Foto: Silfeb/wikimedia Foto: Silfeb/wikimedia

Arquitetura de Porto Alegre: o que ela diz sobre a história da cidade

Traçando a cidade

Uma cidade é, ao mesmo tempo, palco de eventos históricos e protagonista de seu enredo. Ela tem vida própria, e o desenrolar de seus capítulos se mistura com as narrativas de seus moradores.

Com Porto Alegre não é diferente. Chegando aos 250 anos, a capital dos gaúchos tem muito a contar e relembrar. Ela é construída de relações e de tijolos, de afeto e de concreto. Suas ruas e avenidas, sua orla, praças e monumentos se misturam com a história de seus filhos e moradores.

A vida de todos nós é influenciada, para o bem e para o mal, pela arquitetura ao nosso redor – é este traçado que dá sustentação à cidade que chamamos de lar.

 

Volta ao passado

Fundada em 26 de março de 1772, Porto Alegre começou duas décadas antes, com a chegada de 60 casais portugueses açorianos, trazidos por meio do Tratado de Madri para se instalarem nas Missões. Como a demarcação dessas terras demorou, eles permaneceram no então chamado Porto de Viamão, primeira denominação de Porto Alegre.

No ano seguinte, a cidade tornou-se capital da capitania e recebeu imigrantes de várias nacionalidades, em especial, alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses. Essa mistura cultural ajudou a criar uma cidade diversa e plural, inclusive em sua arquitetura, que passou a refletir a riqueza de pensamentos e estilos.

 

Geografia e arquitetura

A arquitetura de Porto Alegre foi crescendo e se desenvolvendo a partir de seus atributos naturais. Com área de 496,684 km², o município possuiu morros graníticos e uma planície que ocupa 65% de seu território.

A capital tem matas, cachoeiras e campos nativos, além de 16 ilhas no Lago Guaíba, que contorna a cidade por 70 quilômetros de orla fluvial. É também uma cidade com elevado índice de arborização. Todos esses atributos geográficos e naturais se destacam e se valorizam através dos contornos arquitetônicos que a cidade ganhou desde a sua fundação.

 

Estilos e referências mais importantes

O mix cultural, étnico, religioso e linguístico de Porto Alegre fica evidente em suas linhas arquitetônicas. A capital dos gaúchos tem construções com estilos variados, que evoluíram com o tempo e com a história da cidade. Entre os que se destacam, estão:

Luso-Brasileiro: herança dos primeiros europeus a ocuparem a cidade, os mais antigos prédios têm estilo luso-brasileiro e surgiram nos séculos 18 e 19. Os portugueses adaptaram o estilo arquitetônico usado na época aos materiais que encontraram por aqui. São comuns as paredes em taipa ou alvenaria, pintura de cal, janelas guilhotina e arco abatido. É exemplo deste tipo de construção o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo.

Eclético: no início do século 20, surgiram construções de estilo eclético, com uma fusão de vários outros. São edificações que misturam linguagens arquitetônicas preponderantes na Europa, como a neoclássica, grega, barroca e neorresnascentista. São exemplos o Palácio Piratini, o Theatro São Pedro e a Catedral Metropolitana.

Foto: Palácio Piratini, um exemplo de construção do estilo eclético. Crédito: Fernando Bueno.

 

Art Déco: também no início do século 20 surgiram obras inspiradas no art déco, com linhas retas ou geométricas e simplicidade na ornamentação, como a Paróquia São Geraldo e o Posto de Saúde Modelo, no bairro Santana.

Art Nouveau: com referências a formas naturais e linhas curvas, o art nouveau se faz presente em construções como a Casa Godoy e o Observatório Astronômico da UFRGS, de 1907 e 1908, respectivamente. Neste estilo surgem frontões curvos e vazados, vitrais, aberturas curvas e painéis com formatos naturais, com imagens de frutas ou animais.

