Conheça os bolsistas do Instituto Ling 2025

É com muita alegria que apresentamos os aprovados pelo Instituto Ling em 2025 para bolsas de mestrado e pós-graduação no exterior!

Conheça os bolsistas do Instituto Ling 2025

Programa START MBA/MPA | 31ª edição

Destinado a candidatos aprovados para mestrado em Administração de Empresas (MBA) ou Pública (MPA/MPP), distribuiu 240 bolsas desde 1995. Harvard, Chicago, Stanford, UPenn, Columbia e MIT são as universidades que receberam o maior número de bolsistas. Em 2025, são 10 bolsas de estudo para MBA.

Ana Clara Mello Costa Akra

30 anos, nascida no Rio de Janeiro, RJ

Estudei no Colégio Militar e sou formada em Engenharia de Produção pela UFRJ. Atuei nos últimos 6 anos como Product Manager no Nubank e no isaac, com foco em inclusão financeira. Também sou mentora de empreendedoras pelo Female Force e cofundadora do Reditus, fundo de endowment da UFRJ. Farei duplo diploma em Wharton: MBA e mestrado em Estudos Internacionais. Ao voltar ao Brasil, quero impulsionar a liderança feminina por meio de soluções que promovam a autonomia financeira das mulheres.

 

Igor Tavares Girsas

35 anos, nascido em Guiratinga, MT

Formado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio, percorri um caminho plural em estratégia e desenvolvimento de produtos, liderando iniciativas em gigantes como Grupo Boticário e Wildlife e em startups como a Inventa, até descobrir meu propósito em healthtech. Hoje integro o time fundador da Pill, startup que já democratizou o acesso a medicação para mais de 100 mil brasileiros. Em breve início o MBA em Columbia, decidido a aprender mais sobre o mercado de saúde e trazer inovação para o Brasil.

 

Luana Achkharian Flores

26 anos, nascida em São Paulo, SP

Formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM, construí minha carreira na interseção entre marketing, tecnologia e dados, sempre guiada pelo desejo de gerar impacto real na vida dos brasileiros. Iniciei minha trajetória na Procter & Gamble, onde liderei projetos digitais de grande escala. Na McKinsey & Company, aprofundei meu domínio em transformações digitais e modelos analíticos avançados. Hoje, lidero uma iniciativa global de inovação na Coca-Cola visando criar novos modelos escaláveis de negócios. Após meu MBA em Harvard, quero empreender criando soluções digitais que impulsionem a produtividade de microempreendedores.

Maike Wile dos Santos

31 anos, nascido em Ribeirão Bonito, SP

Filho de uma faxineira e de um motorista de ônibus, nasci numa cidade rural no interior de SP. Sou formado e mestre em Direito pela USP, e atuei no InternetLab, Guiabolso e Ambev antes de me encontrar na Kovi – startup de aluguel de carros para motoristas de app. Lá, liderei operações, virei sócio e encontrei meu propósito: combater a desigualdade por meio da tecnologia. Com bolsa integral (FC Austin Scholar), farei meu MBA em Kellogg e pretendo empreender em inclusão financeira no Brasil.

 

Maria Clara Felinto Moreira

30 anos, nascida em Jacareí, SP

Sou economista e jornalista com passagens pelo mercado financeiro e pela Folha de S.Paulo. Consultora da Bain & Company nos últimos 3 anos, atuei em projetos estratégicos complexos de estruturação e integração de empresas, expansão internacional, private equity e sustentabilidade. Apaixonada por narrativas, sigo conectada ao jornalismo como instrumento de transformação. Vou cursar meu MBA em Columbia e quero alavancar essa experiência para promover a renovação cultural e financeira na mídia brasileira.

 

Maria Eduarda Pimentel Santana

27 anos, nascida em Campina Grande, PB

Com o objetivo de facilitar o acesso à informação, construí minha trajetória no mundo dos dados. Me formei em Estatística e Economia em Yale, onde conectei ciência de dados a áreas como saúde, finanças e esportes. Na Wildlife Studios, liderei iniciativas para democratizar o uso de dados e fiz parte do lançamento de jogos acessados por milhares de pessoas. No MBA em Stanford, quero aprofundar minha visão empreendedora e desenvolver soluções que tornem o uso de dados mais intuitivo e inclusivo.

Nicholas Mantesso Mardegan

27 anos, nascido em São Paulo, SP

Formado em Engenharia de Produção pela POLI-USP, rapidamente me interessei pelo universo de investimentos durante a faculdade após participar de competições de análises de empresas. Tive o prazer de trabalhar por quase 7 anos na Advent, uma gestora global de Private Equity, e participar de investimentos em empresas como Nubank, Easynvest, EBANX e Kopenhagen. Tenho a ambição de ser um grande investidor no segmento de serviços financeiros e tecnologia, e, para isso, farei um MBA em Stanford.

