• início
  • blog
  • Bolsistas
  • MATERNIDADE E MEDICINA: DO BRASIL AOS EUA, CRISTIANE BENVENUTO COMBINA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

MATERNIDADE E MEDICINA: DO BRASIL AOS EUA, CRISTIANE BENVENUTO COMBINA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

Pesquisa, tecnologia e empreendedorismo sempre estiveram presentes na trajetória da dermatologista Cristiane Benvenuto Andrade. E determinação também: sua primeira filha nasceu enquanto ela cursava o MBA na The Wharton School, da University of Pennsylvania. Hoje mãe de dois adolescentes, radicada em San Diego, na Califórnia, busca a inovação em suas áreas de atuação.

MATERNIDADE E MEDICINA: DO BRASIL AOS EUA, CRISTIANE BENVENUTO COMBINA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

E vale destacar que foram muitas áreas desde a formação em Medicina na Universidade Federal do Rio Grando do Sul em 1999 até a atual posição na Abbvie Company, mais especificamente na divisão de desenvolvimento clínico de tecnologias para contorno corporal da Allergan Aesthetics, líder mundial em estética. A trajetória de Cris, como é chamada tanto no Brasil como nos Estados Unidos, não é linear, como ela própria pontua, e envolve diferentes campos do conhecimento. Assim, cada etapa contribuiu para o desafio seguinte.

– Quando se dá um passo diferente na carreira, você nunca abandona quem você foi: você leva junto todo o aprendizado – afirma Cris, que soma no currículo habilidades múltiplas como gerenciamento empresarial, serviços médicos, pesquisa clínica, oncologia, medicina integrativa, dispositivos médicos, tecnologia da informação em saúde e gerenciamento de equipes.

O olhar global e multidisciplinar começou a ser construído na Capital gaúcha com a vontade de ser médica. A base do ensino no Colégio Aplicação é considerada a primeira sorte como pontapé inicial, por ser uma instituição que ensina a questionar e buscar conhecimento, sem as decorebas tradicionais. Com a aprovação na UFRGS para Medicina  – imaginando que viria a ser neurocirurgiã, sonho da maioria dos calouros também  – flertou com outras especialidades até se decidir pela Dermatologia. Cursou a residência no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e emendou com um mestrado também na UFRGS e um doutorado na Universidade do Rio de Janeiro, concluído em 2008.

Seu projeto de pesquisa recebeu um prêmio da Sociedadea Americana de Pesquisa em Dermatologia, com um convite para ser apresentado em um evento mundial nos Estados Unidos, direcionado à orientadora de Cris. O que poderia ser apenas uma linha de menção no LinkedIn no futuro virou o próprio futuro da jovem médica de então 26 anos.

– Como uma mulher que também sabe apoiar outras mulheres, minha chefe respondeu ao convite sinalizando que eu, sua aluna, é que deveria ir ao congresso, por ter feito todo o trabalho. Um momento que a tornou uma espécie de “fada madrinha” de tudo que aconteceria depois.

Ao terminar a participação no evento, Cris encontrou um profissional que admirava muito. E então acontece outro momento divisor de águas: ele havia visto a apresentação da dermatologista sobre fotoproteção, seu tema de pesquisa, e fez uma proposta de trabalho para sua equipe em Nova York. Convite aceito, atuou por dois anos  como fellow no Memorial Sloan-Kettering na área de câncer de pele. Integrava uma equipe multidisciplinar que desenvolvia produtos para diagnóstico não invasivo. E então veio o despertar para a área de desenvolvimento de produtos, com o desejo urgente de entrar em outra pós-graduação, para “juntar todas as pontas”: médica, pesquisadora e empreendedora.

 

Novos rumos profissionais no Exterior

Aqui entrou o Instituto Ling como financiador da bolsa para cursar o MBA na Wharton School. E em paralelo ao curso, a primeira gestação. Casada na época com um também médico gaúcho, Cris hoje olha para trás e lembra sorrindo tanto dos perrengues quanto das alegrias daquela dupla jornada.

– Meu foco era criar um bom equilíbrio entre carreira e família, e sou realizada porque consegui levar os dois. Mas sem a menor dúvida eu subestimei tanto a maternidade quanto o MBA. Desde o processo seletivo grávida, com muitos testes e provas, até os dois anos de estudos com bebê pequeno – recorda. – Talvez se ficasse planejando demais, não teria feito nada disso. Já pensou se eu tivesse pensado muito? – brinca.

Uma lembrança daquele período intenso é a fase da amamentação, quando Cris e o então marido caminhavam para lá e para cá carregando uma máquina elétrica tira-leite e uma bolsa térmica para armazenar o leite materno ordenhado, que seria depois oferecido à primogênita. Com a família morando longe, Cris sabe que muitas vezes as mães têm uma jornada solitária, mas que dispor de uma rede de apoio como a que montou, cercada de pessoas de confiança, fez toda a diferença.

