Conheça a Brazilian-American Chamber of Commerce

Desde 2011, a Brazilian-American Chamber of Commerce (BACC) e o Instituto Ling são parceiros no Person of the Year Fellowship, programa de premiação de excelência que já contemplou mais de 160 jovens brasileiros aceitos em cursos de pós-graduação nos Estados Unidos, sendo 91 deles bolsistas do Instituto Ling. A bolsa Person of the Year é apenas uma das várias iniciativas promovidas pela BACC, entidade que busca promover o comércio, os investimentos e os laços culturais entre Brasil e Estados Unidos. Em conversa para o blog, conhecemos mais sobre a história desse parceiro.

Conheça a Brazilian-American Chamber of Commerce

Quando surgiu a Brazilian-American Chamber of Commerce? Quem foram os fundadores?

A Brazilian-American Chamber of Commerce foi fundada em 1969, com raízes na American-Brazilian Association fundada em 1927. Ao final dos anos 60 e 70, o Brasil vivia um crescimento econômico excepcional e as empresas brasileiras corriam para explorar mercados estrangeiros e abrir escritórios no exterior. Esses recém-chegados injetaram uma grande dose de otimismo e ambição no comércio Brasil-EUA. Esse impulso foi aproveitado pelos fundadores da Câmara, um grupo de líderes empresariais que buscavam destacar o Brasil no mercado internacional, que incorporaram a Câmara e a lançaram numa rota de expansão. O diálogo entre os fundadores da Câmara e o governo brasileiro acabaria por posicionar a Câmara como um parceiro reconhecido na promoção do Brasil e dos Estados Unidos.

 

Quais eram os objetivos da Câmara quando fundada? Estes objetivos seguem os mesmos?

A Câmara, em seus anos iniciais, podia ser caracterizada como uma organização de líderes empresariais que se conheciam através de atividades comuns no Brasil. A comunidade era pequena, então a Câmara se tornou um local conveniente para se encontrarem e trocarem informações. A Câmara atuou como um fórum para terceiros debaterem questões controversas, mas manteve-se sempre imparcial. Da mesma forma, a Câmara apoiou eventos culturais e exposições, mas não iniciava tais programas.

Desde o início, a Câmara manteve os mesmos princípios de promover o comércio, investimentos e laços culturais entre o Brasil e os Estados Unidos, atuando tanto como testemunha como participante da evolução do Brasil.

 

Quais os principais resultados alcançados desde a criação?

Desde a sua fundação em 1969, a Câmara tem evoluído com o Brasil, adaptando-se continuamente às condições em constante mudança e estabelecendo-se como um recurso essencial para a comunidade empresarial dos EUA. Por meio de apresentações, diálogos e uma ampla gama de programas e serviços, a Câmara atua como um reservatório de conhecimento e oportunidades para oficiais do setor público e privado que visitam ou residem em Nova York.

Seminários quinzenais e conferências anuais unem e informam os membros e incentivam a colaboração bilateral. Os programas são continuamente atualizados para responder a novos círculos eleitorais, além de reforçar e alargar os contatos. Um website dinâmico mantém os membros da Câmara a par dos últimos desenvolvimentos econômicos e políticos, assim como estimula o comércio, o investimento e os intercâmbios culturais. Ao longo dos anos, a Câmara tornou-se um interlocutor privilegiado no diálogo vital e contínuo entre o Brasil e o mercado internacional, fornecendo as informações e serviços essenciais ao seu atual padrão de excelência.

 

Quais as principais atividades da Câmara?

A missão da Câmara é promover o comércio, o investimento e os laços culturais entre o Brasil e os Estados Unidos e fomentar as relações entre as comunidades empresariais de ambas as nações. A organização atua como anfitriã para reunir o público para aprender sobre os últimos desenvolvimentos e oportunidades no Brasil. A Câmara é uma fonte de informações para americanos e brasileiros sobre as mais recentes práticas de negócios e facilita a interpretação e a compreensão do Brasil para a comunidade empresarial internacional.

A Câmara organiza mais de 45 eventos por ano - incluindo cafés da manhã de seminários semanais, mesas redondas, conferências anuais setoriais, recepções para networking e jantares black-tie - destinados a informar, educar e proporcionar oportunidades de networking. Os programas abordam os tópicos mais atuais e relevantes que impactam os negócios e investimentos entre o Brasil e os Estados Unidos e servem como um fórum interativo para que os participantes façam perguntas aos formuladores de políticas e líderes empresariais. Os participantes incluem executivos de alto nível, analistas de mercado, funcionários do governo e outros profissionais diretamente envolvidos nos negócios entre os dois países.

 

Como surgiu o evento Person of the Year? Entre os homenageados, quais se destacam?

O Gala Dinner do Person of the Year Awards (POY) é realizado anualmente pela Brazilian-American Chamber of Commerce desde 1970. Reconhecido como um dos eventos mais importantes na agenda bilateral do Brasil e dos Estados Unidos, o POY homenageia dois líderes de destaque - um brasileiro e um americano - que foram fundamentais para estreitar os laços entre as duas nações. Entre os homenageados anteriores estão Nelson Rockefeller, David Rockefeller, Carla A. Hills, Henry A. Kissinger, Yolanda Vidal Queiroz, Bill Clinton, Fernando Henrique Cardoso, Michael R. Bloomberg, Virginia M. Rometty, Luiza Helena Trajano, Martín Escobari, Walter Schalka, Wes Edens e Alexandre Birman.

