Pós-graduação:
UP – Mestrado em Planejamento Urbano
Bolsa para mestrado em Planejamento Urbano no exterior
O Programa de Bolsas de Estudo UP (do inglês Urban Planning, Planejamento Urbano) tem como objetivo reconhecer o papel fundamental dos profissionais de planejamento urbano na busca pela superação de antigos e novos desafios resultantes da urbanização, construindo soluções sustentáveis que impactem positivamente no desenvolvimento e bem-estar social, tornando as cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Em sua primeira edição, o programa oferecerá uma bolsa de estudos não-reembolsável de US$ 65 mil para um mestrado integral e full time para um dos cursos descritos nos pré-requisitos para participação.
Para concorrer às bolsas, o candidato precisa já ter sido aprovado para um dos seguintes mestrados de tempo integral com foco em planejamento urbano:
- LSE
MSc Urbanisation and Development
MSc Regional and Urban Planning Studies
- NYU
Master of Urban Planning
Master of Science in Transportation Systems
- MIT
Master in City Planning (MCP)
Master of Science in Urban Studies and Planning (SM)
- UCLA
Master of Urban and Regional Planning - MURP
- UC Berkeley
Master of City Planning
Além disso, o participante deverá atender aos seguintes pré-requisitos:
- Nacionalidade brasileira;
- Nunca ter participado da etapa de dinâmicas de grupo de processo seletivo do Instituto Ling (em anos anteriores);
- Garantir que o curso para o qual foi aprovado seja um mestrado full time, com data limite para início das aulas o dia 1º de fevereiro do ano imediatamente posterior ao de concessão da bolsa.
A inscrição no Programa UP será feita mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição online. Além de dados pessoais e profissionais, os candidatos deverão anexar uma série de documentos detalhados a seguir, que serão analisados na 1ª etapa do processo seletivo.
a) informações pessoais e profissionais;
b) upload dos seguintes documentos:
1) Vídeo entre 60 e 90 segundos, em formato mp4, com breve apresentação pessoal e respondendo à questão: "Como você pretende contribuir para o desenvolvimento das cidades brasileiras?". Seja específico com sua aspiração profissional e ações pessoais a serem realizadas;
2) Foto de rosto recente e colorida (tipo Passaporte – pode ser tirada com o próprio celular);
3) Currículo em, no máximo, duas páginas (em português e inglês), em formato pdf;
4) Carta de apresentação pessoal, em português e endereçada ao Instituto Ling, na qual expressará as razões pelas quais está solicitando uma bolsa de estudos do Instituto Ling e por que merece recebê-la (limite de duas páginas de extensão), em formato pdf;
5) Duas cartas de recomendação, preferencialmente de empregador, liderança imediata ou professor de formação na área de urbanismo; em formato pdf ou jpg;
6) Carta de aceitação da Universidade, em formato pdf ou jpg;
7) Cópia do “application”, incluindo “essays”, em formato pdf ou jpg;
8) Mapa geral de custos para o período do curso pretendido (veja exemplo) contendo as seguintes informações (em US$):
- Projeção de despesas anuais com o curso (tuition, fees, pre-term, material, etc.);
- Despesas anuais pessoais (moradia, alimentação, transporte, seguro-saúde, lazer, etc.);
- Despesas de viagem (passagens, visto, etc.);
9) Texto respondendo à questão: "Quais soluções de planejamento urbano você adotaria para melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras?”. Aponte ações concretas que deveriam ser implantadas. Havendo mais de três soluções a serem propostas, limitar-se às três principais. Extensão mínima de uma página e máxima de duas, 30 linhas por página e fonte Arial, tamanho 12, em formato pdf;
O processo seletivo será composto por três etapas eliminatórias:
1ª etapa – Avaliação comparativa da documentação completa dos participantes
2ª etapa – Presencial: participação dos candidatos em dinâmicas de grupo
3ª etapa – Entrevistas individuais online.
A não participação em qualquer das etapas descritas acima e o não cumprimento de prazos e/ou condições estabelecidos implicarão em imediata exclusão do candidato do processo seletivo.
3 de janeiro a 15 de maio – Inscrições para o Processo Seletivo através de envio de formulário online
Até 23 de maio – Avaliação da documentação recebida (1ª etapa de seleção)
24 de maio – Divulgação de Resultados da 1ª etapa de seleção
20 e 21 de junho – Dinâmicas de Grupo (2ª etapa de seleção) – junto com dinâmicas de MBA, MPA, MPP e LLM
25 de junho – Divulgação de Resultados das Dinâmicas de Grupo (2ª etapa da seleção) e agendamento das entrevistas individuais
26 de junho a 5 de julho – Entrevistas Individuais online (3ª etapa da seleção) Consiste em uma conversa informal conduzida por um representante do Instituto Ling, na qual se aprofunda a avaliação feita sobre os candidatos.
Até 10 de julho – Divulgação de Resultados Finais
6 de agosto – Evento de apresentação dos novos bolsistas Os novos bolsistas serão apresentados em Café da Manhã, que acontece na cidade de São Paulo. A participação é obrigatória para novos bolsistas.
Fui aceito para um programa de estudos e/ou universidade diferente daqueles listados nos Requisitos do programa. Posso me inscrever no processo seletivo?
Não. As bolsas oferecidas através do programa UP – Mestrado em Planejamento Urbano são exclusivas para os programas mencionados nos requisitos de participação.
Moro no exterior. Posso participar do processo de seleção?
Candidatos que residem no exterior e que tenham nacionalidade brasileira são bem-vindos a participar do processo de seleção do Instituto Ling. No entanto, sua presença é obrigatória na fase de dinâmicas de grupo - se aprovados para esta etapa.
Há uma idade limite para inscrição?
Não há idade limite para participar do processo seletivo.
Já estou cursando o mestrado. Posso concorrer à bolsa?
Estar cursando o mestrado não é impeditivo para participar no processo seletivo. No entanto, na comparação com candidatos de perfil e qualificação semelhante, damos preferência àqueles que ainda não iniciaram seu curso.
Como e quando a bolsa será disponibilizada ao bolsista contemplado?
O pagamento da bolsa de estudos será feito diretamente ao bolsista antes do início do curso, em data combinada com ele/ela, mediante a apresentação do visto e da passagem aérea para cumprir com seus estudos.
O valor da bolsa é pago no Brasil, em Reais, em conta bancária em nome do bolsista. A conversão do valor da bolsa de estudos para a moeda brasileira será feita pelo valor médio de compra e venda do dólar PTAX da véspera da data acordada para o depósito.
Para quais despesas posso usar a bolsa?
O valor da bolsa pode ser utilizado para pagar anuidade e demais taxas universitárias, despesas de moradia e alimentação, material acadêmico, seguro-saúde, passagens aéreas e outras despesas relacionadas ao período em que o bolsista estiver cursando o mestrado.
Ainda tem dúvidas? Envie pra gente:
Entrar em contato