Blog
Aqui você encontra histórias inspiradoras de bolsistas do Instituto Ling que compartilham suas experiências,
trajetórias, projetos e planos para propiciar um futuro melhor ao Brasil e ao mundo.
Também apresentamos nossos programas de bolsas, contamos sobre os processos seletivos e, através de bolsistas e parceiros,
trazemos discussões e reflexões importantes para o mundo atual.
últimos posts
leia também

Bolsistas professores: a satisfação de ensinar e de aprender
Acreditamos que ensinar é um dos gestos mais poderosos de transformação. Em outubro, o Instituto Ling presta sua homenagem a todos os bolsistas que fazem da educação uma extensão de sua trajetória, compartilhando e multiplicando conhecimento em escolas, universidades, cursos livres ou projetos sociais. Para celebrá-los, compartilhamos os depoimentos de quatro bolsistas de nossa rede que levam para dentro das salas de aula seu comprometimento com a construção de um mundo melhor.

Giancarlo Oliveira - Consultoria estratégica para impulsionar o crescimento
O ano era 1995 e Giancarlo Oliveira comemorava a aprovação para o MBA da Universidade de Chicago. Através do adviser que o ajudara na preparação do processo de admissão, soube que o recém-criado Instituto Ling apoiava estudantes de MBA. E foi assim que se tornou um dos três primeiros bolsistas da entidade. Após o mestrado, Giancarlo trabalhou em importantes empresas de consultoria e, em 2001, criou a Index, sua própria consultoria de alta gestão e estratégia. Coautor de Crescimento: Quatro Estratégias Comprovadas, neste post ele compartilha o epílogo do livro.

Quando a parceria próxima te leva mais longe: a trajetória de duplas de irmãos bolsistas
A inspiração para estudar fora e perseguir sonhos pode vir de longe: figuras de renome, grandes líderes globais ou pioneiros das áreas muitas vezes ocupam o lugar de ídolo e nos motivam a começar. No entanto, outras vezes o pontapé para iniciar uma candidatura ou trocar de carreira vem de perto. Para celebrar o dia do irmão, comemorado anualmente no 5 de setembro, selecionamos quatro histórias para te inspirar a olhar para quem caminha do seu lado desde cedo. Gabriela e Júlio Lamb; Eduardo e Rodrigo Baer; Bruno e Marcelo Mourão foram bolsistas do Instituto Ling e são exemplos de como o laço fraterno pode servir de base para voos mais altos.

Conheça os bolsistas do Instituto Ling 2025
É com muita alegria que apresentamos os aprovados pelo Instituto Ling em 2025 para bolsas de mestrado e pós-graduação no exterior!

Person of the Year Fellowship Program 2025
Parceria com a BrazilianAmerican Chamber of Commerce - New York, essa bolsa representa um reconhecimento atribuído a candidatos aceitos para cursos nos Estados Unidos que se destacaram durante o processo seletivo nos programas do Instituto Ling.

Uma viajante no universo do jornalismo: o olhar global de Cibele Reschke
Correspondente internacional na Dinamarca, Cibele Reschke deu os primeiros passos no mundo do jornalismo há mais de 15 anos. A gaúcha se encontrou tanto na profissão que, ao ler o currículo da repórter, ninguém desconfia que ela um dia cogitou seguir outra carreira. Os intercâmbios e experiências em redações culminaram em dois mestrados: um na Universidade de Pequim e outro na Universidade de Oxford, onde se graduou com distinção acadêmica com bolsa do Programa Jornalista de Visão. Agora, ela une jornalismo e relações internacionais com foco no meio ambiente.

Viver no Vale do Silício | As experiências e dicas de bolsistas do Instituto Ling
A região do Vale do Silício é um centro global de inovação tecnológica localizado no sul da baía de São Francisco, na Califórnia. Um dos destinos mais requisitado pelos bolsistas do Instituto Ling, é casa da Universidade de Stanford, uma das mais prestigiadas instituições de ensino dos Estados Unidos, convidamos alguns bolsistas que estudaram ou residem na região para contarem um pouco sobre suas experiências e compartilharem dicas sobre esse hub mundial de inovação.

Entre Santa Cecília e Faria Lima: Cláudio Rabin, um empreendedor no mundo do jornalismo
Formado em jornalismo pela PUCRS e com título de mestre pela Universidade Católica Portuguesa, um dos primeiros bolsistas do Programa Jornalista de Visão hoje aposta no jornalismo de nicho como forma de entregar informações relevantes e manter um negócio sustentável. Com passagens pela Zero Hora e pela Folha de São Paulo, Cláudio Rabin aprendeu no Portal do Bitcoin que a cobertura especializada de qualidade pode render credibilidade e manter um veículo de pé. Agora, lança seu próprio veículo: a Catai, focada na cobertura de Inteligência Artificial.

Marcos Olmedo: uma carreira global, com perspectivas locais e visão universal
Com passagem por quatro continentes ao longo dos últimos 26 anos, o executivo de finanças Marcos Olmedo é uma perfeita tradução de profissional – e cidadão – global. Em 1999, deixou o Brasil para completar o MBA na universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. A seguir, abraçou a oportunidade de trabalho em uma empresa global de energia, a Chevron, onde hoje é General Manager Finance da unidade de negócios Nigéria & Mid Africa. Aos 54 anos e atualmente residindo em Lagos, na Nigéria, Marcos compartilha no texto abaixo, formulado a partir de perguntas feitas pelo blog, os principais aprendizados ao longo dessa carreira.