exposição

Exposição “Tomie Ohtake: seis décadas de pintura”

14/12/2022 às 10h30 até 25/02/2023 às 20h

Exposição “Tomie Ohtake: seis décadas de pintura”

O Instituto Ling, em parceria com a Almeida & Dale Galeria de Arte e Studio Prestes, tem a satisfação de apresentar a exposição Tomie Ohtake: seis décadas de pintura, com curadoria de Cézar Prestes. A partir de 14 de dezembro até 25 de fevereiro de 2023, o público poderá conferir na galeria do centro cultural 12 obras a óleo e tinta acrílica sobre tela da artista plástica japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake (1913-2015), reconhecida como uma das principais expoentes do abstracionismo.

 

Confira abaixo o texto do curador:

É impressionante a força da arte. E da pintura de Tomie Ohtake em particular. Tive o prazer de conhecer a figura delicada, mas com um talento gigante que viveu até os 101 anos. Estive com a artista, nascida no Japão e naturalizada brasileira, no seu hábitat paulistano e também acompanhei as exposições realizadas na capital gaúcha – em uma delas participei como galerista.

A mais recente ocorreu no inverno de dez anos atrás, quando foram mostradas obras produzidas até pouco antes das criações que compõem a exposição atual. Esta curadoria marca a agenda do verão em Porto Alegre, de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023, configurando uma sequência providencial para a cena cultural, logo após a Bienal do Mercosul.

Este panorama tem a consistência de 60 anos de pintura: são 12 obras a óleo e tinta acrílica sobre tela, criadas de 1967 até 2013, dois anos antes de sua morte. A sua apreciação leva o espectador a desfrutar de um mundo de imensa força pictórica e sensorial – mesmo que não tenha conhecido as fases anteriores da artista, atende ao chamado de sua arte.

Desde o colorido estimulante, até as superfícies com incursões pelas formas, as diferentes texturas geradas pela facilidade de colocar os materiais a serviço do talento, tudo estimula a experiência perceptiva. E a artista deixa a impressão de cada um se encarregar de dar nome às obras, talvez em respeito às diferentes bagagens dos espectadores.

Tomie Ohtake: seis décadas de pintura torna tangível a parceria entre Almeida & Dale e Studio Prestes e conta com a realização do Instituto Ling, junto com as duas empresas. Todas as três reunidas em torno de uma das maiores expressões da arte brasileira, uma unanimidade entre os mestres do abstracionismo.

Cézar Prestes

Curador

 

Sobre o curador:

Cézar Prestes foi marchand do artista visual Iberê Camargo durante a última década de sua produção. Neste mesmo período, realizou a primeira grande publicação da obra de Iberê, com a curadoria do próprio artista para as imagens do livro, e foi curador de sua última exposição em vida. Foi secretário de Cultura do Rio Grande do Sul e diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Possui uma extensa trajetória no mundo das artes e vem viajando pelo Brasil e exterior orientando importantes profissionais e artistas com seu trabalho de curadoria. 

 

Esta exposição é uma realização do Instituto Ling, Almeida & Dale Galeria de Arte e Studio Prestes.

Compartilhe