FUTUROS ENGENHEIROS: AGENDA CHEIA NA RETOMADA DO PROGRAMA

O programa de fomento à carreira em Engenharia para alunos de ensino médio do Colégio Militar de Porto Alegre, suspenso em 2020 e 2021 por causa da pandemia, retomou suas atividades, incluindo visitas a plantas e à UFRGS.

FUTUROS ENGENHEIROS: AGENDA CHEIA NA RETOMADA DO PROGRAMA
Foto: Alunos visitam a America Tampas

A 8ª edição do Programa Futuros Engenheiros teve recorde de participantes. Em julho, os 19 alunos de 2º e 3º anos de ensino médio selecionados entre 32 inscritos puderam vivenciar uma semana intensa de atividades práticas que lhes permitiu conhecer de perto o universo da Engenharia.

Promovido pelo Instituto Ling em parceria com o Colégio Militar de Porto Alegre e com a Associação Amigos do Casarão da Várzea AACV-APM/CMPA, o programa visa estimular e contribuir para a formação de engenheiros brasileiros, oferecendo atividades que permitem que alunos conheçam melhor essa profissão tão importante para o avanço do país.

A programação inclui atividades de desenvolvimento pessoal e profissional, visitas a empresas e plantas fabris, palestras e bate-papos com engenheiros ainda em formação e já formados e com ampla experiência de mercado, além de workshops que tratam sobre temas como preparação para o mercado de trabalho, planejamento de carreira, comunicação, entre outros.

Nesta edição, os alunos visitaram a UFRGS, onde aprenderam sobre os diferentes cursos de Engenharia que a Universidade oferece. Na palestra de um doutorando do Grupo de Inteligência Artificial do Departamento de Informática entenderam melhor a diferença entre a Engenharia de Computação e as Ciências da Computação, aprofundando o conhecimento na área específica da robótica e como poderiam atuar nesse campo. Também conheceram o RS Racing, equipe de Fórmula SAE da UFRGS, e conversaram com graduandos que participam do projeto, que contaram sobre oportunidades de extensão oferecidas pela universidade e a importância deles na formação dos estudantes.

Foto: Alunos visitam o RS Racing

Em outra viagem de campo, os alunos conheceram a fábrica da Fitesa S.A., em Gravataí – RS. A empresa do grupo Évora é uma das líderes mundiais na indústria de não tecidos, especializando-se no fornecimento de materiais inovadores para os mercados de higiene, médico e industrial.

Além de visitarem a planta e experimentarem a sensação de estar em um chão de fábrica de ponta, o grupo conversou com engenheiros que atuam em cargos de gestão na indústria e dividiram suas experiências profissionais, expandindo os conhecimentos dos participantes sobre a atuação dos engenheiros no mercado de trabalho.

Foto: Alunos visitam a Fitesa

Outra visita especial foi à fábrica da America Tampas S.A., em Venâncio Aires – RS. Também do grupo Évora, a empresa é uma das maiores fabricantes de tampas plásticas da América do Sul, com um extenso portfólio, trabalhando no design dos produtos, no desenvolvimento de moldes e peças, até a fabricação.

Além das visitas à universidade e às indústrias, os alunos ainda tiveram a oportunidade de conversar com Fernanda Gastal, Vice-Presidente de Compras Corporativas & Marketing da Fitesa; com William Ling, Diretor do Instituto Ling; com ex-participantes do Futuros Engenheiros e atuais estudantes de engenharia; e com o Professor Ricardo Cassel - Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da UFRGS.

A inscrição e a participação no programa são gratuitas. Para participar, é preciso estar matriculado no ensino médio do Colégio Militar de Porto Alegre e nunca ter repetido uma série após o ingresso no CMPA. Além disso, os alunos devem ter a intenção de cursar uma faculdade de Engenharia ao concluir o ensino médio e ter excelente desempenho acadêmico nas ciências exatas e bom desempenho nas demais disciplinas. O segundo módulo do Programa acontecerá em dezembro.

28.07.2022

leia também

Programa VOAR: Conheça os bolsistas 2024!

É com alegria que recebemos 16 novos bolsistas no Programa VOAR. São jovens que batalharam muito para serem aprovados em universidades de qualidade e que o Instituto Ling apoiará nos primeiros anos da graduação para que possam continuar seguindo sua trilha de sucesso.  Hoje na sua décima edição, o VOAR já contemplou 74 bolsistas. Em 2024, os selecionados foram:

Ler mais

Uma associação para fortalecer a comunidade brasileira de Harvard

A HBASS, sigla para Harvard Brazilian Association of Students & Scholars, surgiu em 2021 como uma solução para unir os brasileiros das diferentes escolas que formam a universidade norte-americana. Seu atual co-presidente, Vinicius Bueno, conta aqui sobre o trabalho da associação, que teve entre os fundadores dois alunos que, como ele, receberam bolsa do Instituto Ling para seus mestrados.  Ele fala ainda da vivência como aluno de Harvard e dá dicas para quem quer cursar uma das prestigiadas instituições de ensino do mundo.

Ler mais

Uma bolsa para formar lideranças na área de Urbanismo – Entrevista com Anthony Ling

Em 2024, o Instituto Ling passou a oferecer bolsa de estudo em uma nova área, Urbanismo. Chamada de UP (da sigla em inglês Urban Planning), a bolsa para mestrado em Planejamento Urbano foi uma sugestão de um integrante da terceira geração da família Ling, o arquiteto e urbanista Anthony Ling, 37 anos, que também é editor-chefe do Caos Planejado, plataforma de conteúdo dedicada ao tema. Tendo já passado pela experiencia de um MBA na universidade de Stanford, Anthony conversou com o blog sobre estudos no exterior, urbanismo e a importância de capacitar brasileiros em centros de excelência.

Ler mais