Somos o Instituto Ling

A história do Instituto Ling tem início em 1995. Nossos valores, entretanto, foram definidos muito antes, ainda na China, terra natal do nosso fundador Sheun Ming Ling e sua esposa Lydia Wong Ling. Assim como seus antepassados, Sheun Ming e Lydia foram influenciados pelo confucionismo e sempre prezaram os valores da educação e da reciprocidade. Foi com isso em mente que buscaram maneiras de retribuir ao Brasil, país que os acolheu em 1951 e que os permitiu formar uma família, construir empresas e prosperar.

Das ações pontuais, ligadas à saúde, ao empreendedorismo e à cultura, Lydia e Sheun Ming concluíram que a maior contribuição que poderiam dar para a transformação do país era por meio do investimento na educação. Surgiu assim o Instituto Ling.

O pontapé inicial foi a concessão de bolsas de estudo a jovens com destacada atuação acadêmica, perfil de liderança e capacidade para atuar em benefício da sociedade. Já em 1995, os primeiros três bolsistas foram cursar MBA nos Estados Unidos. No ano seguinte, foram sete. A rede foi crescendo e hoje são centenas de pós-graduados, muitos em posição de evidência no cenário nacional e internacional, enfim, pessoas que estão fazendo a diferença.

Se os programas de pós-graduação representam o incentivo para aqueles que já se sobressaem profissionalmente abrirem sua mente para novas ideias, outros programas de bolsas voltados a alunos da graduação, ensino básico e médio foram criados como uma janela de oportunidades para pessoas com currículo destacado e vontade de desenvolver suas aptidões, mas sem condições econômicas de estudar nas melhores instituições.

Em 2014, ampliamos a nossa atuação.

 

O mesmo princípio da retribuição levou a família Ling a criar o nosso Centro Cultural, em Porto Alegre.

Um lugar especial cheio de contemporaneidade, para acolher pessoas que desejam alimentar a alma através da busca pelo conhecimento, do descobrimento de novas perspectivas e da troca de ideias, de maneira simples e prazerosa.

Criamos um ambiente acolhedor que reúne:

 

No ano seguinte, ganhamos uma nova frente de atuação, a saúde. Unindo-se à iniciativa da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, apoiamos a implantação do Centro de Oncologia Lydia Wong Ling, referência internacional em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. E, em 2019, estabelecemos parceria com a Santa Casa de Misericórdia, contribuindo para a construção de um novo prédio para o complexo hospitalar em Porto Alegre.

Em 2020, os principais programas de bolsas de estudo tiveram continuidade, mas o centro cultural foi fechado ao público em 18 de março daquele ano. Foi o momento de lançar a programação on-line, aumentando seu alcance e permitindo a participação de público de localidades diversas do estado, do país e até do exterior, e de reformulação do site institucional, que passou a contar com galeria de vídeos e conteúdo complementar à programação.  

Em 8 de setembro de 2021, os momentos de encontro e convívio voltaram: o centro cultural reabriu ao público trazendo atrações nacionais e internacionais, exposição de arte e com novo parceiro na área de gastronomia, o Chef Lúcio. Hoje, em 2024, nossa programação acontece somente em formato presencial. A principal novidade são as parcerias com outras entidades culturais da cidade, como o Festival Fantaspoa e a Bienal do Mercosul, que passou a fazer parte da nossa agenda cultural desde 2022.

 

Esses são os primeiros capítulos da nossa história. É um convite para que você nos conheça mais! Seja bem-vindo!


Linha do tempo


Diretoria

Presidência

  • William Ling

Diretores

  • Wilson Ling

Conselho Consultivo do Centro Cultural

  • Alfredo Fedrizzi
  • Alua Kopstein
  • Clarice Debiagi
  • Claudia Laitano
  • Fábio Goldschmidt
  • Fernando Schüler
  • Sandra Ling

Trabalhe Conosco

Venha trabalhar pelo desenvolvimento da educação e da cultura. Se houver alguma vaga compatível, vamos entrar em contato com você.


O Prédio

Em um projeto de Isay Weinfeld, premiado arquiteto brasileiro, nosso prédio tem arquitetura atemporal e minimalista, é cheio de luz natural e tem um jardim lindo com muitos tons de verde.

Pensamos os nossos espaços como se fosse uma casa confortável e acolhedora.

Esperamos a sua visita.

venha nos visitar