Moderno: tendo Oscar Niemeyer como principal expoente, o estilo moderno chegou a Porto Alegre nos anos 1950. Inicialmente houve resistência, mas a cidade ganhou prédios como o Palácio da Justiça, a Fundação Iberê Camargo e o Centro Administrativo Fernando Ferrari, com traços modernos. Essas construções têm como características a funcionalidade, a integração à natureza e aplicam linhas geométricas bem definidas.

Contemporâneo: a arquitetura contemporânea dá continuidade ao estilo modernista e sua preocupação é no processo e não na forma. Os desenhos valorizam a sustentabilidade e o bom uso dos recursos naturais, como o vento, o sol e a chuva. Amplas janelas, muito vidro, tudo para facilitar a iluminação natural. Há uma grande preocupação em usar materiais reciclados e valorizar a geografia presente em cada construção.

 

Dez marcos arquitetônicos da capital

É possível viajar pelo passado de Porto Alegre através de suas construções. Cada rua, praça, parque, monumento ou edifício é um convite para revisitar a história e conhecer mais sobre esse Porto que chamamos de Alegre. Dentre os muitos marcos arquitetônicos da cidade, destacamos:  

Memorial do Legislativo

Foi erguido em 1790 e é a construção mais antiga da cidade que manteve a sua estrutura original. O prédio já foi a primeira sede da Assembleia Legislativa entre 1835 e 1967. Hoje abriga documentos históricos, com um acervo de fotografias e livros.

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

O início de sua construção data de 1921, porém sua conclusão só foi realizada em 1986. Com estilo neorrenascentista, a igreja foi um projeto realizado pelo italiano Giovanni Battista Giovanele, que teve a ideia de dar à cúpula um volume que chamasse a atenção dos fiéis, atingindo 65 metros de altura.

Solar da Travessa Paraíso

É um dos raros exemplos remanescentes da arquitetura luso-brasileira na cidade. Construído nos anos 1820 e de autoria desconhecida, é um dos prédios mais antigos da capital.  

Colégio Militar de Porto Alegre

Inaugurado em 1887, tem projeto do alemão Wilhelm Ahrons e seu estilo é o neoclássico. Tem um pátio interno de 8.500m² e, ao longo de sua história, foi alterado e ganhou um novo pavimento e as maiores estátuas de adorno de Porto Alegre, colocadas em 1914: lá estão representadas as imagens de Marte, deus da guerra, e Minerva, deusa da sabedoria.

Palácio da Justiça

O projeto, criado em 1953 por Fernando Corona e Carlos Maximiliano Fayet, é um marco do movimento moderno no estado.  Tem grandes pilares no térreo, vidro e metais no corpo da edificação. Há também uma escultura em bronze de Themis, deusa grega da justiça.

Casa Godoy

É um dos poucos remanescentes com estilo art nouveau na cidade. O projeto foi feito por Hermann Menschen e todos os seus detalhes, dos materiais usados nas esquadrias, forros, paredes, aos murais decorativos, vitrais e mobiliários, para ser fiel ao estilo escolhido.

 

Monumento ao Expedicionário

Foto: Monumento ao Expedicionário no Parque Farroupilha. Crédito: Eduardo Beleke.

Foi uma homenagem aos “praças” da Força Expedicionário Brasileira que foram enviados para a Segunda Guerra Mundial.  Nasceu de um concurso público e desde o início deveria caracterizar um arco do triunfo. O projeto escolhido foi o de Antônio Caringi, também autor da Estátua do Laçador. Sua construção foi recheada de atrasos e polêmicas, sendo inaugurado em 1957, 11 anos depois do início das obras.

 

Igreja Nossa Senhora das Dores

Foto: Igreja Nossa Senhora das Dores. Crédito: Eloi Santos de Farias.

Foi construída em 1813 e é a igreja mais antiga de Porto Alegre que ainda está de pé. Tem uma longa escadaria com estilo arquitetônico eclético, que une o barroco, o renascentista e o romântico.

 

Theatro São Pedro

Foto: Theatro São Pedro, o mais antigo da cidade em atividade. Crédito: Solange Brum.

