• início
  • blog
  • Bolsistas
  • UMA HISTÓRIA DE RESILIÊNCIA E EMPREENDEDORISMO: OS 5 APRENDIZADOS DE RAMON SILVA

UMA HISTÓRIA DE RESILIÊNCIA E EMPREENDEDORISMO: OS 5 APRENDIZADOS DE RAMON SILVA

A maior inspiração para o trabalho do Instituto Ling é a trajetória de seus bolsistas. Em 2023, um dos que nos inspiraram foi o paraense Ramon Silva, selecionado para receber bolsa para o MBA em Stanford. O mestrado em uma das mais prestigiadas escolas de negócios premia uma história de determinação e aprendizado, como ele mesmo contou em seu perfil no Linkedin, quando estava prestes a começar o curso em agosto deste ano:

UMA HISTÓRIA DE RESILIÊNCIA E EMPREENDEDORISMO: OS 5 APRENDIZADOS DE RAMON SILVA

Eu nasci em uma favela em Belém-PA, criado por uma mãe solteira. Vivi a violência do tráfico em casa e passei fome diversas vezes na infância. Para fugir da realidade onde vivia, mergulhei nos livros e recebi uma bolsa integral no Ari de Sá, em Fortaleza, para onde me mudei aos 14 anos. A educação transforma! Meses depois, ganhei uma medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Química. Aos 17, fundei uma edtech que dava bolsas integrais a alunos de baixa renda e então soube que a minha jornada era empreendedora, cujo próximo capítulo é Stanford.

Compartilho aqui os meus 5 maiores aprendizados.

1. Seja inevitável Stanford me recusou 3 vezes no ensino médio. Para mim, ser inevitável é a crença inabalável de que todos os sonhos são uma questão de 'quando' e não de 'se'. É resiliência infinita. Se não entrasse agora em Stanford, continuaria tentando até 80 anos. Outro exemplo é quando descobri que teria que largar a faculdade por não conseguir me manter lá pelos 3 anos restantes. Para sobreviver, dormi em banheiros públicos e comi restos de comida. Fiz 3 anos de matérias em 1 e me graduei em tempo recorde.

2. Seja otimista e pense a longo prazo Otimismo contagia. Coloque “ainda” no final de toda frase pessimista: “Eu não realizei o meu maior sonho, ainda”. Idealize um futuro fantástico e ajude a construí-lo. Projete-se 30 anos na frente e viva o presente como uma série de pré-requisitos para o seu 'eu ideal futuro' existir.

3. Tenha clareza de propósito O Bill Gates era a única criança com um computador 24/7 e estava muito na frente quando a era do PC chegou. Acesso a oportunidades é exponencial e clareza de propósito é uma das maiores vantagens competitivas que existem. Achei o meu propósito aos 17. Se não encontrou o seu, mude o quanto precisar.

4. Arrisque Criar algo novo exige arriscar. Lembro quando cheguei no Brasil com uma ideia que não conseguia tirar da cabeça: entregar supermercado através de dark-stores. Após programar o app sozinho e afundado em dívidas para pagar designers, eu abri a geladeira e só havia 2 abacates. Sem 1 real no bolso, jantei os 2 abacates. Mesmo com dor de barriga no outro dia, eu estava mais feliz do que nunca! Quando se ama o que se faz, todo o resto é secundário. Ganhei tração e logo levantei investimento. Hoje, após eu vendê-la para a Rappi, essa empresa se chama Turbo, entrega tudo em 10 min e está presente em 7 países.

5. Peça ajuda e seja grato Ninguém chega lá sozinho. Descubra quem pode te impulsionar e peça ajuda. Colecione mentores, colegas e sócios que genuinamente querem te ver bem. Acima de tudo, quando alcançar um sonho, seja grato àqueles que te ajudaram a alcançá-lo. Nada, talvez, é mais belo em um relacionamento do que humildade e gratidão.

Obrigado de coração a cada um de vocês que me ajudou nessa jornada da vida. Como disse Newton: "Se enxerguei mais longe foi porque me apoiei nos ombros de gigantes".

01.12.2023

leia também

Guilherme Valadares: masculinidade saudável para um mundo melhor

O que existe em comum entre um jornalista com o sonho de ser diretor de redação da revista masculina Playboy e o que tem a missão inspirar mudanças positivas e promover a desconstrução de uma sociedade machista e patriarcal? Bom, eles são a mesma pessoa, com um detalhe: 17 anos separam um do outro. Cofundador da plataforma Papo de Homem, Guilherme Valadares é um dos profissionais à frente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento e Florescimento Humano, uma iniciativa dedicada à transformação e impacto social em diversos territórios.

Ler mais

Repórter, autor de livros, gestor no Ministério do Planejamento: conheça João Villaverde

Um curioso por natureza, é assim que João Villaverde se define. Foi a inquietação intelectual que o fez, aos 17 anos, optar pelo vestibular de jornalismo. Desde então, teve passagem pelas principais redações de economia do país, até ser repórter do prestigiado Estadão. Ao concorrer à bolsa Jornalista de Visão, descobriu qualidades em si que o encorajaram a ir além. Autor de livros, professor e agora Secretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento, João usa as ferramentas de jornalista nos desafios diários como gestor público.

Ler mais

Bárbara Calixto: marketing com convicção para impulsionar novos negócios

Conquistar a independência financeira antes dos 40 anos é um privilégio para poucos – e a brasiliense Bárbara Calixto chegou lá. Quinze anos após ter iniciado o MBA na Universidade de Michigan, construiu uma carreira na área do marketing em empresas como Target, Microsoft e Cabify. Após coliderar o IPO de uma startup espanhola na Bolsa de NY, decidiu que era hora de propiciar um tempo para si, em um mestrado dedicado à indústria do vinho. Hoje, divide o tempo entre consultoria a startups e a gestão de investimentos, e só trabalha em negócios com os quais se identifica.

Ler mais