Conheça os bolsistas do Instituto Ling 2024
É com muita alegria que apresentamos os aprovados pelo Instituto Ling em 2024 para bolsas de mestrado e pós-graduação no exterior!
Programa START MBA/MPA – 30ª edição
Destinado a candidatos aprovados para mestrado em Administração de Empresas (MBA) ou Pública (MPA/MPP), distribuiu 230 bolsas desde 1995. Chicago, Harvard, Stanford, UPenn, Columbia, London Business School, MIT e Northwestern são as universidades que receberam o maior número de bolsistas. Em 2024, são 11 bolsas de estudo: dez para MBA e uma para MPA.
Alexandre Jose Lopes da Silva
32 anos, nascido em São Paulo, SP
“Formado em Economia pela FGV-EESP, me apaixonei por finanças na graduação, vendo no mercado financeiro uma poderosa ferramenta promotora de eficiência. Tenho 7 anos de experiência como trader de renda fixa em instituições como Morgan Stanley e Itaú, interagindo com investidores globais. Vou para o MBA em Columbia para me especializar em mercado de capitais, focado em soluções de estruturação de crédito e captação de recursos, contribuindo para maior produtividade e inovação no país.”
Ana Luiza Lemos Cavalcante
26 anos, nascida em Mossoró, Rio Grande do Norte
“Sou Engenheira Mecânica Aeronáutica pelo ITA, onde descobri minha paixão por causas sociais e educação. No ITA, incentivei mulheres na carreira STEM e atuei em ONGs para melhorar a educação de jovens de baixa renda. Iniciei minha carreira na McKinsey & Company, onde atuei por três anos, e trabalhei como Especialista Sênior no iFood, focada em decisões estratégicas. Após o MBA, quero seguir na consultoria, promovendo mentoria para grupos sub-representados e liderando iniciativas que ampliem oportunidades para pessoas de backgrounds adversos.”
Bruno Lima Correa
30 anos, nascido em Salvador, BA
“Sou formado em Engenharia da Computação pelo ITA. Comecei minha carreira como consultor na McKinsey & Company e em seguida fui para a Wildlife, startup de mobile games, onde me tornei responsável pelo produto de monetização através de anúncios. Depois da Wildlife, trabalhei na ONEVC, uma gestora de Venture Capital, investindo em startups brasileiras de diversos setores. Após meu MBA em Harvard, pretendo empreender em tecnologia para resolver problemas brasileiros.”
Gabriela Nakano Athayde Franca
29 anos, nascida em Rio Verde, Goiás
“Antes de terminar o ensino médio, entrei em Administração na FGV. Fui bolsista para estudar em um navio, enquanto dei a volta ao mundo. Iniciei a carreira na Ambev/AB Inbev, onde atuei por 5 anos em sete países. Depois, trabalhei na Wildlife Studios, um dos primeiros unicórnios brasileiros, como Business Operations e Chief of Staff. Atualmente trabalho em uma startup de inteligência artificial. Vou fazer MBA no MIT, focando em aplicar tecnologia para impulsionar o desenvolvimento do Brasil.”
Henrique de Oliveira Duarte
30 anos, nascido no Rio de Janeiro, RJ
“Sou formado em Engenharia de Produção pela UFRJ. Fiz minha carreira até aqui na Bain & Company, onde atuei nos últimos 6 anos e meio. Em 2018, co-fundei o Reditus, endowment universitário para ajudar a UFRJ, do qual fui CEO por 3 anos e sou atualmente conselheiro. Tive o prazer de liderar um time de mais de 70 voluntários a captar R$19MM em doações de ex-alunos e empresas, e a impactar mais de mil alunos. Farei meu MBA em Columbia, e na volta continuarei levando a filantropia brasileira para o próximo nível.”
Larissa de Fátima Ribeiro Calixto
31 anos, nascida em São Paulo, SP
“Movida pela visão de um Brasil mais digno e com mais oportunidades, construí minha carreira em impacto social. Formada em Contabilidade pela USP, sou conselheira da Imaginable Futures e sou parte do time fundador do Ensina Brasil, onde fui CFO por 7 anos. Nasci e cresci no Capão Redondo, periferia de SP, e serei a 1ª mulher negra brasileira no MBA de Berkeley Haas! Pós MBA, quero trazer soluções escaláveis e inovadoras para acelerar a redução de desigualdades no Brasil.”
