Foto: divulgação Foto: divulgação

Cultura e arte para escolas da redes pública: conheça nossos projetos!

O Instituto Ling quer inspirar e encantar crianças e adolescentes de escolas da rede pública através de projetos que envolvem arte, literatura, música e cultura. São atividades que vão desde o universo lúdico e educativo das histórias e canções infantis até a democratização do acesso à música erudita, passando pelo contato com as artes visuais e plásticas.
 
Aos professores e suas escolas, ofertamos quatro projetos que podem ser incluídos no plano de aula: Ações educativas de artes visuais, Concertos Ling para a Juventude, Contando e cantando histórias e Musicalização para crianças.
 
Todas as atividades são gratuitas e podem ser inseridas em diversas disciplinas :)

Conheça os projetos:

 

AÇÕES EDUCATIVAS DE ARTES VISUAIS

As ações educativas procuram aproximar o público das expressões da arte contemporânea. Em um ano em que não foi possível receber o público, as escolas e os professores em nosso espaço, criamos um material para, de alguma forma, estarmos perto de vocês. As propostas de oficina e mediação que preparamos são baseadas tanto no acervo quanto nas exposições que abrigamos em nossa Galeria.
 
Essas atividades foram desenvolvidas pelo programa educativo do Instituto Ling e podem ser aplicadas em áreas do conhecimento diversas, como Artes, Língua Portuguesa e Ciências/Biologia. 

As atividades são enviadas para os professores, que definem o melhor momento e a disciplina mais adequada para inserí-las. O projeto conta com a audiodescrição das obras e podem ser trabalhados com turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

 

CONCERTOS LING PARA A JUVENTUDE

No projeto Concertos Ling para a Juventude, o professor tem à disposição uma série de vídeo aulas que apresentam a história da música clássica de maneira descontraída, estabelecendo a sua relação com elementos próprios do universo dos alunos - desenhos animados, ícones da música pop, mundo dos games e das redes sociais. São vídeos curtos que podem complementar os conteúdos de Arte ou de História. Desenvolvido em parceria com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, sob a orientação do Maestro Telmo Jaconi, a programação aproxima os alunos desse universo que parece muito distante, mas está surpreendentemente próximo de todos nós.

São ao todo oito encontros, previamente gravados e disponibilizados de forma digital, com aproximadamente 30 minutos de duração. Os vídeos contam com legenda e tradução em Libras, e podem ser trabalhados com alunos de 10 a 14 anos.

 

CONTANDO E CANTANDO HISTÓRIAS

As histórias auxiliam as crianças a perceberem o mundo à sua volta, imprimem valores, provocam emoções e instigam a curiosidade, além de estimular a prática da leitura. Nesta programação, o grupo Teatro Ateliê convida todos a construir este momento lúdico de descoberta de novos personagens e situações inusitadas, através de contos, cantos e brincadeiras.

Algumas atividades deste projeto contam com a tradução em Libras e são voltados para crianças a partir de 03 anos. Os encontros têm em média 40 minutos de duração e estão disponíveis digitalmente. Os professores recebem todo o conteúdo e determinam qual o melhor momento para encaixar na grade curricular.

 

MUSICALIZAÇÃO PARA CRIANÇAS

A atividade busca estimular a escuta e a observação das crianças através da música e dos instrumentos. Assim, nossa programação começa por ouvir, observar e experenciar, integrando progressivamente um vocabulário de melodias, ritmos e movimentos.

Os encontros têm em média 45 minutos de duração e são disponibilizados em formato digital. O professor é quem vai determinar o melhor momento para convidar os alunos a participar da atividade.

 

 

Gostou dos projetos? Nosso objetivo é impactar positivamente a vida dos alunos, contribuindo para que eles cresçam valorizando e curtindo atividades culturais.

Para ter acesso completo aos projetos, basta fazer um breve cadastro. Em instantes você receberá uma descrição ampla de cada um deles, além dos links para acessá-los.

Arte e cultura para todos, em todas as idades!