Sua construção iniciou em 1833, mas foi inaugurado mais de duas décadas depois, em 27 de junho de 1858, com estilo neoclássico do arquiteto Filipe Normann. É o teatro mais antigo da cidade ainda existente. Sua decoração contava com um lustre que foi presente do governo francês, que funcionava com velas. O lustre atual foi inspirado naquele.

 

Fundação Iberê Camargo

Foto: Prédio da Fundação Iberê Camargo. Crédito: Elvira Fortuna.

Inaugurado em 2008, o projeto do centro cultural foi concebido pelo arquiteto português Álvaro Siza – um dos mais prestigiados do mundo, vencedor do Troféu Leão de Ouro da 8ª Bienal da Arquitetura de Veneza, em 2002. O prédio possui salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, auditório, loja, cafeteria, estacionamento e parque ambiental projetado pela Fundação Gaia.

 

DICAS DO LING

Para seguir no clima de celebração dos 250 anos da capital gaúcha, separamos três conteúdos extras sobre a arquitetura da cidade:

Você sabia que, recentemente, Porto Alegre ganhou uma marca própria em homenagem aos seus 250 anos? Foram criadas três identidades visuais – com os títulos Horizontes, Caminhos e Formas  – elaboradas coletivamente por 40 empresas de design da capital. E todas elas, é claro, levam em consideração a arquitetura da cidade. Em votação popular, a escolhida foi Horizontes, mas vale a pena ver, em detalhes, as três propostas.

Polêmico, instigante e com técnicas construtivas inéditas na cidade, o edifício da Fundação Iberê Camargo, por si só, é tema de muito assunto. Este artigo do professor e arquiteto Edson Mahfuz reflete sobre o impacto dessa construção nos caminhos da arquitetura gaúcha nos próximos anos.

O prédio do centro cultural do Instituto Ling desperta muito interesse pela sua arquitetura incomum. O projeto do arquiteto paulistano Isay Weinfeld é atemporal e minimalista, com muita luz natural. Conheça os bastidores da construção neste vídeo apresentado pelo arquiteto Anthony Ling, que acompanhou toda a execução até a finalização das obras.

 

REFERÊNCIAS

BACK, ANDRÉA. Onze Marcos Arquitetônicos para Conhecer em Porto Alegre. Disponível em https://www.prefeitura.poa.br/smde/noticias/onze-marcos-arquitetonicos-para-conhecer-em-porto-alegre

CRUZ, TALITA. Arquitetura em Porto Alegre: 4 obras que todo arquiteto precisa conhecer. Disponível em  https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura-porto-alegre/

PRIKLADNICKI, FÁBIO. Site GAÚCHAZH. Como o Theatro São Pedro Sobreviveu a 160 anos e História. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/espetaculos/noticia/2018/06/como-o-theatro-sao-pedro-sobreviveu-a-160-anos-de-historia-no-rio-grande-do-sul-cjioy0nkw0idf01qoogsdnzkp.html

PMPA. Conheça Porto Alegre. Disponível em https://prefeitura.poa.br/gp/projetos/conheca-porto-alegre

WEBER, JÉSSICA REBECA.  Site GAÚCHAZH. Uma cidade, vários estilos. Disponível em https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2021/06/uma-cidade-varios-estilos-guia-ajuda-a-encontrar-tesouros-da-arquitetura-em-porto-alegre-ckqbc97gl001w01802efpfrpo.html

WIKIHAUS. Conheça as construções mais antigas da cidade de Porto Alegre. Disponível em https://wikihaus.com.br/blog/245-anos-de-porto-alegre-conheca-as-construcoes-mais-antigas-da-cidade

WIKILAND. Casa Godoy. Disponível em: https://www.wikiwand.com/pt/Casa_Godoy

WIKIPEDIA. Theatro São Pedro. Disponível em:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Theatro_S%C3%A3o_Pedro_(Porto_Alegre