LLM

Bolsa para Mestrado em Direito

O Programa LLM Instituto Ling / Gouvêa Vieira oferece bolsas de estudo parciais para LLM - Mestrado em Direito em universidades de primeira linha nos Estados Unidos e na Europa. Para concorrer às bolsas, o candidato precisa já ter sido aprovado para um mestrado de tempo integral na universidade desejada. O perfil desejado é de jovens advogados e bacharéis em Direito em início de carreira que demonstrem liderança, excelência acadêmica e identificação com os valores do Instituto Ling.

O valor de cada bolsa concedida varia de acordo com a classificação dos candidatos no processo seletivo e com a necessidade individual de apoio financeiro.

As bolsas do Programa LLM Instituto Ling / Gouvêa Vieira provêm de um fundo financeiro que é mantido com o apoio dos próprios bolsistas. Os contemplados assumem o compromisso moral de, ao concluírem os estudos e retornarem ao mercado de trabalho, doarem a este fundo valor equivalente ao recebido, possibilitando que novos participantes usufruam da mesma oportunidade que lhes foi concedida.

Pré-requisitos

Para participar do processo seletivo, você precisa:

1) Já ter sido aprovado para o LLM nos Estados Unidos ou na Europa;
2) Ser brasileiro;
3) Comprovar a necessidade de apoio financeiro para realizar seu mestrado. Sabemos que todo jovem busca independência, mas a situação familiar é critério de desempate – daremos sempre preferência ao candidato com menos alternativas para viabilizar seu projeto de estudo no exterior;
4) Nunca ter participado da etapa das dinâmicas de processos seletivos anteriores do Instituto Ling;
5) Garantir que o curso para o qual foi aprovado:

  • Seja um mestrado full time;
  • Tenha excelência reconhecida (preferencialmente, listado entre os 20 melhores classificados em um dos rankings disponibilizados em nossa página);
  • Tenha como data limite para início das aulas o dia 1º de fevereiro do ano imediatamente posterior ao de concessão da bolsa.

Inscrição

As datas do processo seletivo 2020 serão informadas em breve.

 

 

 

Processo Seletivo

Etapas:

 

Inscrições - 02/janeiro a 30/abril

*Somente para candidatos com carta de aceitação datada entre 30/04 e 06/05:  envio até 06/05

A documentação deve ser encaminhada para o Instituto Ling via formulário de inscrição. As candidaturas serão avaliadas comparativamente, através da análise da documentação recebida.

Não envie documentação incompleta. Processos em que faltem documentos serão desconsiderados.

Maiores informações encontram-se disponíveis no ícone "Inscrição".

 

Entrevistas Preliminares - de 10/janeiro a 24/maio

Consiste em uma conversa informal conduzida por ex-bolsista ou por representante do Instituto Ling, na qual se aprofunda a avaliação feita sobre os candidatos. As entrevistas são agendadas pelos entrevistadores e podem ser realizadas por telefone, Skype ou presencialmente, conforme a disponibilidade do candidato e do entrevistador.

 

Dinâmicas de Grupo – junho

Realizada em Porto Alegre, com a presença dos diretores do Instituto Ling, esta etapa é presencial e obrigatória a todos os candidatos convocados, inclusive para aqueles que residem no exterior. O não comparecimento implica o desligamento automático do processo seletivo.

 

Entrevistas Individuais - fim de junho ou início de julho

Caso os responsáveis pela seleção considerem necessário, os candidatos com melhor desempenho nas fases anteriores serão entrevistados por Skype / videoconferência por diretor ou equipe Instituto Ling.

 

Escolha dos novos Bolsistas - fim de julho

Os candidatos serão informados sobre o resultado do processo seletivo até o dia 20 de julho.

 

Evento de apresentação dos novos bolsistas - 29 de julho

Os novos bolsistas serão apresentados em Café da Manhã, que acontece na cidade de São Paulo. A participação é obrigatória para novos bolsistas.

