Conheça os bolsistas do Instituto Ling 2023!

É com muita alegria que apresentamos os aprovados pelo Instituto Ling em 2023 para bolsas de mestrado e pós-graduação no exterior!  

Conheça os bolsistas do Instituto Ling 2023!

Programa START MBA/MPA – 29ª edição

Destinado a candidatos aprovados para mestrado em Administração de Empresas (MBA) ou Pública (MPA), distribuiu 219 bolsas desde 1995. Chicago, Harvard, UPenn, Stanford, London Business, Columbia, Northwestern e MIT são as universidades que receberam o maior número de bolsistas.  Em 2023, são 10 bolsas de estudo: oito para MBA e duas para MPA.

Ana Vitória França

26 anos, nascida no Rio de Janeiro, RJ

“Me formei em Engenharia de Produção pela UFRJ, e vou cursar MBA em Harvard. Comecei minha carreira na McKinsey & Company, onde atuei por três anos; ao longo do último ano, trabalhei como Chief of Staff na EdTech Descomplica, auxiliando a empresa na sua missão de promover educação de qualidade a preços acessíveis. Desde 2018, atuo voluntariamente como COO no Instituto Reditus, endowment universitário que co-fundei para ajudar a UFRJ. Após o MBA, quero trabalhar na área de educação, com foco em empregabilidade e geração de renda.”

 

Brenda Amanda Silva

28 anos, nascida em São Paulo, SP

“Sou apaixonada por inovação - por isso trabalho com venture capital, investindo em startups ao redor do mundo, sediada em Berlim. Anteriormente, trabalhei na Apple, Disney e McKinsey, na construção de novos negócios. Cresci nos subúrbios de São Paulo, e morei em cinco países diferentes. Sou formada em Administração pela Universidade de São Paulo e KEDGE Business School, França. Cursarei MBA no MIT.”

 

Bruno Koba

27 anos, nascido em São Paulo, SP

“Sou engenheiro de produção formado pela Poli-USP. Fui presidente da empresa júnior da faculdade, e iniciei minha carreira no Nubank, focando em Analytics e Data Science. Em seguida, trabalhei com Venture Capital na monashees por dois anos no time de investimentos. Apaixonado por tecnologia, também fundei um projeto social de ensino gratuito de programação a jovens carentes, a First Code. Irei cursar MBA em Stanford, e após o curso pretendo fundar uma startup na área de Inteligência Artificial.”

Fábio Ostermann

38 anos, nascido em Porto Alegre, RS

“Sou formado em Direito pela UFRGS, mestre em Ciências Sociais pela PUCRS e pós-graduado em Liderança pela Georgetown University, quando fui escolhido pelo Instituto Ling como um dos representantes brasileiros na turma de 2009. Tenho um longo envolvimento com iniciativas de ativismo social e político. Fui deputado estadual no RS (2019-2023). Sou professor universitário e atualmente sou Mason Fellow na Harvard University, onde curso o Mestrado em Administração Pública na Kennedy School of Government.”

 

Gustavo Majzoub

27 anos, nascido em São Paulo, SP

“Sou formado em Engenharia de Produção pela Poli-USP, com bolsa da Fundação Estudar. Trabalhei por seis anos na Advent International, uma gestora de private equity, onde realizei investimentos nos setores de varejo, consumo, serviços financeiros, serviços B2B e indústria. Vou cursar meu MBA na Harvard Business School, e quero alavancar essa experiência para transformar empresas brasileiras como investidor de private equity.”

 

Martin Lima

30 anos, nascido em São Paulo, SP

“Sou formado em engenharia civil pela Poli-USP. Me juntei ao time da Indicator Capital no começo do primeiro fundo e estruturei o segundo fundo, o maior de VC Deep Tech na América Latina. Sou apaixonado pelo impacto da tecnologia na sociedade e fui voluntário no Amigos da Poli, onde estruturei um programa para conectar alunos com startups. Também fundei o Emerging VC Fellows, maior comunidade de VCs da América Latina. Depois do meu MBA em Berkeley, trarei as melhores práticas globais de Venture Capital para o Brasil.”