 

Rodrigo Silva Affonso

26 anos, nascido no Rio de Janeiro, RJ

Sou engenheiro de produção pela UFRJ, onde me formei em 1º lugar da turma e atuei como co-CEO no endowment da universidade, liderando 70 voluntários e atingindo R$20M em doações. O fundo já impactou mais de mil alunos com bolsas, mentoria e intercâmbio. Fui consultor da McKinsey, avaliado como top 5% em todas as avaliações, e hoje sou Chief of Staff em uma fintech do Vale do Silício de educação financeira para crianças. Vou fazer meu MBA em Stanford, com foco em empreendedorismo e tecnologia.

Thomaz Murta e Penna

29 anos, nascido em Belo Horizonte, MG

Sou bacharel e mestre em Direito pela UFMG, onde liderei o Grupo de Estudos de Direito Empresarial - GEDEMP e pesquisei a interseção entre blockchain e mercado financeiro. Após atuar com M&A e mercado de capitais no Trench Rossi Watanabe, me juntei à Hashdex, startup pioneira na gestão de fundos de criptoativos, onde estruturei ETFs listados em bolsas no Brasil, EUA e Europa. Darei início ao meu MBA em Wharton, motivado pela missão de transformar o mercado financeiro por meio de novas tecnologias.

 

Wallace Ferreira Teófilo

26 anos, nascido em Rio de Janeiro, RJ

Sou de Campo Grande no Rio de Janeiro e me formei em Engenharia Aeroespacial pelo ITA. Vou fazer meu MBA no MIT e pretendo me aprofundar em mobilidade urbana, pois tenho como sonho retornar ao Brasil para criar minha própria empresa nessa área. Como parte da minha trajetória fui consultor na McKinsey por 2 anos tendo gerado impacto em diferentes indústrias como automotiva, educação e telecom, e em seguida fui atuar na estratégia da Tembici, a maior startup de micromobilidade em LatAm.

 

Programa LLM Instituto Ling/ Gouvêa Vieira | 22ª edição

Voltado a alunos aprovados no mestrado em Direito, já contemplou 87 jovens advogados – quatro destes em 2025.  Harvard é a universidade que mais recebeu bolsistas do Instituto Ling, seguida por NYU, Stanford, Columbia, Cambridge e Georgetown.

Beatrice Rabelo Rolim

28 anos, nascida em São Paulo, SP

Sou formada em Administração Pública e Direito pela FGV-SP e cursarei o LL.M em Berkeley focada em governança e tecnologia. Atuei na Secretaria de Educação de São Paulo com inovação em políticas públicas, em escritórios como White & Case e como in-house counsel em startup de identidade digital, liderando projetos de governança corporativa, dados e compliance em múltiplas jurisdições. Quero aprender com o ecossistema do Vale do Silício para criar soluções jurídicas de impacto no Brasil.

 

Cynthia Maria Santos Bezerra

25 anos, nascida em Natal, RN

Mestranda e bacharel em Direito pela USP, além de assuense. Fui coordenadora substituta e assessora na área de cartéis em licitações no Cade, em Brasília. Atuei também em escritórios especializados em antitruste e governança corporativa. Na USP, fui Presidente da Sanfran Jr., a primeira empresa júnior de direito do país, tendo liderado diversos projetos acadêmicos. No LL.M. em Harvard irei me especializar em negociações transnacionais e comércio internacional de produtos e tecnologias.

Gianluca Tillmann Moser

28 anos, nascido em Indaial, SC

Sou formado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cursei uma pós-graduação no Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER) e estou indo cursar um LL.M na University of California, Berkeley. Sou advogado e nos últimos 6 anos me especializei no direito dos mercados financeiros e de capitais, tendo atuado em escritórios boutiques em São Paulo. Pretendo utilizar meu tempo no LL.M para estudar a legislação norte americana e como podemos aprimorar o cenário brasileiro.

 

Michelle Baruhm Diegues

26 anos, nascida em São Paulo, SP

Sou doutoranda em Direito na USP, onde também cursei o bacharelado. Atuei em escritórios especializados em fusões e aquisições e em governança corporativa. Fui Editora Presidente da Revista de Direito Mercantil, a mais antiga e renomada publicação sobre Direito Comercial do país. Cursarei o LL.M. na Harvard Law School, tendo também recebido a Lemann e Gammon Fellowships. Minha agenda de pesquisa tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento da regulação do mercado de capitais no Brasil.

