Foto: Unsplash Foto: Unsplash

Melodias do mundo eslavo embalam as Audições Comentadas de Música Erudita

Sobre os eslavos 

Usa-se o termo eslavos em referência a uma ramificação étnica e linguística de povos indo-europeus que vivem principalmente na Europa central e oriental. Habitavam o território russo e, a partir do começo do século 5, se dispersaram pelo continente europeu. Ocuparam parte da atual Escandinávia e o rio Danúbio foi a porta de entrada para a Europa Ocidental. Instalaram-se onde hoje estão compreendidos países como Bulgária, República Tcheca, Polônia, Hungria, Ucrânia, Eslovênia, Sérvia, Macedônia, Rússia e Croácia.

Alguns historiadores dizem que os primeiros registros sobre esses povos chegaram pelos romanos, que os descreviam como bárbaros e guerreiros, pois usavam cabelos e barbas compridas, enquanto os romanos mantinham o cabelo cortado e o rosto quase sempre sem pelos.

Muitos estudos genéticos foram feitos para definir de quem descendem os povos dos países eslavos. Um dos mais recentes, de 2007, estudou linhagens parentais de várias populações eslavas, verificando-se que todas elas traçam suas raízes à atual população eslava ucraniana, provando serem corretas as teorias arqueológicas que sugeriam que a terra natal eslava estava localizada no território da atual Ucrânia.

A noite de música eslava contará com composições destes importantes nomes:

 

ALEXANDER SCRIABIN nasceu em Moscou em 6 de janeiro de 1872 e foi um compositor e pianista que iniciou com um estilo de composição tonal semelhante à linguagem harmônica de F. Chopin. Desenvolveu uma linguagem musical altamente atonal que pode atualmente ser comparada com composições dodecafônicas e serialistas. Ele hoje é considerado uma das figuras mais importantes da escola russa de composição do início do período moderno, tendo influenciado compositores como Sergei Prokofiev e Igor Stravinsky.

Scriabin nos dias de hoje é conhecido pelo seu repertório para piano solo e muito de seu trabalho e desenvolvimento em relação ao tratamento tonal e ignorado e menosprezado por sua personalidade esotérica e misticismo. Porém permanece o fato de que foi um compositor de grande influência tanto no mundo do repertório de piano e orquestra, mas também para a história da música como um homem além do seu tempo.

 

ANTONÍN LEOPOLD DVORAK foi um compositor checo da Era Romântica. De forma semelhante ao compositor nacionalista Bedřich Smetana, Dvořák também aplicou algumas das características da música popular da Morávia e da sua terra natal, a Boêmia, então integrante do Império Austro-Húngaro e atualmente parte República Checa. O estilo próprio de Dvořák tem sido descrito como o expoente máximo que conjugou o idioma nacional com a tradição, integrando influências populares e encontrando formas eficazes de as utilizar.

Nascido em Nelahozeves, Dvořák desde cedo demonstrou os seus dotes musicais. O seu primeiro trabalho conhecido, Polka não-me-esqueças em Dó Maior foi escrito em 1854. Em 1859, terminou o curso de órgão em Praga. Na década de 1860, tocou como violista na Orquestra do Teatro Bohemian Provisional. Escreveu várias composições durante este período. A música de Dvořák atraiu o interesse de Johannes Brahms, que o ajudou na sua carreira. Também recebeu a ajuda do crítico Eduard Hanslick.

Dentre as composições mais conhecidas de Dvořák destacam-se a Sinfonia do Novo Mundo, o Quarteto de Cordas Americano, a ópera Rusalka e o Concerto para Violoncelo em Si Menor. Dos seus trabalhos menos divulgados, salientam-se o sétimo Humoresque e as Canções Que Minha Mãe me Ensinou. Compôs óperas, música coral, várias músicas de câmara, concertos e outras peças orquestrais, vocais e instrumentais.

