Programa VOAR: Conheça os bolsistas 2025!
Com grande entusiasmo, damos as boas-vindas a 17 novos bolsistas no Programa VOAR. São estudantes que se empenharam para conquistar uma vaga em universidades renomadas, e que agora contarão com o apoio do Instituto Ling nos primeiros anos da graduação, para que possam seguir avançando em sua jornada acadêmica e profissional. Na sua 11ª edição, o programa já apoiou 91 bolsistas. Em 2025, os selecionados foram:

Amara Thabita de Souza Menezes
Fortaleza, CE - 18 anos
Fui aprovada com bolsa integral para o curso de Direito no Centro Universitário Farias Brito e Ciências Econômicas na UFC. Sempre gostei de saber sobre o espaço, matemática e ler, chegando a receber medalhas na Olimpíada OBA e MOBFOG, por exemplo. Fui selecionada em 2022 pela Primeira Chance e recebi bolsa para o Colégio Farias Brito. Após a faculdade, pretendo trabalhar na área do direito empresarial, pois está diretamente relacionado com os conhecimentos que sempre gostei. Nas horas livres, gosto de ouvir música e jogar basquete."
Arianny Gomes de Aquino Mendes
Fortaleza, CE - 24 anos
Passei para o curso de Medicina na UECE e UNIVASF. Inicialmente, cursei Direito na UFC, mas sempre gostei de biologia, e o que envolvia o cuidado com o outro. Fui selecionada em 2015 pelo Projeto Caminhos desnvolvido pelo Instituto Queiroz Jereissati e recebi bolsa integral para o Colégio 7 de Setembro, onde participei das turmas especiais que exigiam alto rendimento. Durante o ensino médio e os anos da faculdade de Direito me engajei em projetos sociais. Após a faculdade, pretendo trabalhar com a assistência primária da saúde, empenhando-se, sobretudo, na medicina preventiva, que além do evidente benefício para os pacientes, pode reduzir significativamente os custos de tratamentos. Nas horas livres, gosto de ouvir música, ler livros de romance e visitar os aparelhos culturais gratuitos da cidade.
Caio César Sousa Martins
Governador Lindenberg, ES – 18 anos
Fui aprovado para cursar Medicina na Unicamp. Sempre fui muito dedicado nos estudos, vendo a educação como um meio de transformação social. Em 2020, fui selecionado para participar do Instituto Ponte, e, posteriormente, ganhei bolsa no Centro Educacional Leonardo da Vinci. Após a faculdade, pretendo realizar residência em cirurgia plástica e me tornar um excelente médico, trabalhar em grandes hospitais de São Paulo e ser professor universitário, contribuindo para o avanço humano-técnico da área. Me considero uma pessoa extrovertida, determinada e sempre em busca de autodesenvolvimento.
Camilly Trarbach Klippel
Marechal Floriano, ES – 19 anos
Fui uma aluna exemplar no período escolar, principalmente em matemática. Escolhi o curso de Engenharia Civil e consegui minha aprovação na UFES. Fui selecionada no Instituto Ponte em 2021, tendo apoio na vida acadêmica e pessoal. Após a faculdade, pretendo trabalhar na área projetista, porém, durante o curso, procuro estagiar em diversas áreas para que possa ter experiências para me tornar uma profissional de sucesso.
Eduardo Bittancourt Ferreira
Nova Ibiá, BA – 18 anos.
Fui aprovado em primeiro lugar no curso de Direito da UFES (PPI). Sempre gostei de me dedicar aos estudos, tendo recebido uma medalha de prata na ONC e representado minha cidade no encontro do ECA. Fui selecionado pelo Instituto Ponte em 2023 e ganhei uma bolsa no curso pré-vestibular do Madan. Após a faculdade, pretendo prestar o concurso para a magistratura ou continuar advogando na área tributária. Nas horas livres, assisto a filmes e ouço MPB.