Bolsas Especiais

1) Person of the Year:

A bolsa Person of the Year Fellowship Program, concedida em parceria com a Brazilian-American Chamber of Commerce de Nova Iorque (BACC), é um reconhecimento especial àqueles candidatos que se destacam durante os processos seletivos dos programas de bolsas do Instituto Ling e que tenham sido aprovados para mestrados em universidades norte-americanas.

A participação neste processo seletivo é restrita aos candidatos inscritos nos programas Start MBA/MPA, LLM Instituto Ling/Gouvêa Vieira, Masters in Engineering IIT e Jornalista de Visão.

Além do reconhecimento, os vencedores do Person of The Year Fellowship Program recebem uma bolsa de estudos adicional da BACC, que é não-reembolsável e complementar e à bolsa já auferida pelo Instituto Ling.

Rankings

Como referência para avaliação da universidade na qual o candidato realizará seu LLM, o Instituto Ling utiliza os seguintes rankings:

Vault Carreer Intelligence
US News
LLM Guide

FAQ

O que é um LLM?

LLM é a sigla para Legum Magister ou Master of Laws. Trata-se de um grau de especialização em Direito que proporciona ao advogado ou bacharel em Direito um estudo mais prático sobre uma área específica do campo jurídico, preparando-o para trabalhar em grandes escritórios ou empresas.

A bolsa do Instituto Ling cobre integralmente minhas despesas?

Não. As bolsas oferecidas são parciais, não havendo um valor pré-determinado. Assim, o Instituto Ling auxilia o candidato a complementar seus recursos, diminuindo sua necessidade de recorrer a empréstimos bancários ou de sacrificar suas economias pessoais.

Quando a bolsa é disponibilizada?

A bolsa é sempre disponibilizada no início da segunda metade do curso.

Quais são os compromissos do bolsista com o Instituto Ling?

Como integrantes da rede do Instituto Ling, os ex-bolsistas são convidados para auxiliar nos processos de seleção, indicando ou entrevistando candidatos. Além disso, os bolsistas são informados, desde que ingressam no processo seletivo, que os recursos do Instituto Ling provêm de doações de pessoas físicas e jurídicas. Espera-se deles que, concluído o mestrado e com carreira profissional encaminhada, busquem retribuir a oportunidade recebida através de doações à entidade.

Fui aceito em um curso part-time. Posso me inscrever no processo seletivo?

Não. As bolsas oferecidas através do programa LLM Instituto Ling / Gouvêa Vieira são exclusivas para brasileiros aceitos em cursos na modalidade full-time.

Já possuo independência financeira. Preciso, mesmo assim, enviar o IR dos meus pais?

Sim, mesmo sendo independente financeiramente, o candidato deve apresentar os documentos de imposto de renda do seu pai e de sua mãe, bem como do(a) cônjuge, quando houver. Esses documentos servem para que o Instituto Ling possa conhecer melhor a situação socioeconômica do candidato, sua estrutura familiar e sua real necessidade de receber uma bolsa de estudo. Caso o candidato não envie tais documentos, não poderá participar do processo seletivo.

Meus pais ou cônjuge são isentos de declarar IR. Como devo proceder?

Nesses casos, a Receita Federal orienta que a pessoa isenta faça uma declaração de próprio pulso para fins de atestar a isenção.

Meu pai e/ou minha mãe são falecidos. Como devo proceder?

O candidato deverá enviar, junto com a inscrição, uma cópia da declaração de óbito.

Há uma idade limite para inscrição?

Não há idade limite, mas damos preferência a profissionais início de carreira. A média de idade dos aprovados nos últimos 4 anos foi 27, contemplando a faixa entre 24 e 31 anos de idade.

Já estou cursando o mestrado. Posso concorrer à bolsa?

Estar cursando o mestrado não é impeditivo para participar no processo seletivo. No entanto, na comparação com candidatos de perfil e qualificação semelhante, damos preferência àqueles que ainda não iniciaram seu curso.

Ainda tem dúvidas? Envie pra gente:

entrar em contato