 

FRANZ LISZT foi um compositor, pianista, maestro, professor e terciário franciscano húngaro do século 19.  Ganhou fama na Europa por sua habilidade como pianista virtuoso. Foi citado por seus contemporâneos como o pianista mais avançado de sua época. Em 1840, ele foi considerado o maior pianista de todos os tempos. Liszt foi também um compositor bem mais conhecido e influente, professor e maestro. Como compositor, foi um dos representantes proeminentes da "Neudeutsche Schule" ("Nova Escola Alemã"). Deixou para trás um corpo extenso e diversificado de trabalho em que influenciou seus contemporâneos e antecipou algumas ideias e tendências do século seguinte. Algumas de suas contribuições notáveis foram a invenção do poema sinfônico, desenvolvendo o conceito de transformação temática, como parte de suas experiências em forma musical, e as rupturas radicais em harmonia.

 

FRÉDERIC CHOPIN nasceu na Polônia. Radicado na França, é considerado um dos mais importantes compositores para piano. Em 1816, começou a estudar com o professor Adalbert Zywny. Um ano depois, com apenas sete anos de idade, sua primeira obra, Polonaise em Sol Menor foi publicada em uma revista. O menino prodígio fez sua primeira apresentação aos nove anos, em um recital realizado no Palácio Radziwill, quando executou o Concerto em Mi Bemol, de Adalbert Gyrowetz.  Com o incentivo do pai, estudou latim, grego, história e filosofia e, em 1822, entrou para o Conservatório de Varsóvia.  Mudou-se para Viena aos 21 anos, atraído por uma rica vida cultural. Mas durante o tempo que morou na cidade encarou muitos medos e incertezas, e neste período compôs duas peças consideradas sombrias e dramáticas: Scherzo em Si Menor e a Balada em Sol Menor.

Um tempo depois, seguiu para Paris e, com a colaboração do pianista Hiller e do violoncelista Franchomme, fez a sua primeira apresentação pública na França, em fevereiro de 1832. Fez sucesso por toda a Europa e produziu obras muito famosas até hoje, como  Cinco Mazurcas, Opus 7 (padronizar as seguintes), o "Trio para Piano, Violino e Violoncelo",  "Três Noturnos, Opus 9", além de  "Bolero, Opus 9", o "Scherzi em Si Menor, Opus 20" e as "Quatro Mazurcas, Opus 24". Nesse período difícil, Chopin continua a lecionar e compõe as "Quatro Mazurcas, Opus 33”, os "Doze Estudos, Opus 25”, os "Dois Noturnos, Opus 32", entre outras. Morreu em 17 de outubro de 1849, deixando para trás lindas sonatas, baladas, concertos, estudos e prelúdios e marcando seu nome para sempre na história da música mundial.

 

ÍGOR FIÓDOROVITCH STRAVINSKY foi um compositor, pianista e maestro russo, considerado por muitos um dos compositores mais importantes e influentes do século 20. Foi o arquétipo do russo cosmopolita, escolhido pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes daquele século. Além do reconhecimento que obteve pelas suas composições, ficou ainda famoso como pianista e maestro, estando nessa condição muitas vezes nas estreias das suas obras.

Sua carreira como compositor foi notável pela sua diversidade de estilos. Inicialmente adquiriu fama internacional com três balés encomendados pelo empresário Sergei Diaguilev e executados pelos Ballets Russes de Diaghilev:  O Pássaro de Fogo (1910), Petrushka (1911/1947), e A Sagração da Primavera (1913).

 

MODEST MÚSSORGSKI nasceu em Karevo, na província russa de Pskov, em 21 de março de 1839. Começou a ter aulas de piano na infância ao mesmo tempo em que estudava em colégios militares. Inicialmente, sua música estava muito atrelada à de Balakirev e à música estrangeira, como pode ser visto na ópera Édipo em Atenas. Essa influência foi se desfazendo aos poucos, conforme tornava-se autodidata.

