Foto: Pixabay Foto: Pixabay

Mergulhe na bela e inusitada música de concerto dos Países Nórdicos

UM POUCO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA

Os países nórdicos formam um grupo composto por Suécia, Dinamarca, Islândia, Finlândia e Noruega. Existem ainda territórios como a Groenlândia e as Ilhas Faroé. Estão localizados no ponto mais setentrional da Europa, perto do Ártico. O clima por lá é rigoroso e com neve frequente. Sua geografia é composta por regiões montanhosas, com bastante florestas de pinheiros, caracterizados pela alta resistência ao frio e pelos fiordes, passagem natural hídrica para o mar entre montanhas.

Os escandinavos são o principal grupo étnico dessa região, resultante de uma migração de tribos germânicas muito antigas, de antes da expansão romana, que ocuparam lugares longínquos e inóspitos. Eram nômades, mas por volta do século 8 se instalaram definitivamente na parte mais ao sul deste território, devido ao clima ser mais ameno e favorável à pesca.

Quando criaram os primeiros assentamentos, nasceu a necessidade de buscar recursos em áreas distantes. Assim surgiram os vikings, um grupo de homens que se tornaram experts em navegação, construíram barcos e partiram para outros territórios. Aos poucos ganharam a fama de bárbaros, ao saquearem monastérios e massacrarem monges.

Os países foram unificados em 1397, mas de lá até a Primeira Guerra Mundial, após vários movimentos internos, guerras separatistas e conflitos bélicos, incluindo as Guerras Napoleônicas de 1814 e a independência da Finlândia do Império Russo, em 1917, tornaram-se as nações independentes e democráticas que conhecemos hoje. Eles compartilham de valores e costumes similares e trabalham em conjunto para conquistar objetivos comuns.

O modelo nórdico de políticas econômicas e sociais caracteriza-se pelo bem-estar da população, com grande ênfase ao capitalismo e ao livre mercado. O Estado fornece serviços públicos de alta qualidade, como saúde, educação e transporte, mas os cidadãos pagam uma alta taxa de impostos.

 

A MÚSICA NÓRDICA E SUAS INFLUÊNCIAS

A criação musical nórdica sofreu grande influência da música contemporânea das tribos germânicas e celtas, além de ser impactada pelo modo de viver de seu povo e pelo clima da região, com longos invernos e uma luminosidade característica. Com a popularização da cultura cristã em seus territórios, a música sacra também deixou a sua marca.

Além disso, a mitologia, com figuras como os gnomos – que surgiram na Noruega, mas cujas lendas existem em todos os países do bloco – reforça a ligação destes povos com a natureza, refletindo-se na criação musical.

Instrumentos de sopro, flautas doces e transversais são comuns, além de percussões, contrabaixo acústico e o violão. A produção musical nórdica apresenta interessantes misturas, algumas remetendo à Idade Média, além de acordes e ritmos de danças europeias, como valsa, polca e mazurcas. Uma dança folclórica, o halling, que é tradicional da Noruega, mas encontrada também em partes da Suécia, também influencia a música nórdica. Essa dança é executada em festas, acompanhada de instrumentos de corda, como o fiddle, o violino e diferentes tipos de harpa.

Até mesmo os nomes da música pop contemporânea, entre os quais se destacam a banda sueca Abba e a cantora islandesa Björk, bebem nas fontes históricas da música nórdica, que reverencia a natureza através de melodias que simulam sons de água, vento e fogo.

 

NÓRDICOS DE DESTAQUE NA MÚSICA DE CONCERTO

Edvard Grieg: nascido em Bergen, na Noruega, aprendeu piano com a mãe e demonstrou enorme talento ainda jovem. Na adolescência, foi influenciado por Mozart, Weber e Chopin. Suas primeiras composições datam de 1857, quando tinha apenas 13 anos. Foi notado pelo célebre violonista Ole Bull, que o enviou para o conservatório de Leipzig, na Alemanha. Trabalhou com músicos como Carl Reinecke, Louis Plaúidy, Ernst Ferdinand Wenzel e Ignaz Moscheles.