Guilherme Albuquerque Oliveira
Jijoca de Jericoacoara, CE - 18 anos
Passei para o curso de Direito na UESPI. Desde pequeno tive muita facilidade nas aulas de todas as áreas, e consequentemente me destaquei em olimpíadas. Em 2021 fui chamado para receber uma bolsa de estudos pela ONG Primeira Chance, para estudar no colégio Farias Brito. Após a faculdade, pretendo trabalhar como defensor público, e futuramente progredir na carreira jurídica para outras áreas descobertas durante o curso. Gosto muito de praticar vôlei e basquete, além de gostar de jogar videogame.
Isabella Wagmaker Gonçalves
Vitória, ES – 19 anos
Fui aprovada para o curso de Medicina na Faculdade Multivix. A área da saúde tornou-se minha primeira opção, porque vejo nela uma forma de contribuir para o bem-estar social por meio do conhecimento científico. Em 2017, fui selecionada pelo Instituto Ponte e recebi uma bolsa de estudos no Colégio Marista (ensino regular), no Madan (pré-vestibular) e no CNA (curso de inglês). Durante essa trajetória, desenvolvi não apenas meu intelecto, mas também minha visão de mundo. No futuro, sonho em me destacar na área da dermatologia, atuando em meu próprio consultório e compartilhando meu conhecimento como professora universitária. Além disso, desejo retribuir as oportunidades que recebi, ajudando outros estudantes a transformarem suas vidas por meio da educação.
Jhonatan Ramos Leite da Penha
Vila Velha, ES - 18 anos
Sou aluno do Instituto Ponte desde 2018, quando fui aprovado aos 12 anos. Desde então, sempre tive uma certeza: queria estudar em SP! Foi assim que conheci o Insper e escolhi vir para cá fazer Engenharia da Computação, sendo aprovado em junho de 2024. Sou apaixonado por futebol e programação, e meu maior sonho é conseguir unir os dois mundos com análise de dados e IA.
João Victor Wandermurem de Oliveira
São Gabriel da Palha, ES – 19 anos
Sempre estudei em instituições públicas. Em 2020, fui aprovado no programa do Instituto Ponte, onde recebi uma bolsa integral para cursar o ensino médio na capital do Espírito Santo. Durante esse período, participei de projetos como o TED Ponte e Aluno Protagonista, que me ajudaram a desenvolver habilidades de oratória e vendas. Em 2023, fui aprovado com bolsa integral no Instituto de Tecnologia e Liderança (INTELI), o que me permitiu mudar para São Paulo e aprofundar meus estudos. Atualmente, estou no segundo ano de Engenharia da Computação e já tive a oportunidade de participar de diversos projetos, como uma aplicação web para a Zuyd University, um jogo classificado em 5º lugar nacional na maior competição de games do Brasil, um projeto de IoT para o IPT e um estágio de férias no Banco PAN. Além disso, sou presidente da liga de cibersegurança, onde aplico na prática meus conhecimentos em hacking ético e liderança. Meu objetivo profissional é atuar na área de Red Team, dentro do campo da cibersegurança ofensiva, e, para isso, busco constantemente aprimorar meus conhecimentos e aprofundar minhas pesquisas na área.
Livia Cavalcanti Oliveira
Vila Velha, ES - 17 anos
Passei para o curso de Sistemas de Informação no Inteli (Instituto de Tecnologia e Liderança), em São Paulo, com 100% de bolsa. Sempre fui extremamente dedicada e estudiosa e, como resultado desse esforço, em 2019, ingressei no Instituto Ponte, onde recebi bolsas para estudar em instituições de excelência, como o Centro Educacional Leonardo da Vinci e o Brasas English Course. O futuro na área da tecnologia é um universo que desejo explorar com entusiasmo e empolgação para, assim, me tornar uma profissional extraordinária.