Aos 29 anos, começou a compor Boris Godunov, sua ópera mais conhecida e uma das peças mais importantes da história da música russa, baseada no drama homônimo de Pushkin e na História do Estado Russo, de Karamzin. Utilizando o ritmo da fala dos mujiques ao invés de melodias líricas; harmonias excêntricas porém expressivas, como a harmonia sacra eslava; e coros e personagens populares com papéis importantes, Boris Godunov causou grande polêmica, sendo que a versão original de 1870 foi recusada. A estreia ocorreu no Teatro Mariinski em 1873, após diversas alterações feitas por Mússorgski e Rimski-Kórsakov. Após uma nova apresentação de apenas alguns trechos em 1878, a ópera deixou de ser encenada.  Devido ao alcoolismo, Mússorgski não conseguiu terminar duas grandes composições: Khovanshchina (1872-1881), uma ópera histórica que devia ser a segunda parte de uma planejada trilogia de óperas sobre a história russa; a outra foi A Feira de Sorótchintsy, uma ópera baseada no conto homónimo de Gogol.

 

PYOTR ILYICH TCHAIKOVSKY foi um músico russo. O Lago dos Cisnes, seu primeiro balé, estreou no teatro Bolshoi em Moscou. Deixou obras que primam pela riqueza melódica e pela orquestração. É o mestre dos compositores para o balé clássico. A Bela Adormecida, o Quebra Nozes e a Quarta Sinfonia são algumas de suas composições.

Com cinco anos, Tchaikovsky já dedilhava o piano e aos sete, já compunha. Em 1850, a família vai morar em São Petersburgo, onde o jovem se encanta com o teatro e os concertos. Tchaikovsky sonhava em ser compositor. Compunha peças curtas com a mesma espontaneidade com que tocava piano.

Em 1866, concluiu seus estudos no Conservatório Musical de Moscou, onde depois foi nomeado professor de harmonia e Composição. A pedido do Teatro de Moscou compõe o famoso e popular O Lago dos Cisnes e a pedido do coreógrafo russo Marius Petipa, apaixonado pelo Livro O Quebra-Nozes e o Rei Rato,  escrito por Ernst Theodor Amadeus Hoffman, escreveu o balé Quebra-Nozes em 1891.

 

SERGEI VASILIECHIV RACHMANIOFF foi um compositor, pianista e maestro russo, um dos últimos grandes expoentes do estilo Romântico na música erudita ocidental. Tido como um dos pianistas mais influentes do Século 20, tinha trejeitos técnicos e rítmicos excelentes. Ele também possuía a habilidade de executar composições complexas à primeira audição. Muitas gravações foram feitas pela Victor Talking Machine Company, com Rachmaninoff executando composições próprias ou de repertórios populares. A maioria de suas peças é carregada de melancolia, um estilo romântico tardio lembrando Tchaikovsky, embora apareçam fortes influências de Chopin e Liszt.

 

Dicas do Ling

Em 2017 a Disney lançou um filme baseado no folclore eslavo  que foi sucesso de público. Aqui você pode conferir o trailer de “The Last Warrior”. O filme chegou a ser exibido em Porto Alegre no ano de 2019, dentro da programação do festival Fantaspoa.

Uma caixa de livros com os melhores contos e lendas eslavas foi lançada em 2020 pela editora Pandorga e pode ser encontrada aqui.

Em 1945 foi lançado o filme À Noite Sonhamos, sobre a vida e obra do compositor Frédéric Chopin, que foi interpretado por Cornel Wilde.  A obra na íntegra está disponível pelo You Tube.

O filme Tchaikovski Wife foi exibido em Cannes em 2022 e escandalizou a Rússia por mostrar a homossexualidade do famoso compositor. Assista a um dos trailers do filme aqui.

Uma das obras eruditas mais populares do mundo, o ballet Quebra-Nozes foi encenado em todas as partes do mundo, ganhando inúmeras releituras e virando filme da Disney em 2018, estrelado por nomes como Keira Knightley e Morgan Freeman.

 

Referências

BEZERRA, Juliana. Professora de História. Site Toda Matéria https://www.todamateria.com.br/povos-eslavos/

VESCE, Gabriela Possoli. Site Info Escola https://www.infoescola.com/historia/povos-eslavos/

WIKIPEDIA e E-BIOGRAFIA – referências sobre os diversos compositores citados.