Imagem: Edvarg Grieg. Crédito: Reprodução.

Insatisfeito com o que aprendera, mudou-se para Copenhagen para estudar com o maior representante da música escandinava, o compositor Niels Gade. Mas foi somente em 1864, após conhecer o nacionalista norueguês Rikard Nordraak, compositor do atual hino nacional da Noruega, que Grieg encontrou inspiração e seguiu uma nova corrente estilística de inspiração folclórica. As fontes folclóricas norueguesas passaram a ser parte essencial de sua obra, tornando-se um dos grandes expoentes da música nacionalista, sempre lutando contra o domínio da música alemã, cujos principais representantes eram Robert Schumann e Félix Mendelssohn.

Jean Sibelius: foi um dos mais populares compositores do fim do século 19 e início do 20.  Nasceu na Finlândia em 1865 e estudou num importante colégio, o The Hämeenlinna Normal-lycée, de 1876 a 1885.

Foto: compositor Jean Sibelius. Crédito: Reprodução.

Ele fez parte de um grupo de compositores que aceitou as normas de composição do século 19. Encantado pelas óperas de Wagner, aprofundou-se no seu estudo e começou a trabalhar em uma ópera intitulada Veneen luominen. Entretanto, sua apreciação por Wagner se esvaiu e logo rejeitou sua técnica de composição, alegando ser esta muito deliberada e calculada.

Sibelius fez uso frequente tanto de música folclórica quanto de literatura na composição de seus trabalhos. O movimento lento de sua Segunda Sinfonia baseou-se no motivo do Commendatore em Don Giovanni, enquanto sua Quarta Sinfonia combinou o trabalho de uma planejada Sinfonia da Montanha com um poema sinfônico baseado no trabalho O Corvo, de Edgar Allan Poe. Sibelius também escreveu vários poemas sinfônicos baseados na poesia finlandesa, sendo En Saga o primeiro e Tapiola o último, sua última grande composição.

Haukur Tómasson: nascido em 1960, é um premiado compositor islandês. Estudou em reconhecidas escolas de música de Amsterdã (Holanda), Colônia (Alemanha), Reykjavík (Islândia) e San Diego (Estados Unidos). No início da década de 1990 começou a incluir influências da música folk islandesa em suas composições. Em 2004 recebeu o “Nordic Council Music Prize”, o mais alto prêmio dentro da música nórdica. Sua obra, com mais de 50 composições, entre elas peças de concerto e óperas, é reconhecida pela vibração e atividade rítmica.

 

DICAS DO LING

Ficou curioso sobre a música de concerto dos países nórdicos? Selecionamos listas de músicas do Spotify para você ouvir as composições de Edvard Grieg, Haukur Tomasson e Jean Sibelius.

Falar sobre música nórdica sem lembrar do grupo ABBA é praticamente impossível. Confira as playlists no Spotify com os maiores sucessos da banda e visite o site do ABBA Museum de Estocolmo.

Gosta de ler em inglês? Selecionamos duas importantes obras sobre a música nórdica: os livros The Northern Silence: Journeys in Nordic Music and Culture e também The Nature of Nordic Music.

Para conhecer mais sobre a cultura viking, confira este seriado disponível pela Netfflix.

 

REFERÊNCIAS

LEIVERS, Dannii. "The drum needed a blood sacrifice": the rise of dark Nordic folk. The Guardian. Disponível em: https://www.theguardian.com/music/2021/feb/16/blood-sacrifice-the-rise-of-dark-nordic-folk-heilung-wardruna

TÓMASSON, Haukur. Site oficial. Disponível em: http://haukurtomasson.com/

ZHENG, Derick. A história dos países nórdicos, terra dos vikings. Jornal Elipse. Disponível em: https://elipse-jornal.medium.com/a-hist%C3%B3ria-dos-pa%C3%ADses-n%C3%B3rdicos-terra-dos-vikings-947f107df9f7