Foto: Laura Horst Foto: Laura Horst

MPB nas Escolas: Tocando a História da Música Brasileira

Ao longo de 2023, o Instituto Ling irá oferecer uma formação voltada ao universo da música popular brasileira, totalmente gratuita e exclusiva para alunos da educação infantil e ensino fundamental da rede pública.

Através do conteúdo e da prática os alunos serão apresentados a conceitos relacionados à história e geografia do Brasil, sua formação cultural, senso crítico musical, história da música nacional, biografia de músicos e compositores ilustres da MPB, além do conteúdo voltado à teoria e prática de um instrumento musical escolhido. Esta formação possibilitará que os alunos tenham maior conhecimento da nossa cultura, e passem a identificar, qualificar e produzir música.

 

Conheça o programa:

Foto: Mathias Pinto. Crédito: Laura Horst.

Timeline da MPB, com Profº Mathias Pinto

A Timeline da MPB propõe uma forma multimídia e interativa de se aproximar do conteúdo, utilizando tecnologia e criando um “diário de bordo” personalizado ao longo das aulas. O desafio de contar a história da música popular brasileira se alia à tecnologia nesta aula, que conta com a utilização de uma timeline criada ao longo da formação, mostrando as fases da MPB, seus instrumentos e principais personagens. Tudo isso utilizando música ao vivo e gravações (playbacks de outros instrumentos musicais) que são integradas a estas performances complementando cada uma das cenas que são propostas.

Principais objetivos: conhecer a história da MPB através de apresentações musicais; estabelecer conexões entre diferentes fases da MPB; conectar a história de diferentes compositores; criar coletivamente uma plataforma online com este repositório de materiais; remontar as diferentes experiências de culturas musicais populares. A ausência de conteúdos sobre MPB no currículo e a forma pouco dinâmica de passar estes conteúdos cria a necessidade de atualizarmos a maneira em que os alunos de hoje possam ter um contato com este conteúdo.

Nesta disciplina serão atendidas duas turmas de 40 alunos cada, uma a cada semestre, para estudantes do ensino fundamental da rede pública.

 

Cavaquinho, com Profº Mathias Pinto

O Cavaquinho é um instrumento simbólico da MPB. Com ele foram compostas muitas das músicas do nosso cancioneiro e ele é um instrumento portátil que realiza as 3 funções na música: Ritmo, Melodia e Harmonia. Muito versátil e completo é um instrumento que oferece facilidades no aprendizado e seu tamanho é adequado para o ensino infantil.

Dentro da oficina de Cavaquinho iremos percorrer o trajeto que este instrumento traçou dentro da MPB ensaiando músicas que serão tocadas com o grande grupo na parte final do encontro. Além disso, na oficina de cavaquinho iremos experimentar os diversos ritmos regionais do Brasil, uma porção de melodias folclóricas e os primeiros passos dos caminhos harmônicos para uma construção de uma nova percepção musical.

Nesta disciplina serão atendidas duas turmas de 20 alunos cada, uma a cada semestre, para estudantes do ensino fundamental da rede pública.

 

Foto: Guilherme Sanches. Crédito: Laura Horst.

Batucada Coletiva, com Profº Guilherme Sanches

A disciplina irá explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos. Também irá apresentar referências em vídeo de instrumentos musicais convencionais, como eletrofones, aerofones, cordofones, membranofones e idiofones; instrumentos musicais não convencionais, como a natureza como produtora de som e música, o corpo como instrumento musical, objetos do cotidiano como instrumentos musicais, construções como instrumentos musicais. E ainda estimular a percepção e a criação musical, confeccionar instrumentos musicais e experimentar as suas possibilidades rítmicas.

Nesta disciplina serão atendidas duas turmas de 40 alunos cada, uma a cada semestre, para estudantes do ensino fundamental da rede pública.

 

Percussão, com Profº Guilherme Sanches

O ato de percutir e criar ritmos se confunde com a própria história, estando presente em cerimônias e festividades desde os tempos mais remotos. A grande quantidade e variedade de instrumentos percussivos, aliados ao seu baixo custo, possibilitam muitas oportunidades de ensino-aprendizagem, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades autorais e criativas.

Nesta oficina de percussão iremos conhecer a grande família dos instrumentos percussivos e suas possibilidades sonoras e criativas, considerando sempre seus contextos históricos e sua relação com MPB e demais vertentes da cultura musical brasileira.

Nesta disciplina serão atendidas duas turmas de 20 alunos cada, uma a cada semestre, para estudantes do ensino fundamental da rede pública.

 

Foto: Stefania Johnson. Crédito: Laura Horst.

Flauta Doce, com a Profª Stefania Johnson

A flauta doce é um instrumento de sopro, utilizado universalmente no processo de desenvolvimento musical de crianças no ambiente escolar e proporciona aos alunos percorrer diversos gêneros musicais como baião, cantigas populares e folclóricas através de suas melodias. Por ser um instrumento solista, se torna um grande aliado no processo de aprendizado de leitura de partituras.

