Foto: Tânia Meinerz Foto: Tânia Meinerz

Centro cultural Instituto Ling completa 8 anos

O Instituto Ling está em festa! Desde que abrimos nossas portas, em 31 de outubro de 2014, abraçamos a capital gaúcha, seus moradores e visitantes, oferecendo inúmeras opções em cursos, palestras, teatro, música, cinema, literatura, entretenimento, artes visuais e gastronomia. Palco de muitos encontros, descobertas, aprendizado e lazer, consolidamos nosso nome e importância dentro do cenário cultural brasileiro.

 

O princípio da reciprocidade

Nossa história começou há quase três décadas, quando o casal Sheun Ming Ling e Lydia Wong Ling, vindos da China e influenciados pelo confucionismo, doutrina que preza pela reciprocidade, queriam retribuir à comunidade brasileira o acolhimento que encontraram no país. A maneira encontrada foi criar bolsas de estudo e investir em jovens promissores de diversas áreas do conhecimento. Surgiu então a instituição que, desde 1995, investe na transformação da sociedade.

Foto: Sheun Ming Ling e Lydia Wong Ling. Crédito: Rochelle Silva.

 

Nasce um centro cultural

Enquanto ampliávamos o programa de bolsas de estudo, nasceu a vontade de expandir a atuação dentro da área do conhecimento. Inspirados por centros culturais como a Casa do Saber, em São Paulo, a família Ling decidiu criar um espaço que promovesse cursos, palestras e debates em áreas como a literatura, filosofia, arte, ciência e psicologia.

O prédio foi desenhado pelo arquiteto paulista Isay Weinfeld, com grande reconhecimento internacional e que tem entre as suas criações hotéis para o Grupo Fasano e projetos em países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Sérvia, Mônaco e Uruguai. Além da arquitetura, Isay tem também experiência no campo da arte, com participações nas Bienais de São Paulo e Veneza; vencedor do Festival de Cinema em Gramado, já havia projetado o centro cultural Midrash, em São Paulo. Era o profissional perfeito para criar a sede do Instituto Ling.

Foto: Arquiteto Isay Weinfeld.

O resultado foi um projeto com arquitetura atemporal e minimalista, cheio de luz natural, espaços acolhedores e com um jardim lindo com muitos tons de verde, projetados pela paisagista Sandra Ling. O cuidado e a atenção aos detalhes, marcas do Instituto Ling, a partir de então, também passaram a estar presentes nessa grande, confortável e acolhedora casa.

Foto: Fachada do centro cultural Instituto Ling. Crédito: Tânia Meinerz.

 

Muita vida em oito anos

Desde a inauguração, já promovemos mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 250 mil pessoas. Entre os mestres que já passaram pelo espaço estão nomes importantes e referências em suas áreas, como Charles Watson, Zuza Homem de Mello, Eduardo Bueno, Fernando Schüler, Carlos Gerbase, Sergius Gonzaga, Jane Tutikian, Donaldo Schüler, Pedro Gonzaga, Eduardo Wolf e Kathrin Rosenfield. Em todos os eventos e parcerias, há a busca por excelência. Confira alguns exemplos de acontecimentos marcantes nestes oitos anos de trajetória:

Na literatura, juntos com o projeto Fronteiras do Pensamento recebemos a visita do prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa.  Já no ambiente virtual, Nélida Piñon, a primeira mulher a se tornar presidente da Academia Brasileira de Letras, apresentou o seu romance Um Dia Chegarei a Sagres na programação Clube de Leitura. Através do evento Festipoa Literária, o escritor angolano Gonçalo M. Tavares, contemplado com o Prêmio Oceanos, o Prêmio Literário José Saramago e o Prix du Meilleur Livre Étranger, foi o ministrante da primeira oficina de escrita. Além disso, a saudosa Lya Luft lotou a casa em uma conversa com Tânia Carvalho e Ivan Mattos

A música tomou conta do Ling em inúmeras ocasiões e com os mais diferentes ritmos e estilos. Tudo sob a curadoria de Carlos Branco. Músicos como Léo Gandelman, Wagner Tiso, Hamilton de Holanda, Bluebell, Hercules Gomes, Mauro Senise e Arthur Nestrovski ocuparam espaços. Grandes nomes do jazz, como Mike Moreno, Delvon Lamarr Organ Trio, Cliff Korman, Victor Biglione, Mauricy Martin, Alan Smith, Anders Helmerson, Dex Romweber e Maurice John Vaughn também encantaram.  Na música erudita, vibramos com Angélica de la Riva, Gabriella Di Laccio e Cristina Capparelli, Alon Goldstein, Martin Münch, Evgeni Mikhailov, Nora Jean Bruso  e Ksenia Nosikova, além das já tradicionais audições comentadas, que acontecem sob a coordenação dos músicos Olinda Alessandrini e Tiago Halewicz.

