Jornalista de Visão

Bolsas para Mestrado e Pós-Graduação para Jornalistas

Consolidado como o principal programa de bolsas de estudo independente, voltado para a educação de primeira linha no exterior para profissionais da imprensa brasileira, o Programa Jornalista de Visão concede bolsas de estudo a jornalistas em início de carreira com destacados perfil de liderança, atuação profissional e desempenho acadêmico.

Ao ofertar de bolsas para cursos de Mestrado e de Especialização nas melhores universidades dos Estados Unidos e da Europa, o Instituto Ling incrementa a formação de talentosos profissionais ao mesmo tempo que contribui para o fortalecimento da imprensa brasileira.

Como participar?

Anualmente, renomados profissionais da imprensa são contatados pelo Instituto Ling e convidados a participarem do programa com suas recomendações de jornalistas que se destaquem pelo perfil de liderança e pelo desempenho profissional nos principais veículos de imprensa brasileiros.

Assim, somente candidatos que sejam recomendados por estes experientes profissionais podem concorrer às bolsas de estudo oferecidas a cada edição, uma vez que as inscrições não são abertas ao público em geral.

Premiação

- 2 bolsas de US$ 60 mil para mestrado full-time em universidade de primeira linha nos Estados Unidos, em curso de livre escolha;

- 1 bolsa de US$ 50 mil para mestrado full-time em universidade de primeira linha, nos Estados Unidos, em curso de livre escolha;

- 1 bolsa de mestrado em um dos cursos full-time oferecidos pela IE School of Human Sciences and Technology, em Madri, na Espanha;

- 2 bolsas para realização do programa de especialização CGEG/BRICLab na Columbia University, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

As bolsas oferecidas são parciais, prevendo, como contrapartida dos contemplados, o custeio de algumas despesas (variáveis) com seus estudos no exterior.

Os participantes melhor classificados no processo seletivo do Programa Jornalista de Visão concorrem ainda ao Person of The Year Fellowship Program, um prêmio especial concedido pela Brazilian-American Chamber of Commerce. Além do reconhecimento público, os vencedores recebem uma bolsa de estudos adicional da BACC, complementar à bolsa já auferida pelo Instituto Ling.

Processo Seletivo

O processo seletivo compreende 4 etapas: avaliação de histórico profissional e acadêmico, participação em dinâmicas de grupo, elaboração de reportagem e entrevista individual.

Calendário

Até 16/12/19 - Recebimento de inscrições (com comprovantes de inscrição para o TOEFL ou IELTS)

Até 6/2/20 - Prazo final para conclusão da inscrição (envio de resultados do TOEFL/IELTS e documentos complementares)

Até 6/3/20 - 1ª Etapa da Seleção - Análise de Documentação

10/3/20 - Divulgação de Resultados da 1ª Etapa e do cronograma de atividades da 2ª etapa

6 e 7/4/20 - 2ª Etapa da Seleção - Atividades presenciais - Porto Alegre - RS

17/4/20 - Divulgação de Resultados da 2ª Etapa

Até 30/4/20 - Prazo para envio de reportagens da 3ª Etapa

Até 9/6/20 - Prazo para divulgação de Resultados da 3ª Etapa

15-19/6/20 - Entrevistas online (a confirmar)

1/7/20 - Divulgação de Resultados Finais

4/8/20 - Café da Manhã do Instituto Ling

FAQ

Como posso me inscrever para participar do Programa?

Diferentemente de outros programas do Instituto Ling, os candidatos ao programa "Jornalista de Visão" devem ser indicados única e exclusivamente por profissionais da imprensa brasileira que tenham sido convidados a participarem deste programa. Não é possível inscrever-se diretamente sem que haja a recomendação prévia.

Fui indicado para o programa. Posso concorrer sem ter feito o TOEFL ou o IELTS?

Não. O exame de proficiência é um dos pré-requisitos para participação no programa e, sem a apresentação de um dos dois testes aceitos, o candidato terá sua inscrição eliminada pelo Instituto Ling.

Por que é necessário enviar a carta de apresentação e um currículo em inglês?

Solicitamos esses documentos em inglês, pois, caso o candidato seja selecionado para uma das bolsas vinculadas às Universidades parceiras (IE ou Columbia), o Instituto Ling encaminha a documentação de inscrição a elas.

Para participação na fase presencial em Porto Alegre, o Instituto Ling irá arcar com as minhas despesas?

Parcialmente. O Instituto Ling irá custear as despesas relativas a hospedagem e alimentação durante o período da estadia em Porto Alegre. Passagens e traslados de e para o aeroporto deverão ser custeados pelos próprios candidatos.

Após ser selecionado, quanto tempo eu tenho para usufruir da bolsa?

Há um período distinto de usufruto de cada modalidade de bolsa:

- Bolsas de mestrado full-time nos Estados Unidos: mestrados devem ser iniciados no prazo máximo de 3 anos após o recebimento da bolsa.

- Bolsa de mestrado na School of Communication da IE Business School, em Madri, na Espanha: o programa deve ser iniciado no ano seguinte ao recebimento da bolsa.

- Bolsas para o CGEG-BRICLab Visiting Scholar Program da Columbia University: bolsistas atendem ao programa no período de janeiro a maio do ano seguinte àquele em que recebeu a bolsa.

Ainda tem dúvidas? Envie pra gente:

entrar em contato