituto Ling para seus mestrados.  Ele fala ainda da vivência como aluno de Harvard e dá dicas para quem quer cursar uma das prestigiadas instituições de ensino do mundo.

Ler mais

Uma bolsa para formar lideranças na área de Urbanismo – Entrevista com Anthony Ling

Em 2024, o Instituto Ling passou a oferecer bolsa de estudo em uma nova área, Urbanismo. Chamada de UP (da sigla em inglês Urban Planning), a bolsa para mestrado em Planejamento Urbano foi uma sugestão de um integrante da terceira geração da família Ling, o arquiteto e urbanista Anthony Ling, 37 anos, que também é editor-chefe do Caos Planejado, plataforma de conteúdo dedicada ao tema. Tendo já passado pela experiencia de um MBA na universidade de Stanford, Anthony conversou com o blog sobre estudos no exterior, urbanismo e a importância de capacitar brasileiros em centros de excelência.

Ler mais

2023 em números

Chegamos ao final de mais um ciclo, felizes por termos tido a oportunidade de apoiar cada vez mais jovens em seus cursos, desde os programas dirigidos ao ensino básico e graduação, até os de pós-graduação no exterior. Com muita alegria e orgulho compartilhamos com vocês uma parte do nosso trabalho em 2023 aqui:

Ler mais