As artes visuais pulsam em nossos corredores.  Atualmente, a instituição tem em seu acervo permanente obras de importantes artistas contemporâneos, entre eles Nelson Felix, Siron Franco, Vik Muniz, Shirley Paes Leme, Dudi Maia Rosa, Elida Tessler, Frida Baranek, Leopoldo Plentz, Ivan Serpa, Karin Lambrecht, Karen Axelrud, Cristina Canale, Hugo França e Regina Silveira. A galeria já recebeu mostras de nomes como Carlos Vergara, Gisela Waetge, Carlos Fajardo, José Patrício, Sérvulo Esmeraldo, Laura Vinci, Walmor Corrêa, Luiz Carlos Felizardo, Daniel Senise, Sérgio Sister, Romy Pocztaruk, Iole de Freitas, Nuno Ramos, Mauro Fuke e Carlito Carvalhosa.

A sétima arte também tem espaço.  O Cine Sentidos inaugurou a programação experiencial de cinema da casaCom curadoria da LORA, o projeto proporciona experiências baseadas nos cinco sentidos do corpo humano. A cada nova sessão, uma nova oportunidade de viver o cinema de uma forma diferente e a refletir sobre os estímulos da visão e da audição a partir da tecnologia, em contraste às sensações do paladar, tato e olfato.  Já o Cine Adaptação trouxe grandes clássicos e a discussão: O que é melhor, o livro ou o filme? São encontros divertidos, leves, conduzidos por Roger Lerina e Pedro Gonzaga.

Criamos o Festival Ponto de Teatro, oferecendo recursos e apoio para os grupos com peças inéditas no estado. Fomentar a criação de novos espetáculos foi a grande missão desse projeto que teve a curadoria de Renato Mendonça e a participação de centenas de artistas e profissionais da cultura participando durante as 3 edições anuais.

Inúmeras parcerias fortalecem essa trajetória, como aquela firmada com projetos como o Porto Verão Alegre, Fantaspoa, Feiras de Design, Bienal do Mercosul e Noite dos Museus, além de receber programações da Fundação Iberê e outras instituições de arte pelo Brasil. Recebemos o projeto a Escola de Pais, com curadoria de Alua Kopstein e Marina Sirotsky, que foi um dos primeiros eventos que apresentou conteúdo científico sobre o desenvolvimento da primeira infância em uma linguagem descomplicada para pais e professores .  Quando o assunto foi entender como a tecnologia contribui para o desenvolvimento da arte contemporânea, buscamos o apoio da PUCRS e do seu Parque Tecnológico. Juntos desenvolvemos aulas com temáticas sobre realidade virtual, gamificação, inteligência artificial, impressão 3D, entre tantas outras tecnologias que despontam no mundo atual.

A pandemia nos fez repensar as atividades e migramos para o digital. Nos adaptamos à realidade para continuar levando cultura, entretenimento, emoção e aconchego em um momento que nosso público tanto precisava.  Ampliamos nossa atuação em ferramentas digitais. No YouTube, passamos de 104 mil visualizações somente no ano passado. Desenvolvemos novas editorias de conteúdo também para o nosso site, Instagram e Twitter.

Todos os públicos têm espaço no Instituto Ling e cada vez mais recebemos eventos voltados às crianças, através de oficinas de arte, atividades lúdicas e culturais. A gastronomia também se faz presente, seja em nosso Café Bistrô, com o menu requintado do Chef Lúcio, seja em cursos e eventos de enologia, mixologia e gastronomia. Em nossos múltiplos espaços há movimento constante: a loja Pra Presente tem uma curadoria com produtos de design e arte e nossas salas multiuso podem receber toda a forma de eventos voltados para a disseminação de conhecimento ou de celebração.

 

De portas abertas

Completamos oito anos com o senso de dever cumprido, mas sabendo que há muito a fazer e oferecer. Todo aniversário marca o final de um ciclo e o início de outro. Nossa ideia é continuar trilhando o caminho do conhecimento, de mãos dadas com parceiros, apoiadores, artistas, produtores e, é claro, o público que nos prestigia e que dá sentido a tudo que realizamos.  Sejam sempre bem-vindos: aqui é a sua casa.