EUREKKA, PIONEIRA NO USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PSICOLOGIA

Foi como bolsista do GCLP em Georgetown, em 2016, que Júlio Frota Lisbôa Pereira de Souza sentiu que era o momento de tirar do papel os planos que ele vinha nutrindo de criar uma empresa que oferecesse atendimento de psicoterapia de forma remota. Fundada em 2017, a Eurekka é hoje um case de sucesso.

EUREKKA, PIONEIRA NO USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PSICOLOGIA

De advogado a psicólogo

Em 2010, recém-formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Júlio sentiu que deveria aprofundar seus estudos para além da área jurídica. Seu trabalho de conclusão o havia conduzido por pesquisas no campo da filosofia que despertaram o interesse por analisar concretamente o impacto das políticas públicas na promoção do bem-estar. Assim, logo após a graduação, ingressou no curso de Economia. Antes do final do primeiro ano, no entanto, percebeu que seu tema de interesse, a pesquisa de ponta em economia comportamental, não acontecia no curso que escolheu, mas sim no Departamento de Psicologia. Foi assim que tomou a decisão que considera uma das mais importantes de sua vida: solicitou transferência e foi estudar psicologia.

Ainda estudante do 1º ano de graduação, no final de 2013, candidatou-se ao mestrado em Psicologia da UFRGS para aprofundar seus conhecimentos na área e foi admitido em segundo lugar, competindo com uma centena de profissionais já graduados. Mas foi na graduação que conheceu os colegas Henrique Santos de Souza e Luiz Eduardo Barcellos Rodrigues, de quem mais tarde se tornaria sócio. Os três criaram Organiza!, a primeira empresa júnior de psicologia do Brasil, experiência que Júlio considera o “embrião” da Eurekka, pois já oferecia serviços de coaching e acompanhamento de estudos para universitários.

Georgetown e o impulso para empreender

Ainda frequentando simultaneamente a graduação e a pós-graduação, Júlio soube da bolsa de estudo oferecida pelo Instituto Ling para o Global Competitiveness Leadership Program da Universidade de Georgetown e decidiu se candidatar.

Em sua carta de apresentação ao processo seletivo, ele manifestava a expectativa de que o programa contribuísse para o desenvolvimento de habilidades e aquisição de conhecimentos que promovessem e inspirassem mudanças significativas não apenas em si próprio, mas especialmente em sua comunidade e nas pessoas ao seu redor.

Mais uma vez Júlio foi bem sucedido em uma seleção. E foi assim que, junto com outros dois bolsistas selecionados naquele ano, passou de janeiro a abril de 2016 na Universidade de Georgetown, em Washington, DC. Lá, além dos conteúdos ministrados no curso, teve a oportunidade de participar em diversas atividades e conviver com a riqueza cultural propiciada pelo convívio com colegas de quase todos os países latino-americanos.

Júlio conta que a experiência em Georgetown lhe deu o impulso que faltava para tirar a Eurekka do papel e torná-la realidade. Segundo ele, foi lá, ao apresentar seu trabalho de conclusão, que percebeu que seu projeto estava em patamar similar ao de colegas que já haviam tornado seus planos realidade. Chegara a hora de compartilhar o conhecimento e a qualificação adquirida ao longo dos anos.

A Eurekka

Assim que retornou dos Estados Unidos, em 2016, Júlio dedicou-se a colocar seu projeto em prática. E foi assim que, em 2017, surgia oficialmente a Eurekka, pioneira na adoção de Inteligência Artificial (IA) na área de psicologia no Brasil. Aquela startup fundada por Júlio, Henrique e Luiz Eduardo com investimento inicial próprio de R$ 10 mil, é hoje um hub de startups e scale-ups, considerada uma das principais do país em atendimento psicoterápico, que opera tanto no segmento B2C quanto no B2B através de uma rede de 50 franquias distribuídas em todas as regiões do Brasil, além de quatro no exterior, e contando com um time de 35 colaboradores.

Júlio conta que o projeto, que inicialmente dedicava-se à produção de conteúdo gratuito e de qualidade sobre saúde emocional, além de cursos e intervenções digitais, logo atraiu o interesse do público no atendimento psicológico, hoje o principal serviço oferecido pela Eurekka, que já atendeu mais de 20 mil pacientes desde sua fundação.  Em 2020, quando o atendimento médico online foi liberado pelo Conselho Federal de Medicina, criou-se a Eurekka Med, com foco em psiquiatria, nutrição, e demais áreas médicas. Atualmente, seis mil pacientes estão em atendimento psicoterápico e outros cinco mil em atendimento psiquiátrico em todo o mundo. A internacionalização veio a reboque do crescimento orgânico da empresa, que oferece serviços em português, inglês, espanhol, francês e alemão.