 

Programa Jornalista de Visão | 16ª edição

Concede bolsas de estudos para jornalistas indicados ao processo de seleção por consagrados profissionais e veículos da imprensa brasileira. A partir da escolha como bolsista, os jornalistas têm o prazo de três anos para serem aprovados em universidades americanas e europeias de excelência, dentro de sua área de interesse de pesquisa. O programa concedeu, desde 2011, 110 bolsas de estudos, sendo cinco em 2025.

Daniela Arcanjo Rodrigues

31 anos, nascida em Barra Bonita, SP

Formada em jornalismo pela Unesp e mestranda na USP com um projeto sobre América Latina, trabalho desde 2019 na Folha de S.Paulo, onde passei pelas editorias de política, economia e mundo. Política, seja doméstica ou internacional, é uma das minhas principais áreas de interesse — nos últimos anos, cobri duas eleições no Brasil e uma em El Salvador. Em 2017, venci o Prêmio Jovem Jornalista, do Instituto Vladimir Herzog, com uma reportagem sobre mulheres em situação de rua.

 

João Pedro Soares Pereira

30 anos, nascido no Porto, Portugal

Sou produtor no Brasil da ARD, emissora pública da Alemanha, desde 2021. Além da cobertura factual, retratamos variados temas da realidade brasileira em profundidade. Colaboro também com a Deutsche Welle (DW) desde 2018. Fui bolsista da fundação Heinz-Kühn Stiftung e, anteriormente, trabalhei como repórter da rádio CBN no Rio de Janeiro. Em meu variado leque de interesses, destaco a rica complexidade da Amazônia brasileira. Sou formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Laura Diniz Scofield

26 anos, nascida em Itambacuri, MG

Sou repórter investigativa e jornalista formada pela Universidade de São Paulo. Trabalho desde 2020 na Agência Pública, em Brasília desde 2022. Venho do interior de Minas, onde primeiro moldei meu olhar. Gosto de jornalismo pela adrenalina de descobrir, qualquer que seja o tema. Recentemente, investiguei a relação entre políticos e empresas, a desinformação e contei histórias de migrantes e atingidos por crimes ambientais. Tive trabalhos reconhecidos pelos prêmios Javier Valdez e Roche.

Renato Vasconcelos de Carvalho

31 anos, nascido em Natal, RN

Formado pela Universidade Potiguar (UnP), em Natal, há 10 anos escrevi minhas primeiras linhas profissionalmente no G1 RN. Repórter do jornal O GLOBO desde 2023, comecei a me especializar em temas internacionais em 2019, durante minha passagem pelo Estadão. Decidi estudar jornalismo para entrar em contato com realidades diferentes da minha, e acabei encontrando uma atividade fundamental para o exercício democrático.

 

Weslley Esdras Galzo

26 anos, nascido em São Paulo, SP

Formado em jornalismo pela UNIP, iniciei minha carreira cobrindo as periferias de São Paulo e hoje sou repórter de política em Brasília. Fui setorista no STF e no Palácio do Planalto pelo Estadão, onde atualmente cubro direitos humanos, justiça, uso de dinheiro público e conflito de interesses. Tenho passagens por Agência Mural, iG e CNN, e colaborei com QuatroCincoUm, Folha de S.Paulo e Band. Venci os prêmios MOL e Direitos Humanos (OAB). Sou apaixonado pelo Brasil, por reportagem e pelo Corinthians.

 

Programa UP - Planejamento Urbano | 2ª edição

O programa de Bolsas de Estudo UP (do inglês Urban Planning) apoia profissionais de planejamento urbano, reconhecendo seu papel fundamental na busca pela superação de antigos e novos desafios resultantes da urbanização. Espera-se que a experiência acadêmica em uma escola de excelência contribua na formação destes profissionais para que, em seu retorno, ajudem na construção de soluções sustentáveis que tragam desenvolvimento e bem-estar social, tornando nossas cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Em sua segunda edição, Laura Dallabrida Leite e Silva foi selecionada para receber a bolsa UP.

Laura Dallarida Leite e Silva

26 anos, nascida em São Paulo, SP

Arquiteta urbanista formada pela UFMG, minha trajetória une gestão pública, pesquisa e articulação internacional. Desenvolvi estudos sobre comunidades tradicionais em territórios de preservação ambiental, atuei na urbanização de assentamentos precários em área de manancial na Prefeitura de São Paulo e participei de eventos e cooperações nacionais e internacionais. No Master in City Planning no MIT, focarei minha formação em adaptação climática em comunidades marginalizadas.

29.7.2025