Encerrado o MBA, surgiu a oportunidade de voltar ao Brasil em uma posição no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ficou por 8 anos e atuou em áreas distintas como Comercial, Dermatologia, Oncologia e Tecnologia. Nesta última, aliás, liderou a criação dos primeiros aplicativos do hospital para médicos e pacientes, algo pioneiro na época. O segundo filho nasceu em terras brasileiras neste período.

 

Estética, inovação e olhar global para as tendências

Mencionar dermatologia muitas vezes envolve falar em Estética, mas este segmento se revelou novidade para Cris quando passou a integrar a equipe da Abbvie, uma empresa global de tecnologia que controla a Allergan. Para contextualizar, esta é a multinacional referência na área, com marcas gigantes como Botox no portfolio. Trabalhando na Califórnia, Cris é responsável pela liderança global para desenvolvimento clinico de de tecnologias para contorno corporal, com foco em tecnologias novas e aquisições de start-ups deste universo.

– Estética é algo novo para mim, mas estou amando o empoderamento que essa área traz, amo fazer parte do movimento de revisitar a estética. Não se trata mais de impor padrões, e sim permitir que você escolha o que quiser ser. E que as tecnologias possibilitem a pessoa a fazer escolhas.

Este e outros aprendizados de vida é o que Cris mais desejou passar aos filhos desde pequenos. Hoje Lina tem 16 anos, e o irmão mais novo, Lorenzo, está com 12. Cresceram falando em português dentro de casa.

Desde cedo, os irmãos viram a mãe conciliar seus objetivos profissionais com a vida em casa. Faz parte do principal “mantra” de Cris desde sempre: é preciso fazer o que se gosta e fazer bem feito. A máxima vale para qualquer profissão, como a médica explica:

–  Estimulo meus filhos a se conhecerem, fazerem o que gostam e fazerem bem feito, pois mercado sempre vai ter, mesmo que mude rapidamente. O importante é eles aprenderem a fazer esse movimento de entender o ambiente, escolher a atividade que se alinha com seus valores, interesses e habilidades  e ir para a próxima etapa.

Outro aprendizado surgiu como decorrência da própria maternidade, derrubando o mito da existência do “multitasking”, que seria fazer muitas coisas ao mesmo tempo, algo impossível (tendo filhos ou não).

– O que a gente aprende é fazer muitas coisas de forma ágil, além de mudar o foco de uma hora para outra muito rápido. Ser mãe ensina isso, ensina adaptação. E é um orgulho enorme! Coloca para outras mães que trabalham essa mensagem aí: sintam-se orgulhosas quando têm o privilégio de desacelerar para cuidar dos filhos pequenos. Jamais no mercado de trabalho temos que pedir desculpas por termos escolhido nos dedicar a  uma família.

27.04.2023

leia também

Bárbara Calixto: marketing com convicção para impulsionar novos negócios

Conquistar a independência financeira antes dos 40 anos é um privilégio para poucos – e a brasiliense Bárbara Calixto chegou lá. Quinze anos após ter iniciado o MBA na Universidade de Michigan, construiu uma carreira na área do marketing em empresas como Target, Microsoft e Cabify. Após coliderar o IPO de uma startup espanhola na Bolsa de NY, decidiu que era hora de propiciar um tempo para si, em um mestrado dedicado à indústria do vinho. Hoje, divide o tempo entre consultoria a startups e a gestão de investimentos, e só trabalha em negócios com os quais se identifica.

Ler mais

Flávia Cortes e a representatividade feminina na área de TI

Existe uma expressão em inglês, “walk the talk”, que fala sobre seguir em ações e atitudes de acordo com tudo aquilo que se diz. É assim que Flávia Cortes enxerga a presença feminina dentro das corporações. Em sua entrevista para o nosso blog, ela conta sua trajetória profissional e de que forma o MBA na Universidade da Pensilvânia foi primordial para alcançar seus objetivos. Desde que finalizou o mestrado em 2005, Flávia trabalha na Microsoft e, com quase 20 anos de atuação em TI, tem um objetivo pessoal de auxiliar mulheres a conquistar posições na área.

Ler mais

Olívia Carneiro: a economista tiktoker

A economista Olívia Miranda Carneiro, mais conhecida como Olívia Sensata, pensava aplicar os conteúdos aprendidos no Mestrado de Políticas Públicas na Universidade de Chicago para trabalhar em projetos voltados a problemas sociais. Questões familiares e a pandemia a fizeram rever seus planos. Entre várias possibilidades, Olívia decidiu utilizar seu conhecimento para informar as pessoas sobre economia, compartilhando análises econômicas em vídeos leves. Com esta abordagem fora do estereótipo “homem velho e aborrecido”, conquistou mais de 500 mil seguidores em suas redes sociais.

Ler mais