Programa VOAR: conheça os bolsistas 2023

O Programa Voar é uma parceria entre Instituto Ling com o Primeira Chance, entidade sem fins lucrativos que investe em alunos em situação de vulnerabilidade social e excepcional desempenho no Ensino Fundamental ou Médio. Através do Voar, ao terminarem a escola, os participantes recebem ajuda de custo para prosseguirem os estudos no Ensino Superior.

Programa VOAR: conheça os bolsistas 2023

Atualmente, 24 jovens recebem a bolsa do Voar, sendo que seis deles selecionados em 2023. Confira quem são esses recém-chegados, onde nasceram, idade, planos e o que gostam de fazer:

 

Antônio Pedro Bernardo de Sousa

Madalena, Ceará - 19 anos

Foi selecionado em 2020 pela Primeira Chance e recebeu bolsa para o colégio Ari de Sá Cavalcante. Sempre gostou da área das exatas e recebeu premiações nas olimpíadas OBMEP e OBA. Em 2023, foi aprovado para o curso de Engenharia Elétrica na UFC. Depois da faculdade, quer trabalhar na área de energias renováveis, criando projetos que visem mais sustentabilidade. Nas horas livres, gosta de ouvir música, assistir séries e anime, ler mangá e ir para praia com seus amigos.

 

Carlos Henrique Sampaio Moreira

Jijoca de Jericoacoara, Ceará - 19 anos

Sempre gostou de desafios, o que fez com que fosse medalhista em várias olimpíadas do conhecimento e participasse de alguns projetos durante o Ensino Médio. Foi selecionado pela Primeira Chance em 2019, quando passou a estudar no Colégio Ari de Sá. Aprovado em Administração no Insper, pretende, no futuro, empreender e impactar a sociedade brasileira de modo a contribuir para que mais pessoas tenham oportunidades transformadoras.

 

Edmar Barbosa de Sena Neto

Madalena, Ceará - 19 anos

Desde cedo interessou-se por matemática e áreas da tecnologia, chegando a receber premiações nas olimpíadas OBMEP, OBA e Canguru. Aluno de escola pública, foi selecionado em 2020 pela Primeira Chance e recebeu bolsa para o Colégio Farias Brito. Ingressou no curso de Engenharia Elétrica na UFC em 2023 e, depois da faculdade, espera trabalhar desenvolvendo processos que conciliem viabilidade financeira com sustentabilidade. Além de estudar, gosta de tocar instrumentos, ler e jogar videogame.

Francisco Crispim Pinto Uchôa Neto

Madalena, Ceará - 18 anos

Durante o ensino médio, desenvolveu o interesse pela matemática, principalmente por causa do seu pai, que é professor, conquistando premiações em algumas olimpíadas de matemática. Foi aprovado pela Primeira Chance em 2019 e, graças a isso, pôde estudar no colégio Farias Brito. Escolheu cursar Ciência da Computação e foi aprovado na UECE em 2023. Depois de formado, pretende trabalhar com programação. No seu tempo livre, gosta de assistir séries, ler mangá e jogar com seus amigos.

 

Francisco Hailton Moura de Castro

Sobral, Ceará - 18 anos

Aprovado em Engenharia Civil na Universidade Estadual Vale do Acaraú em 2023, Francisco sempre gostou de matemática, que o levou a receber medalha de ouro na OBMEP. Ingressou no Colégio Farias Brito Sobralense em 2018, através de bolsa da Primeira Chance. Ao concluir a graduação, quer seguir no meio acadêmico buscando iniciar seus trabalhos de mestrado ou atuar na área da construção civil como engenheiro projetista. Nas horas livres, gosta de ler e praticar atividades físicas.

 

Thalia Souza de Vasconcelos

Jijoca de Jericoacoara, Ceará - 18 anos

Foi selecionada pela Primeira Chance em 2020 e recebeu uma bolsa para estudar no Ari de Sá, em Fortaleza. Conquistou diversas medalhas em olimpíadas científicas durante o ensino fundamental e algumas durante o ensino médio, a maioria de matemática. Apesar da afinidade com as ciências exatas, decidiu cursar Psicologia na graduação, e foi aprovada na Universidade Federal do Ceará. Quando se formar, tem interesse em trabalhar com a área clínica. No seu tempo livre, gosta de assistir séries e jogar jogos eletrônicos.