Cultura e arte para escolas da redes pública: conheça nossos projetos! Foto: divulgação

Cultura e arte para escolas da redes pública: conheça nossos projetos!

O Instituto Ling quer inspirar e encantar crianças e adolescentes de escolas da rede pública através de projetos que envolvem arte, literatura, música e cultura. São atividades que vão desde o universo lúdico e educativo das histórias e canções infantis até a democratização do acesso à música erudita, passando pelo contato com as artes visuais e plásticas.
 
Aos professores e suas escolas, ofertamos quatro projetos que podem ser incluídos no plano de aula: Ações educativas de artes visuais, Concertos Ling para a Juventude, Contando e cantando histórias e Musicalização para crianças.
 
Todas as atividades são gratuitas e podem ser inseridas em diversas disciplinas :)

Conheça os projetos:

 

AÇÕES EDUCATIVAS DE ARTES VISUAIS

As ações educativas procuram aproximar o público das expressões da arte contemporânea. Em um ano em que não foi possível receber o público, as escolas e os professores em nosso espaço, criamos um material para, de alguma forma, estarmos perto de vocês. As propostas de oficina e mediação que preparamos são baseadas tanto no acervo quanto nas exposições que abrigamos em nossa Galeria.
 
Essas atividades foram desenvolvidas pelo programa educativo do Instituto Ling e podem ser aplicadas em áreas do conhecimento diversas, como Artes, Língua Portuguesa e Ciências/Biologia. 

As atividades são enviadas para os professores, que definem o melhor momento e a disciplina mais adequada para inserí-las. O projeto conta com a audiodescrição das obras e podem ser trabalhados com turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

 

CONCERTOS LING PARA A JUVENTUDE

No projeto Concertos Ling para a Juventude, o professor tem à disposição uma série de vídeo aulas que apresentam a história da música clássica de maneira descontraída, estabelecendo a sua relação com elementos próprios do universo dos alunos - desenhos animados, ícones da música pop, mundo dos games e das redes sociais. São vídeos curtos que podem complementar os conteúdos de Arte ou de História. Desenvolvido em parceria com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, sob a orientação do Maestro Telmo Jaconi, a programação aproxima os alunos desse universo que parece muito distante, mas está surpreendentemente próximo de todos nós.

São ao todo oito encontros, previamente gravados e disponibilizados de forma digital, com aproximadamente 30 minutos de duração. Os vídeos contam com legenda e tradução em Libras, e podem ser trabalhados com alunos de 10 a 14 anos.

 

CONTANDO E CANTANDO HISTÓRIAS

As histórias auxiliam as crianças a perceberem o mundo à sua volta, imprimem valores, provocam emoções e instigam a curiosidade, além de estimular a prática da leitura. Nesta programação, o grupo Teatro Ateliê convida todos a construir este momento lúdico de descoberta de novos personagens e situações inusitadas, através de contos, cantos e brincadeiras.

Algumas atividades deste projeto contam com a tradução em Libras e são voltados para crianças a partir de 03 anos. Os encontros têm em média 40 minutos de duração e estão disponíveis digitalmente. Os professores recebem todo o conteúdo e determinam qual o melhor momento para encaixar na grade curricular.

 

MUSICALIZAÇÃO PARA CRIANÇAS

A atividade busca estimular a escuta e a observação das crianças através da música e dos instrumentos. Assim, nossa programação começa por ouvir, observar e experenciar, integrando progressivamente um vocabulário de melodias, ritmos e movimentos.

Os encontros têm em média 45 minutos de duração e são disponibilizados em formato digital. O professor é quem vai determinar o melhor momento para convidar os alunos a participar da atividade.

 

 

Gostou dos projetos? Nosso objetivo é impactar positivamente a vida dos alunos, contribuindo para que eles cresçam valorizando e curtindo atividades culturais.

Para ter acesso completo aos projetos, basta fazer um breve cadastro clicando aqui. Em instantes você receberá uma descrição ampla de cada um deles, além dos links para acessá-los.

Arte e cultura para todos, em todas as idades!