• início
  • blog
  • Jornalismo
  • No amor e nos estudos: no mês dos namorados, conheça a história de dois casais de bolsistas

No amor e nos estudos: no mês dos namorados, conheça a história de dois casais de bolsistas

Eles compartilhavam da mesma profissão quando passaram pela experiência de estudar fora, fazendo pós-graduações na mesma época como bolsistas do Instituto Ling. Em clima de romance no ar com a chegada de junho, convidamos dois casais a contarem suas histórias de vida e de carreira. Vanessa Grazziotin Dexheimer e Guilherme Recena Costa são advogados e cursaram o LLM nos Estados Unidos entre 2013-2014. Já Mariana Sanches e Rodrigo Burgarelli receberam a bolsa Jornalista de Visão e estudaram em Columbia (NY) com um ano de diferença.

No amor e nos estudos: no mês dos namorados, conheça a história de dois casais de bolsistas

Vanessa Grazziotin Dexheimer e Guilherme Recena Costa são advogados e cursaram o LLM nos Estados Unidos entre 2013-2014. Atualmente moram em Nova York. Já Mariana Sanches e Rodrigo Burgarelli receberam a bolsa Jornalista de Visão e estudaram em Columbia (NY). Hoje, vivem em Washington. É o sucesso profissional andando de mãos dadas com a felicidade na vida pessoal: a seguir, conheça mais da trajetória de todos.

 

VANESSA E GUILHERME

Vanessa Grazziotin Dexheimer (35 anos) e Guilherme Recena Costa (38) se conheceram quando eram estudantes de Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2008, com Guilherme já formado, começaram a namorar. Desde aquela época, pensavam em ter alguma experiência fora do Brasil também.

Até que conheceram o programa de bolsas do Instituto Ling por meio do amigo Bernardo Becker Fontana, selecionado para a bolsa um ano antes e que havia sido aprovado em Harvard. Assim, aquelas três famosas letrinhas, LLM – Latin Legum Magister ou Master of Law – entraram como objetivo a ser conquistado junto pelo casal.

Os namorados fizeram todo o processo ao mesmo tempo, desde o TOEFL até a application para as universidades. Ganharam a bolsa do Instituto Ling e cursaram o sonhado LLM no mesmo ano (2013-2014), em programas de áreas diferentes e cidades distintas também. Vanessa se especializou em tributário com o mestrado em Tax LLM (direito tributário) na New York University (NYU), enquanto Guilherme fez o LLM em Yale, em New Haven, Connecticut. São cidades bem próximas, o que permitiu as idas e vindas para se encontrarem durante o ano em que estudaram lá.

Seguiram no Exterior desde então, com uma passagem por Londres e depois, em 2017, o retorno a Nova York, onde estão até hoje – e agora casados desde 2016. Ela atua na Ernst & Young com tributação indireta internacional, enquanto ele é diretor jurídico para América Latina na Barrick Gold.

Com tantas experiências em comum, mesmo compartilhando a profissão que amam, a dupla acredita que é importante manter casamento e carreira sem misturar.

– É muito bom, enquanto casal, ter o Direito em comum: um entende a rotina do outro, é bom conversar sobre isso. Mas tomamos a decisão de não trabalharmos juntos, não trazer o trabalho para a vida pessoal – conclui Vanessa.

 

MARIANA E RODRIGO

Aquele famoso convite “vamos tomar um café” pode gerar todo tipo de conexões e contatos. Neste caso em particular, o café conectou dois bolsistas contemplados pelo programa Jornalista de Visão, que tem como objetivo reconhecer os jovens talentos da imprensa brasileira. E rendeu uma história linda além dos estudos no Exterior: estão casados há 6 anos e são pais de um menino. 

Mariana Sanches Abreu (37 anos) e Rodrigo Burgarelli (37) se conheceram brevemente em 2013, no evento organizado pelo Instituto Ling em São Paulo para anunciar os profissionais contemplados naquele ano. Os candidatos às bolsas são indicados por profissionais da imprensa reconhecidos pelo histórico de independência, seriedade e bom jornalismo, situados em posições-chave nos veículos de comunicação no Brasil.