Leonardo Vieira de Oliveira
29 anos, nascido em Paracambi, RJ
“Venho de Queimados, na Baixada Fluminense, e estou indo cursar o MBA em Stanford para criar um negócio que facilite a mobilidade econômica no Brasil. Liderei a TODXS, organização que já investiu em mais de 1700 empreendedores sociais e impactou 7 milhões de pessoas. Fui consultor na McKinsey, onde recebi o prêmio global de pessoas que impactam o mundo positivamente, e liderança de inovação na Ambev, ajudando bares e restaurantes a reabrirem depois da pandemia. Mais recentemente, trabalhei na China e no Brasil construindo o Zé Express, novo negócio de lojas autônomas do Zé Delivery.”
Lorena Prates Dias Leite
27 anos, nascida em Belo Horizonte, MG
“Formada em Direito pela UFMG e com duplo diploma em Administração pela Université de Lille, sou movida pelo poder transformador da inovação. A minha carreira foi trilhada em torno da disrupção, seja atuando em startups ou promovendo incubadoras no Vale do Silício para a AB Inbev. Minha missão é ser uma catalisadora de mudanças através da inovação digital em grandes corporações com atuação no Brasil e pretendo utilizar meu MBA em Chicago Booth para me aproximar do meu objetivo.”
Lucas Soares de Carvalho
30 anos, nascido em Uberaba, MG
“Sou formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e sou pai do Arthur e da Sarah. Iniciei minha carreira na Alvarez & Marsal, atuando por 2 anos com reestruturação de empresas. Em seguida, trabalhei por mais de 2 anos na McKinsey, focando em finanças corporativas, fusões e aquisições, e estratégia em diversos setores. Após finalizar meu MBA no MIT, pretendo transformar empresas brasileiras em dificuldade por meio de investimentos em special situations.”
Marcelo Bernardino
31 anos, nascido em Montes Claros, MG
“Sou formado em Direito pela UFMG e pós-graduado em Liderança pela Georgetown University, com bolsa do Instituto Ling. Eu tenho 8 anos de experiência com políticas públicas, trabalhando no governo com projetos de Parceria Público Privada e no 3º setor implementando o Ensino Médio em Tempo Integral em escolas públicas do Amapá, Paraíba e Sergipe. Na Trybe, liderei uma equipe de professores que ensinavam programação focada na empregabilidade dos estudantes. No MPP de Harvard, estudarei como podemos aumentar a produtividade brasileira.”
Maria Alice Dall'Orto Rocha
26 anos, nascida em Vitória, ES
“Sou formada em Engenharia Civil pela USP São Carlos. Comecei minha carreira na Kearney, onde atuei por quatro anos e meio. Apaixonada por saúde, passei seis meses em um Secondment na Dasa como Gerente de Estratégia atuando em projetos focados em facilitar a jornada do paciente. Já morei em cinco países, incluindo o Quênia, onde trabalhei como voluntária durante a pandemia. Após meu MBA em Harvard, pretendo atuar na área de saúde no Brasil, focando em acesso a serviços básicos e eficiência.”
Programa LLM Instituto Ling/ Gouvêa Vieira – 21ª edição
Voltado a alunos aprovados no mestrado em Direito, já contemplou 83 jovens advogados – três destes em 2024. Harvard é a universidade que mais recebeu bolsistas do Instituto Ling, seguida por Stanford, NYU e Columbia.
Lucas Víspico Silva
27 anos, nascido em São Paulo, SP
“Sou formado em Direito pela USP, onde atualmente curso o doutorado. Fui in-house counsel de empresas multinacionais, atuando em áreas como o direito regulatório e digital. Recentemente, liderei projetos acadêmicos na USP e na FGV Direito SP. Cursarei o LL.M na Harvard Law School, tendo recebido também a Lemann Fellowship for Brazilian Students. Minha agenda de pesquisa inclui temáticas como o direito societário, a análise econômica do direito, e a atuação de cortes nas esferas econômicas e sociais.”
Marco Andre Rocha Germano
31 anos, nascido em Porto Alegre, RS
“Acredito no papel da pesquisa na formulação de políticas públicas efetivas e inovadoras. Sou pesquisador em Direito Internacional Econômico e atuo na Universidade de Oxford. Minha trajetória inclui experiências profissionais no IPEA, FGV, UNAM e UC Berkeley. Cursarei o LLM na NYU, visando explorar as melhores práticas de regulação de fluxos internacionais de capital. Natural de Porto Alegre, graduado em Direito pela UFRGS e mestre pela USP e pela Universidade de Pequim, já morei em seis países.”
