Foto: Unsplash Foto: Unsplash

Arte, Cultura e Inovação na Sala de Aula | Conteúdo Acessível

Com o propósito de enriquecer a experiência em sala de aula e aprimorar a dinâmica de aprendizado, o Instituto Ling realizou ao longo de 2023 uma série de programas de formação voltados para educadores.

Durante as iniciativas, fizemos uma reflexão conjunta sobre como a cultura, a arte e as inovações tecnológicas podem ser integradas às salas de aula. Também tivemos a oportunidade de aprender com destacados educadores do nosso estado, abordando temas que vão desde a literatura mundial até uma formação específica sobre música, oferecendo técnicas e ferramentas para incorporar conteúdo cultural em diversas disciplinas.

No total, foram realizadas 50 aulas, algumas das quais registramos em vídeos com recursos de acessibilidade, como audiodescrição dos participantes e dos espaços, interpretação em libras e legendas em português.

 

10 DISCOS, 10 HISTÓRIAS

Aulas-show, com Arthur de Faria e Lúcio Brancato

Em três encontros em formato de aulas-show, o pianista e pesquisador Arthur de Faria e o jornalista e músico Lúcio Brancato nos conduziram por uma imersão na história da música.

Liderada por de Faria e acompanhada pelo percussionista Giovanni Berti, a primeira atividade explorou as diversas paisagens da música popular mundial, ressaltando a relevância da música na vida urbana e seu papel unificador entre diferentes comunidades e classes sociais. Desde os gêneros clássicos como Modinha, Lundu, Polka, Fado e Samba-Canção, até a influência de nomes como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, o encontro abarcou também o século XX, abordando o surgimento do samba, a preeminência da MPB e a disseminação de gêneros como pop e rock, cruciais na formação da música brasileira contemporânea.

Na segunda aula-show, também ministrada por Arthur de Faria, o foco direcionou-se para a música produzida em Porto Alegre, explorando desde as Guerras Guaraníticas até a presença marcante do influente Maestro Mendanha. O pesquisador traçou um panorama das raízes musicais da cidade, destacando a significativa Era do Rádio, a revitalização do regionalismo com nomes como Teixeirinha e Gildo de Freitas, e analisando a cena musical contemporânea com ênfase na renovação introduzida por artistas como Renato Borghetti. Também enfatizou a importância de diversos talentos locais, incluindo Bebeto Alves, Nelson Coelho de Castro, Musical Saracura, Nei Lisboa e Vitor Ramil.

Depois, no terceiro encontro, foi a vez de Lúcio Brancato nos proporcionar uma imersão na música que influenciou gerações, através da análise de 10 álbuns que desempenharam papel fundamental na construção da história do Rock'n Roll. Acompanhado pelo violonista Ricardo Sabadini, Brancato contextualizou historicamente e explorou o impacto cultural de obras-primas como Highway 61 Revisited, de Bob Dylan, The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars, de David Bowie e Dark Side of The Moon, do Pink Floyd.

Playlist completa da formação 10 DISCOS, 10 HISTÓRIAS com acessibilidade.

 

Conteúdo das aulas para leitura em voz alta por meio de recursos de acessibilidade digital (https://www.dropbox.com/scl/fo/8hz11td4wnd453mcwbpja/h?rlkey=mihuy5lrxh0ks8xpe0wukcp56&dl=0)

 

MPB NAS ESCOLAS

Projetos Socioculturais na Música, com Cecília Silveira e Mathias Pinto

Ao longo de 16 encontros, a formação MPB nas Escolas teve como objetivo oferecer técnicas e ferramentas para inserir conteúdo musical às salas de aula. No último encontro do projeto, a professora Cecília Silveira compartilhou suas experiências como mentora da Orquestra Villa-Lobos, sediada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, situada na comunidade da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre/RS. O projeto, que transcende os limites da educação musical, alcança mais de 300 crianças, adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade.

Cecília destacou a importância da música como um veículo transformador, além de aprofundar-se na trajetória da Orquestra Villa-Lobos, evidenciando não apenas os aspectos técnicos da formação musical, mas também o impacto social positivo que a iniciativa exerce sobre os participantes, além de ressaltar a importância da colaboração e do envolvimento comunitário para o sucesso de iniciativas socioculturais.

O encontro também contou com a participação dos músicos Mathias 7 Cordas, Geyson William Mença e Vítor Rogério Oliveira.

 

Aula completa da formação MPB nas Escolas com acessibilidade:

 

 

CULTURA TECH NA SALA DE AULA

Será o ChatGPT um poeta? Inteligência artificial na produção cultural, com Daiana Campani

Como a cultura, a arte e as inovações tecnológicas chegam às salas de aula? Como o reconhecimento das transformações sociais pode servir como ponte entre alunos e professores? Quantas vezes escutamos "na minha época tudo era diferente"? O propósito da formação Cultura Tech na Sala de Aula, uma parceria entre Instituto Ling e Unisinos, foi reconhecer e refletir sobre essas transformações e propor projetos aplicados de cultura contemporânea e tecnologia nos espaços escolares.