Um dos vencedores de 2013 era Rodrigo, repórter no jornal O Estado de S. Paulo. Mariana havia sido selecionada em 2010 para a bolsa, a primeira colocada, quando atuava como repórter das editorias de Brasil e Política da revista Época, e estava participando do evento entrevistando um convidado no palco.

Por meio de um amigo em comum, Rodrigo soube antecipadamente que Mariana estava prestes a viajar para Nova York, onde também iria estudar na Universidade de Columbia no ano seguinte, mesma instituição para onde havia sido aprovado. Então, durante o evento, trocaram algumas palavras e se adicionaram no Facebook. Aquela promessa do “vamos tomar um café” se concretizou quando o jornalista chegou a Nova York meses depois.

Ficaram amigos e mantiveram contato, cada um cursando uma pós-graduação diferente. Mariana se dedicou a concluir o mestrado em Estudos Latino-Americanos, enquanto Rodrigo estudou como aluno visitante no curso de Ciências Política e Governamental. 

Depois de retornarem ao Brasil após o fim dos cursos, começaram a namorar. Em 2019, o destino levou o casal de volta aos Estados Unidos, uma oportunidade positiva tanto para a vida em família quanto para as carreiras. Hoje moram em Washington, onde Mariana trabalha como correspondente da BBC Brasil; já Rodrigo realizou uma transição de carreira e atua como gerente de pesquisas. 

 

leia também

O Oriente Médio pelos olhos do jornalista Diogo Bercito

Especialista em Oriente Médio, Diogo Rodrigues Bercito, 36 anos, é interessado no tema desde antes do diploma de jornalista pela Casper Líbero. Em 2011, já estava posicionado na Folha de São Paulo como especialista e, tendo conhecimentos de hebraico e árabe, aos 24 anos se tornou correspondente internacional em Jerusalém e, a seguir, em Madri. Ao ser contemplado com bolsa do programa Jornalista de Visão em 2016, aprofundou seus conhecimentos no tema com um mestrado em Estudos Árabes, na Universidade de Georgetown, a mesma onde agora está na reta final do doutorado em História do Oriente Médio.  Hoje, trilha uma carreira multidisciplinar: é jornalista, autor dos livros “Vou Sumir Quando a Vela Se Apagar” e “Brimos”, historiador e acadêmico. Sua trajetória inclui ainda trabalhos como freelancer em veículos como o Daily Star (Líbano) e Haaretz (Israel) e textos para HQs “Remy” e “Rasga-Mortalhas” Em bate-papo com o blog, ele compartilha momentos marcantes da carreira e fala sobre a experiência de exercer o jornalismo em territórios conflagrados.

Ler mais

Jornalismo e tecnologia andam juntos – conheça Natália Mazotte

Natália Mazotte (JV 2017) decidiu ser jornalista a partir da vontade de narrar histórias, mas foi seu encantamento pela tecnologia que determinou os rumos de sua trajetória. Co-fundadora da Escola de Dados no Brasil e da publicação Gênero e Número, Natália foi uma das pioneiras no jornalismo de dados no país. Com a carreira consolidada em veículos de imprensa, organizações do terceiro setor e também na academia, precisou se adaptar ao mundo corporativo em 2022 quando juntou-se ao time da Google. Hoje, à frente da área de relacionamento com a indústria jornalística, usa a experiência adquirida ao longo dos anos para impulsionar novos veículos, contribuindo para o fortalecimento da imprensa brasileira.

Ler mais

Anna Virginia Balloussier: religião também é notícia

A carioca Anna Virginia Ballousier (JV 2013) sempre soube que o jornalismo era sua vocação. O que ela não imaginava é que, ao ser escalada para acompanhar cultos religiosos durante uma cobertura das eleições presidenciais de 2010, estava se tornando pioneira no tratamento dado a temas ligados à religião. Hoje referência nacional na área, traz na bagagem um período de estudos na Universidade de Columbia e, além de jornalista, é autora de livros. Há pouco, lançou sua segunda obra, “O Púlpito”, em que propõe um novo olhar sobre os assim chamados crentes e sua fé.

Ler mais