Principais objetivos: Explorar o instrumento flauta doce soprano em práticas de execução musical, reconhecendo os elementos constitutivos da música (timbre, melodia, altura, intensidade); Desenvolver a leitura de partituras; Conhecer diversas culturas e gêneros musicais através da prática da Flauta; Reconhecer, executar e fruir diferentes canções que compõem o repertório de MPB.

Nesta disciplina serão atendidas duas turmas de 20 alunos cada, uma a cada semestre, para estudantes do ensino fundamental da rede pública.

 

Musicalização Brasileira, com Profª Stefania Johnson

O aprendizado musical possui valor inestimável no desenvolvimento cognitivo e social das crianças. A musicalização cumpre um papel fundamental no processo de sensibilização para as formas de observar, fruir e fazer música.

As aulas serão voltadas à experimentação com diferentes instrumentos musicais, mesclando músicas, histórias, teatro, brincadeiras e jogos. As atividades começam por ouvir, observar e experimentar, integrando progressivamente um vocabulário de melodias, ritmos e movimentos. O objetivo principal é estimular o primeiro contato do público escolar com atividades culturais que envolvam música de forma lúdica.

Nesta disciplina serão atendidas duas turmas de 40 alunos cada, uma a cada semestre, para estudantes do ensino infantil da rede pública.

 

Foto: Glau Barros. Crédito: Laura Horst.

Canto, com Profª Glau Barros

Estudar canto é conhecer o próprio corpo, nosso ritmo respiratório. E aprender a cantar junto é um exercício de valor inestimável. A oficina de Canto do projeto MPB nas escolas vai proporcionar uma experiência sonora única aos alunos. Reunindo o grupo para cantar as melodias do cancioneiro brasileiro conheceremos o roteiro da MPB, seus cantores e suas histórias.

Durante a oficina de Canto os alunos poderão cantar solo, em grupo e acompanhados de outros instrumentos. Além disso, exercícios de aquecimento, preparação vocal servirão para a adequação da voz falada, tão importante para evitar lesões que podem se formar pela utilização inadequada da voz. Ao fim das aulas os alunos poderão identificar o que é MPB e quem são seus principais cantores e cantoras, além de conhecer os compositores.

Nesta disciplina serão atendidas duas turmas de 20 alunos cada, uma a cada semestre, para estudantes do ensino fundamental da rede pública.

 

Contação e Cantação de Histórias da MPB, com Profª Glau Barros

Aulas musicadas e interativas sobre contos populares e clássicos da música e da literatura brasileira revisitados através de dinâmicas de leitura de livros e de canções existentes ou compostas especialmente para a atividade didática.

Principais objetivos: aguçar o desejo pela leitura através da escuta e convivência com a oralidade; ampliar o vocabulário e os campos de conhecimento; interagir com a história através de sons, cantos e expressão corporal; exercitar a escuta a fim de realizar associações da história com sua própria vivência; expandir o universo da criatividade e expressividade.

Nesta disciplina serão atendidas duas turmas de 40 alunos cada, uma a cada semestre, para estudantes do ensino infantil da rede pública.

 

Mathias Pinto, coordenador do projeto

Compositor e violonista porto-alegrense, licenciado em música pelo Instituto Porto-Alegre, pós-graduado em música com ênfase em educação músical pela faculdade da Serra Geral. Coordenador da Oficina de choro de Porto Alegre. Em 2017, lançou seu disco de estreia chamado “Falso Folião” e disco “Valentia” da cantora Nani Medeiros, ambos com composições próprias. Neste mesmo ano, participou do festival Internacional de Choro em NY (EUA). Em 2018, participou do Festival Latin Flute - em Toronto/Canadá, Festival Pepsi Twist Land, fez a direção musical do longa metragem “Plauto, um sopro musical” sobre a vida do flautista Plauto Cruz e gravou o disco de estreia do Sexteto Gaúcho: “Bicho Solto”. Em 2019, criou a OCPA - Orquestra de choro de Porto Alegre, realizando o concerto Baile Brasileiro junto ao maestro Nailor Proveta. Foi curador do projeto Unimúsica 2019, com a edição samba-choro. Em 2020, ministrou uma aula na universidade Oxford (Inglaterra) com foco na composição de choro e foi jurado no festival Moenda da Canção (RS). Venceu o Prêmio Açorianos 2020 de melhor produtor musical. Idealizador e produtor do Festival de Choro da Serra Gaúcha (2022).

No primeiro semestre foram contemplados os projetos sociais da ACBERGS e da Aldeia da Fraternidade. Se você trabalha em uma instituição de ensino da rede pública de Porto Alegre (escolas municipais, estaduais e federais, ONGs e instituições dedicadas à Educação) e tem interesse no projeto, por favor, escreva para educativo@institutoling.org.br.

 

Esta formação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.