Lucas Ferreira de Oliveira
São Sebastião do Paraíso, MG - 18 anos
Fui aprovado para Engenharia de Materiais na USP. Sempre tive grande interesse em exatas, sendo medalhista de ouro na OBMEP. Fui selecionado em 2024 pelo Instituto Ponte. Sonho em transformar o mundo por meio do conhecimento e inovação. Além dos estudos, gosto de tocar violão, jogar xadrez e explorar novas ideias em tecnologia.
Manuela da Silva Leandro
Anchieta, ES - 18 anos
Passei no curso de Engenharia de Produção na UFES. Sempre tive afinidade com exatas, tanto que conquistei duas medalhas em olimpíadas de matemática. Fui selecionada em 2021 pelo Instituto Ponte e recebi uma bolsa de estudos no Centro Educacional Primeiro Mundo. Quando terminar o curso, pretendo atuar no meio industrial, planejando, organizando e controlando sistemas produtivos. Nas horas livres, gosto de ler e ouvir música.
Maria Clara Moreira Pagio
Venda Nova do Imigrante, ES - 18 anos
Aprovada para o curso de Engenharia de Produção na UFES e para Engenharia de Computação na FAESA-Vitória pelo programa Nossa Bolsa, onde estou cursando o primeiro período de faculdade. Sempre gostei de exatas, chegando a ganhar medalhas de ouro em olimpíadas de matemática e astronomia. Gosto de assistir filmes e séries, além de ler histórias de fantasia no tempo livre. Fui selecionada em 2019 pelo Instituto Ponte e ganhei bolsa na Cooperativa de Ensino Coopeducar - CE e Cultura Saber de Venda Nova e no Centro de Ensino Charles Darwin em 2024. Após a faculdade, pretendo criar projetos que contribuam para o desenvolvimento tecnológico da sociedade, integrando inovação e impacto social para transformar realidades.
Mauricio Braga Ortega Gonzalez
Serra, ES - 17 anos
Fui aprovado em Engenharia da Computação no Insper. Apaixonado por exatas, conquistei medalhas em olimpíadas científicas. Bolsista do Instituto Ponte, também recebi apoio do Colégio Leonardo da Vinci. Participei por cinco anos de iniciação científica. Além dos estudos, criei uma ONG de educação pública com universitários da USP. Após a faculdade, desejo me especializar em neuroengenharia para desenvolver interfaces cérebro-máquina.
Miguel José Mota Oliveira
Montanha, ES – 18 anos
Fui aceito em universidades como USP e UVV em Direito e Geografia. Sou Técnico em Administração pelo IFES e estou cursando Direito na UVV. Idealizei projetos como Oratória e Sinergia. Faço parte do Instituto Ponte desde 2021, como aluno bolsista de inglês. Pretendo continuar estudando após a graduação para estar atualizado para o mercado. Adoro passar tempo com pessoas queridas e ouvir música.
Mychel Lopes Segrini
Vila Velha, ES – 18 anos
Sou de origem humilde, além de ser aluno egresso do Instituto Ponte e da Primeira Chance. Fui aprovado na UFC (Engenharia Civil), na UFES (Ciência da Computação), e na Unicamp (Física). Atualmente, curso Ciência da Computação no Inteli, em São Paulo. Tenho um interesse profundo em física, astronomia e matemática, tendo representado o Brasil na Olimpíada Latinoamericana de Astronomia. No futuro, pretendo fazer pesquisa, gerenciar uma ONG de STEM para jovens cientistas e trabalhar em alguma Big Tech.
Silvio Antunes
Itapetininga, SP - 18 anos
Curso Gestão Pública na USP. Durante o Ensino Médio, fui medalhista em mais de 30 olimpíadas científicas e participei de mais de 40 Simulações da ONU e Debates Competitivos - sendo premiado até mesmo por Harvard e Yale. Fundei o Estude Melhor, projeto educacional que já alcançou mais de 50.000 jovens de todas as regiões do Brasil. Fui Parlamentar Jovem na minha cidade, consegui aprovar dois projetos legislativos. Após os estudos, desejo atuar na melhoria da educação pública por meio da política. At.te., Silvio Antunes.
4.4.2025