Neste encontro, a professora Daiana Campani elucidou o conceito de inteligência artificial generativa, discorreu sobre os impactos da IA na produção cultural e abordou os limites e possibilidades do uso da tecnologia na educação. Além disso, apresentou novas ferramentas tecnológicas gratuitas destinadas ao uso dos professores em sala de aula, e compartilhou propostas de atividades envolvendo a aplicação do Chat GPT.

 

Aula completa da formação Cultura Tech na Sala de Aula com acessibilidade:

 

 

LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA

Clássicos da Literatura Brasileira, com Luiz Augusto Fischer

Ao longo de 16 encontros, a formação Literatura Mundial na Sala de Aula ofereceu um amplo panorama da literatura como forma de estimular novas abordagens nas escolas, além de oportunizar o reforço de conteúdos e a ampliação de repertório aos participantes. Entre autores clássicos e contemporâneos, percorremos a produção literária de diferentes países.

O primeiro módulo da formação foi dedicado aos clássicos da literatura brasileira. Ministrado pelo professor Luís Augusto Fischer, no decorrer de quatro encontros transitamos por diferentes momentos da história do país, a partir de leituras de obras dos séculos XIX e XX.

Em um dos encontros, o tema foi o Rio de Janeiro, primeira metrópole moderna do Brasil, por meio da análise dos contos O Enfermeiro e Umas Férias, de Machado de Assis, escritor que para muitos foi o que melhor soube retratar a essência carioca através de seus personagens e histórias que refletem sobre a moralidade, as relações interpessoais e as dinâmicas sociais da cidade.

Além disso, o estudo da atmosfera carioca foi enriquecida pela incursão nas crônicas Pequenas Profissões e Tatuadores, de João do Rio, extraídas de sua obra A alma encantadora das ruas, peça-chave na compreensão vívida das complexidades e peculiaridades que caracterizam as ruas do Rio de Janeiro.

 

Aula completa da formação Literatura Brasileira na Sala de Aula com acessibilidade:

 

Audiolivros de obras abordadas na formação Literatura Brasileira na Sala de Aula, com acesso gratuito:

Becos da Memória, de Conceição Evaristo. 

Em que mundo tu vive?, de José Falero.

Amora, de Natalia Borges Polesso. 

 

LITERATURA MUNDIAL NA SALA DE AULA

Literatura Africana, com Luciana Éboli

No módulo dedicado à Literatura Africana do programa de formação Literatura Mundial na Sala de Aula, ministrado pela professora Luciana Éboli, estudamos obras de escritores e escritoras africanos contemporâneos. Na primeira aula, analisamos a narrativa de Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie, que aborda questões como identidade, raça, imigração e amor a partir das experiências de uma jovem nigeriana.

Também exploramos o universo poético de Terra Sonâmbula, de Mia Couto, que retrata temas como memória, identidade, perda e esperança em meio à guerra civil que assolou o país. Por fim, estudamos a obra Os da minha rua, de Ondjaki, que apresenta uma visão multifacetada da sociedade angolana, passando por assuntos como a guerra, a vida cotidiana das pessoas comuns, as relações interpessoais e a resistência à adversidade.

Aula completa da formação Literatura Mundial na Sala de Aula com acessibilidade:

 

Já na segunda aula, nos concentramos na apreciação crítica das seguintes obras literárias: Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane, que trata sobre questões sociais, culturais e de gênero, a poligamia e seus impactos na vida das mulheres; Manual para amantes desesperados, da poeta Paula Tavares; Mayombe, de Pepetela, que contextualiza o nacionalismo, colonialismo, luta pela independência e as complexidades das relações humanas durante período de conflito armado; e As aventuras de Ngunga, também de Pepetela, que narra o impacto do colonialismo na identidade cultural e na educação, além de temas relacionados à resistência, consciência política e o despertar para as realidades sociais.

 

Aula completa da formação Literatura Mundial na Sala de Aula com acessibilidade:

 

Audiolivros de obras abordadas na formação Literatura Mundial na Sala de Aula, com acesso gratuito:

Os Funerais de mamãe grande, de Gabriel Garcia Marquez. 

A metamorfose, de Franz Kafka. 

Memorial do Convento, de José Saramago.

Tia Julia e o escrevinhador, de Mario Vargas Llosa. 

Terra Sonambula, de Mia Couto. 

O papel de parede amarelo, de Charlotte Perkins Gilman.

A volta do parafuso, de Henry James. 

Esse cabelo, de Djaimilia Pereira de Almeida.