Foto: Fabio Del Re e Carlos Stein Foto: Fabio Del Re e Carlos Stein

25 anos de um sonho que é realidade todos os dias

Em agosto de 2020, o Instituto Ling celebrou 25 anos de história.

 

O ano era 1995. No Brasil recém-saído da hiperinflação, a família Ling completava 40 anos de vida empresarial e nutria o desejo de retribuir ao país as oportunidades que a permitiram crescer e prosperar. Contribuições a iniciativas de outras instituições já eram feitas há anos, mas buscava-se um projeto com caráter transformador e impacto duradouro. Ciente do papel crucial da educação e das lideranças no desenvolvimento de um país, optou-se por iniciar um programa de bolsas de estudos no exterior para jovens de alto potencial. 

Começava assim a trajetória de 25 anos do Instituto Ling.  Dos primeiros três bolsistas contemplados no primeiro ano, nossas atividades se expandiram tanto na área da educação quanto em outras duas fundamentais para a melhoria da sociedade: cultura e saúde.

 

Sheun Ming Ling e Lydia Wong Ling no Soft Opening do Instituto Ling em 2014

 

O QUE NOS MOVE

Atuamos baseados nos valores da reciprocidade, liberdade, confiança e meritocracia. Somos impulsionados pelo desejo de transformar e melhorar nossa comunidade.

 

CONSIDERAMOS que o indivíduo, ao buscar seu crescimento pessoal, tem papel central para essa transformação e que a EDUCAÇÃO é uma ferramenta indispensável neste processo. A cada ano, somos apresentados a talentos da nova geração e, através de nossas bolsas, buscamos oportunizar que desenvolvam seu potencial intelectual, empreendedor e de liderança, e que contribuam na construção de um Brasil melhor para todos. Em 25 anos, destinamos mais de US$ 7 milhões a programas de bolsas de estudo, a maior parte destes para projetos de mestrado e pós-graduação nas melhores escolas dos Estados Unidos e Europa.

 

Grupo de Bolsistas do Instituto Ling em 2011, junto de Sheun Ming Ling e Lydia Wong Ling

 

ENTENDEMOS a arte, o saber e a cultura como manifestações que engrandecem o ser humano e colaboram para o aprimoramento da qualidade de vida da sociedade como um todo. Por isso, demos um passo decisivo no incentivo à CULTURA ao inaugurar, em 2014, nosso centro cultural na cidade de Porto Alegre.  Em um prédio projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld, oferecemos programação qualificada de cursos, exposições de arte, palestras, teatro, cinema, música e dança, criando um ambiente contemporâneo e acolhedor para o convívio e a troca de conhecimento, que já recebeu mais de 150.000 visitantes desde sua abertura. Em 2020, em resposta às limitações trazidas pela pandemia da Covid-19, passamos a ofertar nossa programação em formato online, ampliando o alcance das atividades.

 

Parte da equipe do Instituto Ling na abertura da exposição Antes do Azul, de Romy Pocztaruk, em novembro de 2019

 

VALORIZAMOS projetos de excelência e ações que sirvam de inspiração para que outros também contribuam para a melhoria do entorno. Motivados pelos princípios da reciprocidade e da responsabilidade com o próximo, em 2015 incluímos em nosso escopo a área da SAÚDE. estabelecendo parceria com o Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre – filiado à Johns Hopkins Medicine International e um dos seis hospitais de excelência do país – para a implantação do Centro de Oncologia Lydia Wong Ling.  Em 2019, passamos a apoiar a Santa Casa de Misericórdia no projeto de construção de um novo prédio no complexo hospitalar de Porto Alegre, com atendimento prioritário a população de baixa renda.

 

Recepção do Centro de Oncologia Lydia Wong Ling no Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre

 

Queremos agradecer aos clientes, amigos, colaboradores e parceiros que tornam tudo isso possível. Esperamos poder continuar nosso trabalho junto à comunidade por muitos anos, ampliando nossas ações e contribuindo para melhorar a sociedade como um todo. Juntos podemos construir um mundo melhor.