Foto: Geandy Pavon/Divulgação Foto: Geandy Pavon/Divulgação

Cuba nas Audições Comentadas de Jazz: Conheça a trajetória de Paquito D'Rivera

Clarinetista, saxofonista e compositor, dono de 14 Grammys entre outras premiações, o cubano Paquito D’Rivera é reconhecido pela excelência de seus trabalhos no jazz latino e como compositor clássico.

 

VIDA E OBRA

Paquito D’Rivera nasceu em 4 de junho de 1948, na cidade de Havana, Cuba. Ainda criança recebeu de seu pai, também saxofonista e maestro clássico, os primeiros ensinamentos em teoria musical e, aos 10 anos, já se apresentava junto à Orquestra do Teatro Nacional. Em 1960, ingressou no Conservatório de Música de Havana, onde realizou seus estudos, e cinco anos depois tornou-se solista de destaque na Orquestra Sinfônica Nacional de Cuba, principal instituição dedicada à música clássica no país.

Junto com o pianista Chucho Valdés, fundou a Orquestra Cubana de Música Moderna e atuou como regente do grupo por dois anos. Em paralelo, seguiu tocando clarinete e saxofone com a Orquestra Nacional de Cuba. Em 1973, com outros oito membros da Orquestra Cubana de Música Moderna, formou o grupo Irakere, promovendo uma fusão de estilos musicais: jazz, música tradicional cubana, rock e clássico. O grupo foi o primeiro de músicos cubanos a fechar contrato com uma gravadora norte-americana no governo de Fidel Castro. O Irakere participou, em 1979, do Festival Havana Jam, tocando com músicos cubanos e norte-americanos de jazz e de rock: o festival tinha o objetivo de unir a cultura musical dos países para além dos conflitos políticos. No mesmo ano, o grupo ganhou o Prêmio Grammy na categoria Melhor Gravação Latina, marcando o começo de uma série de prêmios e nomeações ao Grammy na carreira primorosa de Paquito.

Nos anos 80, o músico desertou de Cuba e foi viver nos Estados Unidos, onde reside até hoje. Logo em sua chegada já estava tocando com músicos norte-americanos como Dizzy Gillespie, Mario Bauzá e David Amram, que assim como Paquito, exploravam a fusão de vertentes musicais no jazz, como o jazz afro-cubano, as latinidades e a música clássica. Em 1981, lançou seu primeiro álbum solo, Paquito - Blowin ', e atualmente sua discografia conta com mais de 30 álbuns solos, entre muitas outras gravações. Na música clássica destacou-se como compositor, recebendo encomendas para a National Symphony Orchestra e a Rotterdam Philharmonic.

Podemos perceber nas obras de D’Rivera seu interesse genuíno pela diversidade dos ritmos musicais, trabalhando com influências da música afro-cubana e, também, de outros estilos e culturas das quais esteve em contato em suas muitas viagens pelo mundo, que inclusive o inspiraram a escrever um livro de memórias. D’Rivera atuou como diretor artístico da programação de festivais musicais importantes como Festival Internacional de Jazz de Punta Del Este, DC Jazz Festival, em Washington, e o Jazz Patagônia, na Argentina.

O talentoso e mega carismático Paquito permanece produzindo incansavelmente e, em 2020, lançou o álbum El Duelo: Quarteto Diego Urcola com Paquito D'Rivera, uma parceria com o trompetista argentino e seu quarteto de jazz latino, famoso por não  utilizar piano em suas interpretações musicais. Atualmente é possível acompanhar seus últimos projetos e lives em seu canal no YouTube.

 

CURIOSIDADES

Além de saxofonista, clarinetista e compositor,  Paquito D’ Rivera é autor dos livros: My Sax Life, Letters to Yeyito: Lessons from a Life in Music,  Ser o no ser e o romance !Oh la Habana!