O modelo de franquias foi a solução encontrada pelos três sócios para escalarem a empresa, sem perderem a qualidade dos serviços prestados. Os franqueados – responsáveis pelo atendimento dos pacientes - são previamente selecionados e recebem extensivo treinamento da Eurekka. Após um período de experiência de cerca de quatro meses, passam a ser efetivamente uma franquia da rede, recebendo acompanhamento e supervisão, enquanto têm acesso a toda a estrutura da franqueadora, desde secretariado à contabilidade. Júlio conta que o modelo possibilitou oferecer um maior número de modalidades de terapias, além de ampliar a oferta de ferramentas online gratuitas, bem como cursos e intervenções nesse formato.

Com forte atuação no virtual, os canais digitais já somam mais de dois milhões de seguidores e cerca de seis milhões de pessoas são alcançadas pelo conteúdo disponibilizado em suas contas de Facebook, Instagram e Tik Tok, fazendo com que seja hoje a marca mais conhecida do país em psicologia. No portal eurekka.me são oferecidos os serviços de psicoterapia e consulta médica on-line, blog com textos, vídeos, áudios, guias entre outros conteúdos gratuitos sobre saúde emocional produzidos por psicólogos. A Eurekka oferece ainda serviços para empresas, como workshops in-company e online e programas de benefícios na área de saúde mental e atendimento psicoterápico. Na lista dos clientes já atendidos estão a varejista gaúcha Lebes e a empresa de tecnologia Dell.

E os planos de Júlio e seus sócios não param por aí. Para os próximos anos, eles almejam expandir o atendimento na área médica, especialmente no setor de psiquiatria, inclusive para outros países. Também pretendem ampliar a gama de serviços de alta complexidade na área de psicologia, aumentar a oferta de ferramentas digitais e serviços digitais por assinatura, além de traduzir o conteúdo oferecido pela Eurekka para novos idiomas. Somente para 2023, a expectativa é aumentar em cinco vezes o número de atendimentos médicos e dobrar o número de franquias de atendimento psicoterápico.

 

Se o objetivo de Júlio ao se inscrever para o GCLP era causar impacto positivo, conforme escreveu na carta de apresentação ao Instituto Ling, em pouco menos de oito anos ele já chegou lá. Unindo psicologia, gestão e empreendedorismo, o co-fundador da Eurekka ajuda diariamente milhares de pessoas para que tenham uma vida mais saudável e feliz.

06.01.2023

leia também

Guilherme Valadares: masculinidade saudável para um mundo melhor

O que existe em comum entre um jornalista com o sonho de ser diretor de redação da revista masculina Playboy e o que tem a missão inspirar mudanças positivas e promover a desconstrução de uma sociedade machista e patriarcal? Bom, eles são a mesma pessoa, com um detalhe: 17 anos separam um do outro. Cofundador da plataforma Papo de Homem, Guilherme Valadares é um dos profissionais à frente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento e Florescimento Humano, uma iniciativa dedicada à transformação e impacto social em diversos territórios.

Ler mais

Repórter, autor de livros, gestor no Ministério do Planejamento: conheça João Villaverde

Um curioso por natureza, é assim que João Villaverde se define. Foi a inquietação intelectual que o fez, aos 17 anos, optar pelo vestibular de jornalismo. Desde então, teve passagem pelas principais redações de economia do país, até ser repórter do prestigiado Estadão. Ao concorrer à bolsa Jornalista de Visão, descobriu qualidades em si que o encorajaram a ir além. Autor de livros, professor e agora Secretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento, João usa as ferramentas de jornalista nos desafios diários como gestor público.

Ler mais

Bárbara Calixto: marketing com convicção para impulsionar novos negócios

Conquistar a independência financeira antes dos 40 anos é um privilégio para poucos – e a brasiliense Bárbara Calixto chegou lá. Quinze anos após ter iniciado o MBA na Universidade de Michigan, construiu uma carreira na área do marketing em empresas como Target, Microsoft e Cabify. Após coliderar o IPO de uma startup espanhola na Bolsa de NY, decidiu que era hora de propiciar um tempo para si, em um mestrado dedicado à indústria do vinho. Hoje, divide o tempo entre consultoria a startups e a gestão de investimentos, e só trabalha em negócios com os quais se identifica.

Ler mais