FUTUROS ENGENHEIROS: AGENDA CHEIA NA RETOMADA DO PROGRAMA

O programa de fomento à carreira em Engenharia para alunos de ensino médio do Colégio Militar de Porto Alegre, suspenso em 2020 e 2021 por causa da pandemia, retomou suas atividades, incluindo visitas a plantas e à UFRGS.

FUTUROS ENGENHEIROS: AGENDA CHEIA NA RETOMADA DO PROGRAMA
Foto: Alunos visitam a America Tampas

A 8ª edição do Programa Futuros Engenheiros teve recorde de participantes. Em julho, os 19 alunos de 2º e 3º anos de ensino médio selecionados entre 32 inscritos puderam vivenciar uma semana intensa de atividades práticas que lhes permitiu conhecer de perto o universo da Engenharia.

Promovido pelo Instituto Ling em parceria com o Colégio Militar de Porto Alegre e com a Associação Amigos do Casarão da Várzea AACV-APM/CMPA, o programa visa estimular e contribuir para a formação de engenheiros brasileiros, oferecendo atividades que permitem que alunos conheçam melhor essa profissão tão importante para o avanço do país.

A programação inclui atividades de desenvolvimento pessoal e profissional, visitas a empresas e plantas fabris, palestras e bate-papos com engenheiros ainda em formação e já formados e com ampla experiência de mercado, além de workshops que tratam sobre temas como preparação para o mercado de trabalho, planejamento de carreira, comunicação, entre outros.

Nesta edição, os alunos visitaram a UFRGS, onde aprenderam sobre os diferentes cursos de Engenharia que a Universidade oferece. Na palestra de um doutorando do Grupo de Inteligência Artificial do Departamento de Informática entenderam melhor a diferença entre a Engenharia de Computação e as Ciências da Computação, aprofundando o conhecimento na área específica da robótica e como poderiam atuar nesse campo. Também conheceram o RS Racing, equipe de Fórmula SAE da UFRGS, e conversaram com graduandos que participam do projeto, que contaram sobre oportunidades de extensão oferecidas pela universidade e a importância deles na formação dos estudantes.

Foto: Alunos visitam o RS Racing

Em outra viagem de campo, os alunos conheceram a fábrica da Fitesa S.A., em Gravataí – RS. A empresa do grupo Évora é uma das líderes mundiais na indústria de não tecidos, especializando-se no fornecimento de materiais inovadores para os mercados de higiene, médico e industrial.

Além de visitarem a planta e experimentarem a sensação de estar em um chão de fábrica de ponta, o grupo conversou com engenheiros que atuam em cargos de gestão na indústria e dividiram suas experiências profissionais, expandindo os conhecimentos dos participantes sobre a atuação dos engenheiros no mercado de trabalho.

Foto: Alunos visitam a Fitesa

Outra visita especial foi à fábrica da America Tampas S.A., em Venâncio Aires – RS. Também do grupo Évora, a empresa é uma das maiores fabricantes de tampas plásticas da América do Sul, com um extenso portfólio, trabalhando no design dos produtos, no desenvolvimento de moldes e peças, até a fabricação.

Além das visitas à universidade e às indústrias, os alunos ainda tiveram a oportunidade de conversar com Fernanda Gastal, Vice-Presidente de Compras Corporativas & Marketing da Fitesa; com William Ling, Diretor do Instituto Ling; com ex-participantes do Futuros Engenheiros e atuais estudantes de engenharia; e com o Professor Ricardo Cassel - Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da UFRGS.

A inscrição e a participação no programa são gratuitas. Para participar, é preciso estar matriculado no ensino médio do Colégio Militar de Porto Alegre e nunca ter repetido uma série após o ingresso no CMPA. Além disso, os alunos devem ter a intenção de cursar uma faculdade de Engenharia ao concluir o ensino médio e ter excelente desempenho acadêmico nas ciências exatas e bom desempenho nas demais disciplinas. O segundo módulo do Programa acontecerá em dezembro.

28.07.2022

leia também

Viver no Vale do Silício | As experiências e dicas de bolsistas do Instituto Ling

A região do Vale do Silício é um centro global de inovação tecnológica localizado no sul da baía de São Francisco, na Califórnia. Um dos destinos mais requisitado pelos bolsistas do Instituto Ling, é casa da Universidade de Stanford, uma das mais prestigiadas instituições de ensino dos Estados Unidos, convidamos alguns bolsistas que estudaram ou residem na região para contarem um pouco sobre suas experiências e compartilharem dicas sobre esse hub mundial de inovação.

Ler mais

Fellow Conselheiro Voar: Uma jornada de crescimento mútuo

Por meio do diálogo intergeracional, da escuta ativa e do compartilhamento de trajetórias, a iniciativa Fellow Conselheiro VOAR, criada em 2024, promove uma rica troca que fortalece laços, inspira decisões e amplia horizontes. Convidamos seis participantes da primeira edição — os conselheiros Yuri Gomes de Abreu, Gabriel Costa, Eduardo Del Guerra Prota, e os universitários Kauan da Silva Medeiros, Thiago Volcati e Joice Luizi Alves — a relatarem ao blog sobre suas experiências que levaram a uma via de crescimento mútuo.

Ler mais

Com a engenharia, elas constroem um futuro melhor para si mesmas e suas famílias: conheça as histórias de três bolsistas do Programa Voar

Evilyn Vitoraci, Maria Eduarda Alves e Tainá Barreto foram selecionadas pelo programa do Instituto Ling para receber apoio enquanto cursam a faculdade de Engenharia Mecatrônica no Insper, em São Paulo. Estudantes de excelência desde o ensino fundamental, hoje elas se destacam em competições de engenharia. Entre suas diferentes trajetórias, um fator em comum: a aposta na educação como ferramenta para não só transformar suas vidas, mas gerar impacto na sociedade.

Ler mais