Pablo Paixão

32 anos, nascido em Brasília, DF

“Me graduei em Engenharia Civil pela Politécnica da USP. Trabalhei por três anos como consultor na McKinsey absorvendo melhores práticas para empreender no setor educacional. Na Sanar, construí uma das maiores escolas de pós-graduação média na América Latina. Novamente na McKinsey, hoje impulsiono a prática de educação localmente. Após cursar MBA em Chicago Booth, pretendo aliar tecnologia às melhores práticas educacionais para capilarizar a educação construtivista no Brasil.”

 

Ramon Santos Goncalves da Silva

27 anos, nascido em Belém, PA

“Sou um empreendedor serial. De origem humilde, aos 16 anos, fundei uma edtech que ajudava estudantes de baixa renda a cursarem, com bolsa integral, as melhores escolas do Brasil. Estudei Ciências da Computação na USC e, aos 22, fundei a Avocado, startup de entrega de supermercado que chegou a 300 lojas em sete países, que vendi para a Rappi e hoje é chamada de Turbo. Como CEO, além de liderar o Turbo, liderei o RappiMall, fui consultor no BCG e C-level na CloudWalk. Após o MBA em Stanford, pretendo empreender em AI e Payments no Brasil.”

Renan Bianco

31 anos, nascido em Umuarama, PR

“Formado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, construí minha carreira com um foco claro: comunicação para as massas. Trabalhei como Estrategista em agências de publicidade e fui roteirista na Globo, onde criei programas que alcançavam milhões de brasileiros. Hoje, tenho uma empresa de consultoria que mescla estratégia e criatividade para clientes como Anitta, HBO Max e Roberto Carlos. Após o MBA na NYU, planejo expandir a exportação de talentos e produtos criativos do Brasil para o palco global.”

 

Ronaldo Rodrigues Alves Braga

27 anos, nascido em Jundiaí, SP

“Tenho a missão de transformar o Brasil em referência de Educação Básica para o mundo. Sou formado em Ciências Sociais na USP com mobilidade internacional na SciencesPo em Paris. Tenho trabalhado com implementação de políticas públicas em educação há mais de cinco anos no terceiro setor, passando pela Fundação Lemann e Instituto Gesto. Vou para o MPA in Development Practice em Columbia Nova York.”  

 

Programa LLM Instituto Ling/ Gouvêa Vieira – 20ª edição

Voltado a alunos aprovados no mestrado em Direito, já contemplou 80 jovens advogados – quatro destes em 2023.  Harvard é a universidade que mais recebeu bolsistas do Instituto Ling, seguida por Stanford, NYU e Columbia. 

Ana Carolina Bariviera Barros

26 anos, nascida em Curitiba, PR

“Sou formada em Direito pela PUC-PR. Advogo na área de propriedade industrial, assessorando clientes estrangeiros e nacionais em disputas envolvendo patentes de telecomunicações, de dispositivos médicos e farmacêuticas. Possuo expertise em contencioso estratégico e disputas de alta complexidade. Em 2023, co-coordenei a obra coletiva Análise Econômica do Direito: Propostas para aperfeiçoar o Sistema de Justiça. Cursarei o LL.M na Universidade de Columbia.”

 

Guilherme Magalhães 

24 anos, nascido no Rio de Janeiro, RJ 

“Acredito no direito como ferramenta de transformação social. Minha experiência em casos relevantes de violações de direitos humanos em nível internacional me impulsionou a buscar o Master in Law and Finance de Oxford. O programa me equipará com as ferramentas necessárias para acelerar a captação de recursos junto a agentes financeiros, permitindo o patrocínio de causas em favor daqueles que sofrem violações de direitos no Brasil e no mundo.”

Larissa Medeiros Rocha

31 anos, nascida em Belém, PA

“Sou graduada em Direito pela UFPA, Especialista e Mestre em Direito do Trabalho pela USP, com pesquisa voltada para a promoção dos direitos dos trabalhadores LGBTI+. Atuo como advogada trabalhista, com foco no consultivo e no contencioso estratégico. Possuo expertise no desenvolvimento de planos de incentivo, iniciativas de diversidade e inclusão e promoção de práticas ESG. Cursarei LL.M na New York University, com o objetivo de importar experiências bem-sucedidas em matéria de direitos humanos.“

 

Maria Eduarda Pessoa de Assis

28 anos, nascida no Rio de Janeiro, RJ

“Fui aprovada com a bolsa Vanderbilt na NYU. Como assessora jurídica do Instituto Igarapé, contribuo com a formulação e implementação de políticas públicas relacionadas à segurança pública, digital e climática, e suas consequências para a democracia, além de atuar em ações de advocacy para avançar agendas fundamentais para o desenvolvimento do país. Graduada em Direito pela UERJ, especializada em Advocacia Criminal pelo CEPED-UERJ e mestranda em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela UFRJ.”