Renan Freitas Rodrigues da Silva
23 anos, nascido em Santo André, SP
“Sou formado em Direito pela Universidade de Brasília e estou cursando LLM na Georgetown University, com bolsa de mérito. No Brasil, trabalho e estudo resolução de disputas em setores regulados e junto aos órgãos de controle da administração pública, já tendo sido premiado pelo TCU pelo meu trabalho em acordos de leniência. Pretendo utilizar meu período em Washington D.C. para observar as melhores práticas nestas áreas e trazer novos conhecimentos para modernizar o Brasil.”
Programa Jornalista de Visão – 15ª edição
Concede bolsas de estudos para jornalistas indicados ao processo de seleção por consagrados profissionais e veículos da imprensa brasileira. A partir da escolha como bolsista, os jornalistas têm o prazo de três anos para serem aprovados em universidades americanas e europeias de excelência, dentro de sua área de interesse de pesquisa. O programa concedeu, desde 2011, 105 bolsas de estudos, sendo cinco em 2024.
Artur Pereira Búrigo
27 anos, nascido em Criciúma, SC
“Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, estou na Folha desde 2020. Passei pelas editorias de Seminários e Newsletters, sendo editor do boletim FolhaMercado por dois anos. Desde maio de 2024 sou repórter do jornal em Belo Horizonte, de olho nos bastidores da política e economia local. Também me interesso por novos formatos de mídia e sua importância para expandir a audiência e relevância do jornalismo. Torcedor do Criciúma Esporte Clube.”
Cícero Oliveira Cotrim
29 anos, nascido em Salvador, BA
“Sou jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Trabalho como repórter setorista de Banco Central no Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, em Brasília. Antes, fui repórter de macroeconomia e editor-assistente de macroeconomia e mercados financeiros, em São Paulo. Tenho interesse em política, economia e jornalismo de dados.”
Daniela Bruno Flor
29 anos, nascida em Porto Alegre, RS
“Jornalista pela PUC-RS com formação executiva em Inovação e Liderança em Notícias pela City University de Nova Iorque, construí uma carreira na combinação entre jornalismo, produto e negócios. Trabalho como Product Owner de Audiência no Estadão, após ter passado por áreas de inteligência e SEO em empresas como CNN Brasil e Grupo Abril. Acredito na importância de pensar o crescimento sustentável da imprensa com olhar na inovação, sem abrir mão do jornalismo ético e de qualidade.”
Emanuelle Louise Bordallo Quintanilha
26 anos, nascida no Rio de Janeiro/RJ
“Jornalista formada pela UFRJ, sou repórter de internacional n'O Globo desde 2022. Antes, fui trainee de fact-checking na Lupa. Apaixonada por pesquisa, colaborei com a Universidade de Oxford no mapeamento de políticas públicas para covid-19. A convite da Embaixada dos EUA, estudei sobre democracia na Universidade do Sul da Flórida. Hoje, me dedico à cobertura geopolítica, com foco em imigração e direitos humanos.”
Juliana Causin Pacheco Conceição
29 anos, nascida em São Paulo, SP
“Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, trabalho em redações desde 2013. Tenho experiência em texto, áudio e vídeo, com passagens pela TV Cultura, MyNews, CBN e Época Negócios. Atualmente sou repórter de economia do jornal O Globo. Tenho formação em documentário pela Academia Internacional de Cinema e em mercado de capitais pela B3 e Saint Paul Escola de Negócios. Em 2021, fui fellow do Dart Center for Journalism and Trauma, da Universidade de Columbia.”
Programa UP | Planejamento Urbano – 1ª edição
Em um país em que a maioria da população reside nas cidades, o programa de Bolsas de Estudo UP (do inglês Urban Planning) apoia profissionais de planejamento urbano, reconhecendo seu papel fundamental na busca pela superação de antigos e novos desafios resultantes da urbanização. Espera-se que a experiência acadêmica em uma escola de excelência contribua na formação destes profissionais para que, em seu retorno, ajudem na construção de soluções sustentáveis que tragam desenvolvimento e bem-estar social, tornando nossas cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Em sua primeira edição, Francisco Minella Pasqual foi selecionado para receber a bolsa UP.
Francisco Minella Pasqual
28 anos, nascido em Porto Alegre, RS
“Sou graduado em Engenharia Civil e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS. Trabalho há 4 anos como Analista de Mobilidade Urbana no WRI Brasil, atuando com pesquisa e política pública que contribuam para a qualificação do transporte coletivo das cidades brasileiras. Vou cursar o MSc Regional and Urban Planning Studies na LSE, e pretendo retornar ao Brasil para apoiar as cidades brasileiras na formulação e qualificação de políticas urbanas eficientes e sustentáveis.”