• início
  • blog
  • Bolsas de Estudo
  • Universidades parceiras | IE University: comunidade centrada no aluno em um ambiente de aprendizado rico, diversificado e global.

Universidades parceiras | IE University: comunidade centrada no aluno em um ambiente de aprendizado rico, diversificado e global.

Referência em inovação e aprendizado impactante em todo o mundo, a IE University é parceira do Instituto Ling desde 2006. Com campi em Madri e Segóvia, a universidade tem a transformação profundamente enraizada em seu DNA e trabalha para capacitar os alunos a prosperarem no mundo de hoje, enquanto se preparam para deixar sua marca no futuro.

Universidades parceiras | IE University: comunidade centrada no aluno em um ambiente de aprendizado rico, diversificado e global.

A IE University foi fundada em 1973 em Madri, Espanha, por um grupo de empresários que tinha um objetivo em mente: reinventar o ensino superior. Eles queriam oferecer um ecossistema de aprendizado baseado em tecnologia e que treinasse futuros líderes para impulsionar a mudança por meio da inovação, com uma visão global, mentalidade empreendedora e um foco exclusivo nas humanidades. Desde sua fundação, os programas da IE incentivam os alunos a desenvolverem mentalidades disruptivas, preparando-os para aproveitar oportunidades futuras e prosperar em nível pessoal e profissional.

Hoje, a IE University está classificada entre as melhores universidade europeias nos principais rankings. Está classificada como a universidade nº1 na Espanha e como nº 2 na Europa pela Youth Incorporated, Ranking Global 2021. Além disso, foi nomeada nº 5 mundialmente no quesito melhor bacharel em administração de negócios.

O foco original na área de negócios aproximou Instituto Ling e IE. O primeiro acordo de parceria entre as duas instituições foi estabelecido em 2005, quando a universidade ainda se chamava Fundación Instituto de Empresa. O acordo beneficia alunos aprovados para o MBA da universidade espanhola: uma vez selecionados como bolsistas do Instituto Ling, a IE Foundation atribui uma bolsa complementar. Atual CEO da NFX Combustíveis Marítimos, o engenheiro Rafael Moulin Pinheiro foi o primeiro beneficiado da parceria, iniciando seu MBA em 2006. ira,  MBA na IE em 2006. Alguns anos mais, o mestrado em Direito (LLM) foi incluído no acordo, nos mesmos termos do MBA.

A partir de 2012, ampliou-se o escopo da cooperação, contemplando-se também bolsas para profissionais da imprensa brasileira aprovados no Programa Jornalista de Visão. Esses jornalistas podem escolher algum dos mestrados full time oferecidos pela IE School of Human Sciences and Technology, entre eles cursos que tratam de mídias visuais e digitais, marketing corporativo, pesquisa de mercado, comportamento do consumidor e marketing digital.  Até 2022, 12 bolsistas do Instituto Ling foram contemplados com bolsas para mestrado na IE.

Neste semestre, dois jornalistas iniciaram seu mestrado, ambos no Mestrado Master in Visual & Digital Media. Mariana Bomfim, que era editora de economia do UOL quando foi selecionada como Jornalista de Visão em 2021. Seu colega é André Shalders (JV 2020), repórter do Estão. Os dois comentam sobre a experiência e os primeiros momentos da vida na Espanha:

“Na próxima quarta, completo um mês em Madrid. Foram semanas intensas de adaptação à vida acadêmica e à vida madrilenha. E também riquíssimas. Primeiro, por causa da convivência com pessoas tão diversas. Somos 50 alunos na sala, e apenas quatro são espanhóis. Ucrânia, Líbano, Índia, Filipinas, Equador, Armênia, Bélgica, Colômbia e Egito são alguns dos países de origem dos meus colegas. É interessante ver como essa diversidade se manifesta na prática, tanto nas discussões em sala de aula quanto nos papos que temos com uma cerveja ou uma taça de vinho na mão.

A IE nos deu boas-vindas já com uma disciplina intensiva sobre produção de vídeo, em grupo. Assim, duas semanas depois do início oficial das aulas, todos já participamos de cada fase da produção (pré-produção, gravação e edição) e temos um vídeo final prontinho para integrar nosso portfólio. Até o final do curso, teremos muitos outros.

Também me chamou a atenção a importância que a IE dá à colocação dos seus egressos no mercado de trabalho. Desde o primeiro período, há sessões obrigatórias nas quais os alunos precisam planejar seu futuro depois da formatura e se preparar para concorrer às vagas que desejam. Cada aluno tem uma série de encontros com sua “career advisor”, então é um processo bastante personalizado.” - Mariana Bomfim

       Foto: Mariana nos Jardins de Sabatini, e atrás está o Palácio Real.                    Foto: André visitando o Parque do Retiro, em Madri

“As últimas semanas têm sido intensas para mim pessoalmente, uma vez que o curso de Mestrado em Comunicação Visual e Digital envolve uma carga bastante pesada de conhecimento em softwares com os quais eu não estava familiarizado, como o Adobe Premiere, de edição de vídeo; e o InDesign, de criação de vetores. Estamos, pouco a pouco, ganhando velocidade para acompanhar uma turma que, embora seja bastante jovem, em sua maioria já tem familiaridade com estas linguagens.

De resto, os dias têm sido marcados por descobertas gastronômicas (eu não sabia que grão de bico e bacalhau poderiam funcionar tão bem juntos), e passeios por Madri. Destaque para o parque do Retiro e o bairro histórico de Lavapiés, com seus restaurantes e cafés. Ainda não tive tempo de fazer o circuito de museus de Madri.” - André Shalders

01.11.2022

 

leia também

Programa VOAR: Conheça os bolsistas 2024!

É com alegria que recebemos 16 novos bolsistas no Programa VOAR. São jovens que batalharam muito para serem aprovados em universidades de qualidade e que o Instituto Ling apoiará nos primeiros anos da graduação para que possam continuar seguindo sua trilha de sucesso.  Hoje na sua décima edição, o VOAR já contemplou 74 bolsistas. Em 2024, os selecionados foram:

Ler mais

Uma associação para fortalecer a comunidade brasileira de Harvard

A HBASS, sigla para Harvard Brazilian Association of Students & Scholars, surgiu em 2021 como uma solução para unir os brasileiros das diferentes escolas que formam a universidade norte-americana. Seu atual co-presidente, Vinicius Bueno, conta aqui sobre o trabalho da associação, que teve entre os fundadores dois alunos que, como ele, receberam bolsa do Instituto Ling para seus mestrados.  Ele fala ainda da vivência como aluno de Harvard e dá dicas para quem quer cursar uma das prestigiadas instituições de ensino do mundo.

Ler mais

Uma bolsa para formar lideranças na área de Urbanismo – Entrevista com Anthony Ling

Em 2024, o Instituto Ling passou a oferecer bolsa de estudo em uma nova área, Urbanismo. Chamada de UP (da sigla em inglês Urban Planning), a bolsa para mestrado em Planejamento Urbano foi uma sugestão de um integrante da terceira geração da família Ling, o arquiteto e urbanista Anthony Ling, 37 anos, que também é editor-chefe do Caos Planejado, plataforma de conteúdo dedicada ao tema. Tendo já passado pela experiencia de um MBA na universidade de Stanford, Anthony conversou com o blog sobre estudos no exterior, urbanismo e a importância de capacitar brasileiros em centros de excelência.

Ler mais