Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Sandra Ling lança livro de estreia na nova Livraria da Travessa em Porto Alegre

sempre é outra superfície, publicado pela editora 7Letras, reúne poemas e desenhos e será apresentado ao público no dia 15 de setembro, às 19h, em um dos primeiros grandes eventos literários da nova livraria na capital gaúcha, com bate-papo entre a autora, a ensaísta Maria do Carmo Campos e a crítica de arte Virgínia Aita.

 

Sandra Ling é poeta, artista plástica e paisagista, natural de Porto Alegre
Crédito da foto: Ricardo Catani Milani. 

 

Um encontro de estreias. A poeta, artista plástica e paisagista Sandra Ling lança seu livro de estreia, sempre é outra superfície, no dia 15 de setembro, segunda-feira, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi Porto Alegre. O lançamento será um dos primeiros grandes eventos literários da nova loja, que marca a chegada da tradicional rede carioca ao Sul do Brasil. O evento contará com uma conversa aberta ao público, em que Sandra dialoga com a professora e ensaísta Maria do Carmo Campos e a pesquisadora em filosofia e crítica de arte Virgínia Aita, ampliando a reflexão sobre poesia, artes visuais e o lugar do livro na cena cultural contemporânea.

 

O livro

Publicado pela editora 7Letras, sempre é outra superfície reúne poemas e desenhos produzidos ao longo de muitos anos, em um processo paciente e artesanal. Os textos são concisos e depurados, apresentados ao lado de imagens delicadas, compondo uma obra que reflete sobre tempo, espaço, gesto e espanto.

A poeta é leitora atenta da poesia oriental, do pensamento filosófico contemporâneo e de autoras como Orides Fontela, Emily Dickinson e Louise Glück. Em sua escrita, transita por estados emocionais e ciclos da natureza, privilegiando a sugestividade do não dito e a contemplação.

A publicação está em sua segunda edição, agora em formato especial e mais acessível ao público, e também com texto de orelha assinado pelo crítico e poeta Carlito Azevedo, que ressalta a singularidade da obra: “O olhar de Sandra Ling para o mundo não busca o sentido em metafísicas alturas nem em profundidades duvidosas, mas na superfície, ao rés do chão, nas calçadas da infância, onde brotam as cintilâncias”.

Dividido em três partes – “das primaveras e outonos”, “de todas as águas” e “da seiva bruta” –, o volume traz posfácio do poeta e tradutor Guilherme Gontijo Flores, que destaca o entrelaçamento entre texto e imagem: “Quem se debruçar com a devida calma sobre sempre é outra superfície, logo vai descobrir que aqui a visão da linha vira planta, que por sua vez vira carne, que então vira corpo em pulsação, numa metamorfose contínua que incorpora aqueles que a contemplam para se tornarem agentes mediadores de curiosas ambiguidades deliberadas”.

 

Crédito da foto: Nino Andrés.

 

Sobre a autora:

Sandra de Barros Ling nasceu em Porto Alegre, onde vive e trabalha. Desde o início dos anos 1980, dedica-se às artes plásticas, tendo iniciado sua formação no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, onde foi aluna de Carlos Scarinci. No início dos anos 1990, aprimorou seus estudos cursando pintura com a artista Dinah James no Pacific Art League of Palo Alto, na Califórnia, e estudando Desenho e História da Arte na Stanford University. É cofundadora do centro cultural do Instituto Ling, na capital gaúcha.

 

Jéssica Barcellos Comunicação

Jéssica Barcellos – Jornalista

imprensa@jessicabarcellos.com

(51) 99863-6363