Você sabia que D’Rivera participou do POA Jazz Festival de 2014, em Porto Alegre? Assista um pouquinho da apresentação incrível de Paquito D'Rivera & Trio Corrente, tocando Song For Maura. Disponível aqui!

Em 2015, inspirado pela musicalidade brasileira, Paquito lançou o álbum Sons do Brasil! Você pode escutá-lo no Spotify e no YouTube Music.

 

DICAS DO LING

Conheça algumas das lições musicais de Paquito! Em seu canal oficial no YouTube, o músico realizou uma série de vídeos chamada Paquito D'Rivera Masterclasses and Lessons, onde apresenta sua coleção de instrumentos. No canal você também pode ficar por dentro de seus últimos trabalhos! Confira aqui!

Confira a playlist especial que preparamos para você entrar no clima musical do grande Paquito D’ Rivera! Disponível no Spotify do Instituto Ling. Clique aqui!

Escute as obras de Paquito no Spotify e no YouTube Music!

 

PRÊMIOS E HOMENAGENS

1979 - Irakere ganhou a Melhor Gravação Latina de 1979, 22º Prêmio Anual do GRAMMY

1996 - Retratos de Cuba ganhou Melhor Performance de Jazz, 39º Prêmio Anual do GRAMMY

2000 - Tropicana Nights ganhou o Álbum de Jazz Latino de 2000, 1º Prêmio Anual do Latin GRAMMY

2001 - Quinteto Paquito D'Rivera, Live at the Blue Note ganhou Melhor Álbum de Jazz Latino, 2º Prêmio Anual Latin GRAMMY

2002 - Coluna Editorial de destaque,  Associação Nacional de Publicações Hispânicas

2003 - Recebeu dois prêmios no 4º Prêmio Anual do GRAMMY Latino, sendo na categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino para Brazilian Dreams e Melhor Álbum Clássico para Historia del Soldado | Título de Doutor Honoris Causa em Música, pela Berklee School of Music (Boston, EUA)

2004 - Recebeu o Prêmio Clarinete do Ano, pela Jazz Jornalists Association | Prêmio de Melhor Composição Instrumental, por Merengue, no 47º Prêmio Anual do GRAMMY

2005 - Medalha Nacional pelas Artes, entregue pelos Estados Unidos | National Endowment for the Arts - vencedor do Jazz Masters | ganhou o Melhor Álbum Clássico do ano, por Riberas, no 6º Prêmio Anual do Latin GRAMMY

2006  - Prêmio Clarinete do Ano, pela Jazz Journalists Association

2007 - D'Rivera recebeu a bolsa de estudos da John Simon Guggenheim Foundation para composição musical | Prêmio Living Jazz Legend, pela sua excelência artística  oferecido por The Kennedy Center e The Catherine B. Reynolds Foundation

2008 -  Ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Jazz Latino, por  Tango Jazz  no 50º Prêmio Anual do GRAMMY | Recebeu o Prêmio da International Association for Jazz Educators | Foi nomeado  Compositor Residente no Centro de Música e Artes Caramoor (Nova York, EUA)

2011 - Panamericana Suite ganhou os prêmios de  Melhor Álbum de Jazz Latino e Melhor Composição Contemporânea Clássica , 12º Prêmio Anual do Latin GRAMMY

2013 - Ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Jazz Latino, por Song For Maura, no 56º Prêmio GRAMMY Anual

2014 - Ganhou Melhor Álbum de Jazz Latino, por Song for Maura, no 15º Prêmio Anual do Latin GRAMMY

2015 - Jazz Meets the Classics ganhou Melhor Álbum de Jazz Latino, 16º Prêmio Anual do Latin GRAMMY

 

Referências

Site Oficial Paquito D’Rivera. Biography. Disponível aqui.

Site Oficial Paquito D’Rivera. Awards. Disponível aqui.

Site All Music. Biografia de Paquito D’Rivera, escrita por Craig Harris. Disponível aqui.