O Gala Dinner do 53º Person of the Year Awards acontecerá no Museu Americano de História Natural na quarta-feira, 14 de maio de 2025. 900 líderes das comunidades empresarial, financeira e diplomática internacionais irão se reunir para prestar homenagem aos homenageados.

Desde 2019, o POY também tem servido como uma oportunidade para a Câmara reconhecer organizações brasileiras dedicadas à responsabilidade social e ao desenvolvimento comunitário. Os destinatários desses prêmios especiais incluíram o Instituto Brasil Solidário (Prêmio de Responsabilidade Social 2019), Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) (agora The Human Project) (Prêmio de Responsabilidade Social 2022), Mantena Global Care (Prêmio de Impacto Comunitário 2022), Amigos do Bem (Prêmio de Responsabilidade Social 2023) e Gerando Falcões (Prêmio de Impacto Comunitário 2023). Em 2024, a Parceiros da Educação recebeu o Prêmio Impacto Comunitário, a Amigos da Poli recebeu o Prêmio Responsabilidade Social 2024 em Ciência e Tecnologia e a Motriz foi homenageada com o Prêmio Responsabilidade Social em Desenvolvimento de Lideranças.

A semana do POY cresceu e se tornou um evento de primeira linha com uma série de programas paralelos, tanto que passou a ser conhecida como “POY Brazil Week”. Os eventos realizados durante a “POY Brazil week” destacam as realizações do Brasil e mostram as muitas oportunidades de negócios e investimentos do país. Entre as instituições patrocinadoras estão o Banco Bradesco, o Banco Itaú, o Bank of America, a Bloomberg, o BTG Pactual, o Citibank, o Financial Times, a Forbes Brasil, o LIDE e o Safra National Bank of New York. A “POY Brazil Week” tornou-se o principal momento durante o qual os brasileiros vêm a Nova York para discutir novos empreendimentos e colaborar com seus parceiros de negócios.

O POY se tornou o principal evento da comunidade brasileiro-americana nos Estados Unidos, e seu sucesso permitiu que a Câmara expandisse sua programação anual para desenvolver ainda mais os laços entre o Brasil e os Estados Unidos.

 

Person of the Year Fellowship: quando surgiu, quais os parceiros?

Lançado em 2011, o Person of the Year Fellowship Program é um programa de premiação de excelência que concede bolsas de estudo a jovens profissionais brasileiros de destaque que foram aceitos em programas de pós-graduação de alto nível nos Estados Unidos e que demonstram o potencial para se tornarem líderes significativos dentro da comunidade brasileiro-americana e fazer contribuições significativas para a sociedade. A renda do Gala Dinner do POY Awards financia o POY Fellowship Program.

O POY Fellowship Program é realizado em parceria com o Instituto Ling, a Fundação Lemann e a United Airlines. Desde a sua criação, o programa já premiou 167 estudantes brasileiros como POY Fellows.

 

O que a Câmara espera dos fellows PoY?

Os POY Fellows representam uma nova geração de líderes dentro da comunidade brasileiro-americana.  Espera-se que os bolsistas se envolvam em projetos que tragam impactos sociais significativos em suas comunidades, sob a premissa de que o desenvolvimento de nossas sociedades melhorará a relação entre as nações num contexto global.

Os POY Fellows comprometem-se a fazer uma contribuição, em dinheiro ou em espécie, em montante igual ou superior ao valor de sua bolsa, para uma iniciativa filantrópica - e a manter os mais altos padrões de ética, transparência e responsabilidade em sua busca pela excelência.  Os bolsistas retornam ao Brasil para se dedicar à solução de problemas nos setores público, privado e sem fins lucrativos, contribuindo de forma significativa para reformas educacionais, governamentais, ambientais e sociais.  Eles também participam de um grupo de ex-alunos, formando uma rede valiosa de indivíduos excepcionais cujo potencial de contribuição para a missão da Câmara não tem limites.

04.10.2024

leia também

Person of the Year Fellowship Program 2024

Parceria com a BrazilianAmerican Chamber of Commerce - New York, essa bolsa representa um reconhecimento atribuído a candidatos aceitos para cursos nos Estados Unidos que se destacaram durante o processo seletivo nos programas do Instituto Ling.

Ler mais

Dois bolsistas e uma causa: origens diferentes, unidos pela defesa do liberalismo

Um é paulista, outro é gaúcho; o primeiro é advogado, com mestrado no exterior; o segundo cursa administração de empresas na UFRGS e atua como gestor de uma ONG. Em comum, Carlo Rocha e Nycollas Sutil Liberato receberam bolsa do Instituto Ling em idades e momentos diferentes de suas vidas. Mas o que realmente os aproxima é sua atuação no Students for Liberty Brasil (SFLB), a maior organização de libertários do mundo. Atualmente, Carlo é presidente do conselho enquanto Nycollas ocupa o cargo de Diretor Executivo da entidade.

Ler mais

Advogada de formação, mãe e líder por vocação: conheça Gabriela Jereissati

Formada em Direito, o caminho natural para Gabriela Bratz Lamb Jereissati seria assumir o cargo de diretora jurídica na construtora da família em Porto Alegre. Mas desde cedo o contato com entidades formadoras de lideranças despertou seu lado líder, reforçado quando cursou o Programa GCLP da Universidade de Georgetown. Morando com o marido em São Paulo desde a pandemia, Gabriela atualmente divide seu tempo entre a presidência do Instituto de Formação de Líderes (IFL), os cuidados com os pequenos Álvaro (2 anos) e Rosita (8 meses) e novos projetos profissionais

Ler mais