Somos o Instituto Ling

A história do Instituto Ling tem início em 1995. Nossos valores, entretanto, foram definidos muito antes, ainda na China, terra natal do nosso fundador Sheun Ming Ling e sua esposa Lydia Wong Ling. Assim como seus antepassados, Sheun Ming e Lydia foram influenciados pelo confucionismo e sempre prezaram os valores da educação e da reciprocidade.  Foi com isso em mente que buscaram maneiras de retribuir ao Brasil, país que os acolheu em 1951 e que os permitiu formar uma família, construir empresas e prosperar.

Das ações pontuais, ligadas à saúde, ao empreendedorismo e à cultura, Lydia e Sheun Ming concluíram que a maior contribuição que poderiam dar para a transformação do país era por meio do investimento na educação. Surgiu assim o  Instituto Ling.

O pontapé inicial foi a concessão de bolsas de estudo a jovens com destacada atuação acadêmica, perfil de liderança e capacidade para atuar em benefício da sociedade. Já em 1995, os primeiros três bolsistas foram cursar MBA nos Estados Unidos. No ano seguinte, foram sete. A rede foi crescendo e hoje são centenas de pós-graduados, muitos em posição de evidência no cenário nacional e internacional, enfim, pessoas que estão fazendo a diferença.

Se os programas de pós-graduação representam o incentivo para aqueles que já se sobressaem profissionalmente abrirem sua mente para novas ideias, outros programas de bolsas voltados a alunos da graduação, ensino básico e médio foram criados como uma janela de oportunidades para pessoas com currículo destacado e vontade de desenvolver suas aptidões, mas sem condições econômicas de estudar nas melhores instituições.

Em 2014, ampliamos a nossa atuação.

 

O mesmo princípio da retribuição levou a família Ling a criar o nosso Centro Cultural, em Porto Alegre.

Um lugar especial cheio de contemporaneidade, para acolher pessoas que desejam alimentar a alma através da busca pelo conhecimento, do descobrimento de novas perspectivas e da troca de ideias, de maneira simples e prazerosa.

Criamos um ambiente acolhedor que reúne:

 

No ano seguinte, ganhamos uma nova frente de atuação, a saúde. Unindo-se à iniciativa da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, apoiamos a implantação do Centro de Oncologia Lydia Wong Ling, referência internacional em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. E, em 2019, estabelecemos parceria com a Santa Casa de Misericórdia, contribuindo para a construção de um novo prédio para o complexo hospitalar em Porto Alegre.

A pandemia da Covid-19 impactou a todos, e não foi diferente com o Instituto Ling. O centro cultural fechou ao público em 18 de março e assim permaneceu até o final do ano.

Mas não paramos. No ano de seu 25º aniversário, os principais programas de bolsas de estudo tiveram continuidade, atingindo um acumulado de US$ 7,5 milhões investidos desde 1995 em mestrados e especialização no exterior.

A programação cultural migrou para o online, aumentando seu alcance e permitindo a participação de público de localidades diversas do estado, do país e até do exterior. Foram 85 atividades no formato virtual, a maior parte gratuita, transmitidas por Zoom, Youtube ou lives no Instagram. Novos projetos entraram no portfolio: Conversa sobre Arte, Adaptação: entre literatura e o cinema, Audições comentadas de música erudita. Realizamos shows com artistas internacionais e contamos com professores e convidados de relevância nacional em muitas atividades. 

O site institucional foi reformulado, passando a contar com galeria de vídeos e a seção Explore, destinada a conteúdo complementar à programação.

 

Esses são os primeiros capítulos da nossa história. É um convite para que você nos conheça mais! Seja bem-vindo!


Linha do tempo


Diretoria

Presidência

  • Lydia Wong Ling

Diretores

  • William Ling
  • Wilson Ling

Conselho Consultivo do Centro Cultural

  • Alfredo Fedrizzi
  • Alua Kopstein
  • Clarice Debiagi
  • Claudia Laitano
  • Danilo Maia
  • Fernando Schüler
  • Jorge Ignácio Szewkies
  • Luis Medeiros

Trabalhe Conosco

Venha trabalhar pelo desenvolvimento da educação e da cultura. Crie o seu perfil. Se houver alguma vaga compatível, vamos entrar em contato com você.


O Prédio

Em um projeto de Isay Weinfeld, premiado arquiteto brasileiro, nosso prédio tem arquitetura atemporal e minimalista, é cheio de luz natural e tem um jardim lindo com muitos tons de verde.

Pensamos os nossos espaços como se fosse uma casa confortável e acolhedora.

Esperamos a sua visita.

venha nos visitar