 

Programa Jornalista de Visão – 14ª edição

Concede bolsas de estudos para mestrado e pós-graduação em universidades americanas e europeias para jornalistas, indicados ao processo de seleção por consagrados profissionais e veículos da imprensa brasileira. O programa concedeu, desde 2011, 100 bolsas de estudos, sendo seis em 2023.

Bárbara Cyrillo Blum

27 anos, nascida em São Paulo, SP

Bolsa: mestrado de livre escolha

“Sou jornalista formada em Relações Internacionais pela PUC-SP, onde faço mestrado, e atuo como editora-assistente da Ilustrada, editoria de cultura da Folha de S.Paulo. Antes, fui trainee na Folha e passei pela editoria de Especiais e pela equipe responsável pelo jornal impresso, onde estive durante as eleições de 2023 e durante a Copa do Mundo. Me interesso pela interseção de cultura e política na era digital e os impactos desse fenômeno na sociedade.”

 

Bernardo Peixoto Mello

28 anos, nascido no Rio de Janeiro, RJ

Bolsa: Pós-graduação BRICLab em Columbia

“Formado em jornalismo pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), trabalho desde 2015 no jornal O Globo, com foco em política e esportes. Sou leitor ávido desde a infância. Logo entendi que desejava me tornar jornalista ao perceber, não importava o quanto tivesse visto, que sempre haveria algo novo para descobrir e contar. Já cobri de perto quatro eleições no Brasil e uma na Rússia, uma Olimpíada (2016) e uma Copa do Mundo (2018). Recebi o Prêmio Relatoría para la Libertad de Expresión (RELE) em 2019.”

 

João Guilherme Pimentel Lobasz

30 anos, nascido em Cascavel, PR

Bolsa: mestrado de livre escolha

“Desde a infância me interesso por notícia. O interesse cresceu ao longo dos anos, mais ou menos como minha curiosidade. Me formei em 2018 pela Universidade Federal do Tocantins, mas antes mesmo já atuava em redação. Comecei em um estágio no G1, onde depois fui repórter. Tive uma passagem pela produção da TV Anhanguera. Hoje coordeno o núcleo que produz conteúdo regional para telejornais da TV Globo.”

Luigi Isidoro Lopes Mazza

27 anos, nascido no Rio de Janeiro, RJ

Bolsa: Pós-graduação BRICLab em Columbia

“Sou jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Há cinco anos, trabalho na revista piauí, onde cubro política e educação. Entre 2019 e 2021, dirigi o Foro de Teresina, podcast semanal de política da piauí, e hoje sou repórter de poder em Brasília. Participei da elaboração de projetos audiovisuais e de jornalismo de dados. Antes disso, trabalhei nas rádios CBN e BandNews. Gosto de escrever sobre a máquina pública e perfilar figuras da política brasileira.”

 

Manuela Regina Tecchio

28 anos, natural de São Lourenço do Oeste, SC

Bolsa: Mestrado na IE, Madri

“Repórter com experiência em texto, passei pelas principais redações de jornal impresso do país, entre elas Estadão, Folha e Valor Econômico, onde escrevo atualmente, sobre negócios e finanças, para o Pipeline. Egressa do departamento de comunicação da UFSC, acredito no jornalismo como ferramenta de manutenção da democracia e almejo contribuir, no futuro, por meio de pesquisa e ensino, com o ecossistema acadêmico brasileiro. Resiliente, torço para o Grêmio de Porto Alegre.”

 

Mayara Paixão de Carvalho Barbosa

25 anos, nascida em Guarulhos, SP

Bolsa: mestrado de livre escolha

“Formada em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, trabalho em redações desde 2017. Em 2020, ingressei na Folha de S.Paulo, onde sou repórter da editoria de Mundo, de olho em temas que versam sobre América Latina e Caribe, África, migrações, refúgio e demografia global. Os direitos humanos e o direito à comunicação permeiam as produções —em 2021, escrevi o livro-reportagem “Radiodifusão Pública à Brasileira.”