MBA/MPA
Ivanyra Correia e a presença feminina em cargos estratégicos de liderança
Única mulher a concorrer à vaga no conselho de administração da Petrobras, em abril passado, a engenheira Ivanyra Correia (MBA, 1996) passou por três fases distintas em sua carreira: atuação no mercado financeiro, experiência na indústria e, mais recentemente, participação em conselhos e comitês de empresas como Baumgart, Eletronuclear e Invepar. Para ela, que reconhece que o acesso de mulheres a altos cargos ainda é um desafio, a preparação e a busca pelo conhecimento, incluindo o mestrado em Wharton, foram fundamentais para suas conquistas.
Conheça Eduardo Baer, fundador do iFood e da DogHero
Desde cedo, Eduardo Baer sabia o que queria: empreender e inovar em projetos de impacto. Depois de cursar simultaneamente Administração na USP e Publicidade na ESPM, ajudou a fundar a iFood com colegas de faculdade. A oportunidade de cursar um MBA na Universidade de Stanford, com apoio do Instituto Ling, pavimentou o caminho para voltar ao Brasil com a mente cheia de ideias inovadoras: fundou a DogHero em 2014 e, hoje, atua como Chief Operating Office da fintech Nomad.
Tomás Lopes-Teixeira, teoria e prática em prol do desenvolvimento
Recém-chegado a Lima como o Representante do Grupo BID no Peru, Tomás Lopes-Teixeira Emendabili, 38 anos, tem uma extensa carreira na voltada ao desenvolvimento econômico. Apaixonado desde a escola por história, matemática e ciência política, o curso de Economia foi sua escolha natural ao chegar à graduação. Já formado e estando em banco de investimento há quatro anos, trocou a estabilidade de Wall Street por um cargo na ONU e, a partir de 2012, ingressou no Mestrado em Políticas Públicas (MPP) em Harvard. Desde então, construiu uma carreira voltada ao desenvolvimento econômico e ao propósito de gerar impacto em diferentes países. Com uma trajetória que inclui desde consultoria a governos africanos a uma passagem pelo governo federal, desde 2016 atua no Banco Inter-Americano de Desenvolvimento.
Inspirando liderança e inovação: a história de Bruno Yoshimura
“Sejam empreendedores”. Este foi o conselho que Bruno Yoshimura e sua irmã ouviram do pai desde a infância. Como garoto interessado por tecnologia, Bruno não apenas seguiu a orientação, mas foi além: passou a desenvolver sites e, aos 14 anos, havia transformado o hobby em negócio, chamando a atenção de grandes empresas de tecnologia. Antes de ir para o MBA em Stanford em 2017, já havia lançado o guia online Kekanto e o Delivery Direto, plataforma vendida à Locaweb em 2019. Hoje, à frente do fundo de venture capital ONEVC, ajuda startups brasileiras a terem acesso a capital e ao estado da arte na área da TI, aproximando o Brasil do Vale do Silício.
O papel da logística no Brasil, com Pedro Palma
Um dos maiores exportadores agrícolas do mundo, o Brasil depende de excelência logística para que a produção chegue aos mercados consumidores. Essa é uma das missões do engenheiro Pedro Palma à frente de uma gigante nacional na área, a Rumo, onde ocupa o cargo de CEO desde março deste ano. Quando ainda poucos jovens do Nordeste faziam MBA, em 2001 Pedro trocou a segurança do emprego em sua Recife natal pelo curso na London Business School, para o qual contou com apoio do Instituto Ling. Na conversa com o blog, ele compartilha sua trajetória desde então e fala da importância da logística para a economia brasileira.
Tudo é possível | Como sair da zona de conforto nos leva a lugares inimagináveis, Por Alex Anton*
Curiosidade sempre foi uma característica forte da minha personalidade. Acho que foi por isso que, aos 18 anos, devorei um livro que narrava as aventuras de um jovem gaúcho que rodou o mundo com a grana curta e muito espírito aventureiro. O livro era enxuto, porém recheado de histórias que me fizeram acreditar que algo tão inusitado para a minha realidade da época era possível. Era 2001, e eu estava apenas no segundo ano da faculdade na minha linda Florianópolis. Como largar tudo e viajar era inviável, fui atrás de oportunidades que combinassem crescimento profissional, uma frente sempre muito importante para mim, com a expansão dos meus horizontes pessoais. Queria aprender para minha carreira, mas, acima de tudo, queria aprender para a vida. Floripa era linda, mas eu me sentia, literalmente, ilhado. Eu queria mais, e fui atrás. Depois de muito suor, veio a sonhada bolsa de estudos para a realização de um estágio científico em Potsdam, na Alemanha. Em 2003 eu parti sozinho pela primeira vez e essa foi a experiência formativa que definiu muito do que aconteceria depois.
Bárbara Calixto: marketing com convicção para impulsionar novos negócios
Quinze anos após ter iniciado o MBA na Universidade de Michigan, a brasiliense Bárbara Calixto construiu uma carreira na área do marketing em empresas como Target, Microsoft e Cabify. Após coliderar o IPO de uma startup espanhola na Bolsa de NY, decidiu que era hora de propiciar um tempo para si, em um mestrado dedicado à indústria do vinho. Hoje, divide o tempo entre consultoria a startups e a gestão de investimentos, e só trabalha em negócios com os quais se identifica.
Flávia Cortes e a representatividade feminina na área de TI
Existe uma expressão em inglês, “walk the talk”, que fala sobre seguir em ações e atitudes de acordo com tudo aquilo que se diz. É assim que Flávia Cortes enxerga a presença feminina dentro das corporações. Em sua entrevista para o nosso blog, ela conta sua trajetória profissional e de que forma o MBA na Universidade da Pensilvânia foi primordial para alcançar seus objetivos. Desde que finalizou o mestrado em 2005, Flávia trabalha na Microsoft e, com quase 20 anos de atuação em TI, tem um objetivo pessoal de auxiliar mulheres a conquistar posições na área.
Olívia Carneiro: a economista tiktoker
A economista Olívia Miranda Carneiro, mais conhecida como Olívia Sensata, pensava aplicar os conteúdos aprendidos no Mestrado de Políticas Públicas na Universidade de Chicago para trabalhar em projetos voltados a problemas sociais. Questões familiares e a pandemia a fizeram rever seus planos. Entre várias possibilidades, Olívia decidiu utilizar seu conhecimento para informar as pessoas sobre economia, compartilhando análises econômicas em vídeos leves. Com esta abordagem fora do estereótipo “homem velho e aborrecido”, conquistou mais de 500 mil seguidores em suas redes sociais.