Bolsas de Estudo

Blog

Aqui você encontra histórias inspiradoras de bolsistas do Instituto Ling que compartilham suas experiências,
trajetórias, projetos e planos para propiciar um futuro melhor ao Brasil e ao mundo.
Também apresentamos nossos programas de bolsas, contamos sobre os processos seletivos e, através de bolsistas e parceiros,
trazemos discussões e reflexões importantes para o mundo atual.



filtrar por categoria
filtrar por tag

últimos posts

leia também

Flávia Cortes e a representatividade feminina na área de TI

Existe uma expressão em inglês, “walk the talk”, que fala sobre seguir em ações e atitudes de acordo com tudo aquilo que se diz. É assim que Flávia Cortes enxerga a presença feminina dentro das corporações. Em sua entrevista para o nosso blog, ela conta sua trajetória profissional e de que forma o MBA na Universidade da Pensilvânia foi primordial para alcançar seus objetivos. Desde que finalizou o mestrado em 2005, Flávia trabalha na Microsoft e, com quase 20 anos de atuação em TI, tem um objetivo pessoal de auxiliar mulheres a conquistar posições na área.

Ler mais

Olívia Carneiro: a economista tiktoker

A economista Olívia Miranda Carneiro, mais conhecida como Olívia Sensata, pensava aplicar os conteúdos aprendidos no Mestrado de Políticas Públicas na Universidade de Chicago para trabalhar em projetos voltados a problemas sociais. Questões familiares e a pandemia a fizeram rever seus planos. Entre várias possibilidades, Olívia decidiu utilizar seu conhecimento para informar as pessoas sobre economia, compartilhando análises econômicas em vídeos leves. Com esta abordagem fora do estereótipo “homem velho e aborrecido”, conquistou mais de 500 mil seguidores em suas redes sociais.

Ler mais

Estratégia com impacto: a liderança de Natália Paiva em prol da diversidade racial

Uma oportunidade que mudou completamente sua vida: assim Natália Paiva define seu antes & depois do MBA na IE Business School (Espanha), proporcionado pela bolsa Jornalista de Visão em 2011. À época jornalista de Economia na Folha de S. Paulo, cursou a pós-graduação e deu início a uma carreira que inclui cargos de liderança em empresas como Meta/Instagram, McKinsey e Transparência Brasil. Hoje lidera a Mover, coalizão de empresas com objetivo de aumentar a diversidade racial no mercado. Também é fundadora e sócia da Alandar, consultoria especializada em políticas públicas e tecnologia. Mãe de três crianças, ama literatura e já lançou três livros infantis.

Ler mais

Uma associação para fortalecer a comunidade brasileira de Harvard

A HBASS, sigla para Harvard Brazilian Association of Students & Scholars, surgiu em 2021 como uma solução para unir os brasileiros das diferentes escolas que formam a universidade norte-americana. Seu atual co-presidente, Vinicius Bueno, conta aqui sobre o trabalho da associação, que teve entre os fundadores dois alunos que, como ele, receberam bolsa do Instituto Ling para seus mestrados.  Ele fala ainda da vivência como aluno de Harvard e dá dicas para quem quer cursar uma das prestigiadas instituições de ensino do mundo.

Ler mais

Uma bolsa para formar lideranças na área de Urbanismo – Entrevista com Anthony Ling

Em 2024, o Instituto Ling passou a oferecer bolsa de estudo em uma nova área, Urbanismo. Chamada de UP (da sigla em inglês Urban Planning), a bolsa para mestrado em Planejamento Urbano foi uma sugestão de um integrante da terceira geração da família Ling, o arquiteto e urbanista Anthony Ling, 37 anos, que também é editor-chefe do Caos Planejado, plataforma de conteúdo dedicada ao tema. Tendo já passado pela experiencia de um MBA na universidade de Stanford, Anthony conversou com o blog sobre estudos no exterior, urbanismo e a importância de capacitar brasileiros em centros de excelência.

Ler mais

2023 em números

Chegamos ao final de mais um ciclo, felizes por termos tido a oportunidade de apoiar cada vez mais jovens em seus cursos, desde os programas dirigidos ao ensino básico e graduação, até os de pós-graduação no exterior. Com muita alegria e orgulho compartilhamos com vocês uma parte do nosso trabalho em 2023 aqui:

Ler mais

EDUCAÇÃO ABRINDO CAMINHOS: A DEDICAÇÃO DE KASSIOPEYA COSTA

Um “teste-surpresa” de matemática na escola mudou a vida de Kassiopeya Costa. Qualificada para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, recebeu bolsa da ONG Primeira Chance para estudar o Ensino Médio em uma escola particular. O convite para conhecer a sede da faculdade Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) em São Paulo fez brilhar os olhos e trouxe ainda mais motivação.

Ler mais

SANDRO FELGUEIRAS: ROMPENDO O CICLO DA DESIGUALDADE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO

Quando tinha 13 anos, o executivo Sandro Felgueiras Castro tomou uma decisão que mudaria seu futuro, com o objetivo de romper o ciclo da desigualdade na família. Agora, três décadas depois, aos 43 anos, avalia que sua trajetória profissional e pessoal foram profundamente transformadas pela educação. Desde a formatura na Engenharia Mecânica Aeronáutica do ITA, abraçou como propósito de vida atuar com impacto social. Para aperfeiçoar as habilidades como administrador, cursou MBA na prestigiada Kellogg School of Management, nos Estados Unidos, com bolsa do Instituto Ling, e retornou ao Brasil alternando experiências na iniciativa privada e no terceiro setor. Casado com Flavia, advogada e agora fotógrafa, autora das imagens que ilustram este texto, é pai do Alexandre, de 7 anos, e compartilha a seguir sua trajetória em detalhes para inspirar mais pessoas que também queiram superar desafios à base de muito esforço.

Ler mais

UMA HISTÓRIA DE RESILIÊNCIA E EMPREENDEDORISMO: OS 5 APRENDIZADOS DE RAMON SILVA

A maior inspiração para o trabalho do Instituto Ling é a trajetória de seus bolsistas. Em 2023, um dos que nos inspiraram foi o paraense Ramon Silva, selecionado para receber bolsa para o MBA em Stanford. O mestrado em uma das mais prestigiadas escolas de negócios premia uma história de determinação e aprendizado, como ele mesmo contou em seu perfil no Linkedin, quando estava prestes a começar o curso em agosto deste ano:

Ler mais