Imagem: Unsplash Imagem: Unsplash

CONHEÇA OS BOLSISTAS 2020 DO INSTITUTO LING

 É com muita alegria que apresentamos os aprovados pelo Instituto Ling em 2020 para bolsas de pós-graduação no exterior!

 

GLOBAL COMPETITIVENESS LEADERSHIP PROGRAM

 

Gabriel Azevedo

34 anos, nascido em Belo Horizonte, MG

Vereador da Câmara Municipal de Belo Horizonte, eleito em 2016, Gabriel é mestre em direito, professor de Direito Constitucional e Teoria Geral de Estado na FBMG, Advisor da Jusbrasil, professor do RenovaBR, diretor da startup #temmeuvoto e colunista do jornal O Tempo e da Rádio 98FM.

 

Giuseppe Riesgo

24 anos, nascido em Santa Maria, RS

Advogado de formação, é Deputado Estadual do Rio Grande do Sul, tendo sido o mais novo deputado eleito na 55ª legislatura da Assembleia Legislativa do Estado, aos 22 anos. Antes disso, foi presidente do Clube Farroupilha e Coordenador Regional da Students for Liberty Brasil.

 

Vinicius Albano

26 anos, nascido em São Paulo, SP

Formado em Ciência da Computação, é sócio e desenvolvedor de software da startup Portal do Investimento, coordenador estadual da Students For Liberty Brazil de São Paulo e fundador-presidente da organização Expresso Libertário.

 

 

LLM INSTITUTO LING / GOUVÊA VIEIRA

 

  Fabiana Piccoli Araújo Santos

24 anos, nascida em Porto Alegre, RS

Bacharela em Direito pela UFRGS, fez parte da sua graduação na Universidade de Hokkaido, no Japão, e vai cursar o LLM da Universidade de Cambridge. Fabiana dedica-se ao estudo do Direito Internacional da Água, instrumento que considera importante para diálogo internacional, prevenção de conflitos e planejamento sustentável. Em 2019, cofundou o Projeto Itacaré,  plataforma que cria e mantém uma cadeia de cuidadores da água.

 

  Isaac Cattan

28 anos, nascido em São Paulo, SP

Formado em Direito pela USP, atua no escritório Levy & Salomão Advogados há 8 anos. Foi vencedor do “Thesis Writing Competition” promovido pela Society of Trusts and Estate Practitioners LatAm em 2018 e é co-autor da obra Corporations and Partnerships in Brazil. Por meio de seu LLM na Universidade de Columbia, almeja aprofundar suas pesquisas sobre o papel transformador do Direito no fomento ao empreendedorismo e à higidez do mercado de capitais.

 

  Loni Melillo Cardoso

27 anos, nascido em Belo Horizonte, MG

Formado pela UFMG, advoga nas áreas de direito societário, contratos estratégicos e fusões e aquisições. Acredita no poder inovador do empreendedorismo e está comprometido com o avanço da diversidade no mercado da advocacia. Cursará o LLM em Stanford, onde pretende explorar as interseções entre direito, negócios e tecnologia na geração de valor a seus clientes e para o país.

 

 

JORNALISTA DE VISÃO

 

Adriano Belisário

32 anos, nascido no Rio de Janeiro, RJ

É jornalista, colaborador da Agência Pública e coordenador na Open Knowledge Brasil do programa Escola de Dados. É formado em Comunicação Social pela UFRJ, onde também colabora como pesquisador associado ao Medialab/UFRJ. Recebeu bolsa para mestrado de livre escolha.

 

  Ana Luiza Albuquerque

28 anos, nascida no Rio de Janeiro, RJ

Formada em jornalismo pela UFRJ, Ana Luiza é repórter da Folha de S.Paulo há quatro anos. Foi correspondente em Curitiba, onde cobriu a operação Lava Jato, e desde 2018 atua no Rio, voltada para política e direitos humanos. Recebeu bolsa para mestrado de livre escolha

 

  André Shalders

31 anos, nascido em Vitória, ES

Jornalista formado pela UnB, trabalha no serviço brasileiro da BBC desde 2017. Em agosto de 2019, tornou-se correspondente da BBC News Brasil em Brasília. Antes, atuou em veículos como UOL, Correio Braziliense e Poder360. Recebeu bolsa para mestrado na IE School of Human Sciences and Technology, em Madri.

 

 

Ivan Martínez-Vargas

30 anos, nascido em Taubaté, SP

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Barcelona, Ivan é repórter do jornal O Globo e da revista Época. Cobre prioritariamente economia e política. Antes, atuou na Folha de S.Paulo e TV Record. Recebeu bolsa para mestrado de livre escolha.

 

  Marcos Mortari

27 anos, nascido em São Paulo, SP

É editor de política do Infomoney, onde também apresenta o podcast Frequência Política e conduz a pesquisa Barômetro do Poder. Possui pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela FESPSP e em Investimentos e Private Banking pelo Ibmec. Conquistou o Prêmio MTP de Jornalismo em 2015. Recebeu bolsa para pós-graduação CGEG/BRICLab na Columbia University, em Nova Iorque.

 

  Natália Portinari

26 anos, nascida em São Paulo, SP

Formada em direito pela USP, atua como jornalista desde 2014. Hoje, cobre política na sucursal de Brasília do jornal O Globo e da revista Época. Antes, foi repórter de cultura e de economia na Folha de S.Paulo. É especializada em investigações guiadas por dados, gastos públicos e na cobertura do Congresso Nacional. Recebeu bolsa para pós-graduação CGEG/BRICLab na Columbia University, em Nova Iorque.

 

 

START MBA/MPA

 

André De Dominicis

31 anos, nascido em São Paulo, SP

É engenheiro ambiental formado pela Poli-USP. Trabalhou durante 6 anos em diversas consultorias estratégicas boutique. Ajudou a fundar a Mitsidi Projetos, consultoria de eficiência energética e pesquisa e desenvolvimento. Durante o MBA na Michigan ROSS, pretende alavancar seus conhecimentos para empreender na área de financiamento de projetos de eficiência energética.

 

  Bruno Bueno Correa Martins*

30 anos, nascido no Rio de Janeiro, RJ

Formado em Engenharia de Produção pela UNESP, fundou a startup VIS, que desenvolve aplicações em Realidade virtual para educação, e trabalhou como consultor do BCG junto ao Ministério da Economia. Hoje ele é o único brasileiro cursando, simultaneamente, o duplo mestrado MBA/MPA entre Stanford e Harvard. Seu objetivo é transformar o país atuando nas áreas mais críticas para redução da pobreza, seja empreendendo no setor privado ou através do setor público.

 

  Caio Augusto Pereira Rolim

30 anos, nascido em São Luís, MA

É formado em Engenharia Mecatrônica pela USP e tem experiência nos primeiro, segundo e terceiro setores. como empreendedor, cofundou e liderou o Legisla Brasil, organização que seleciona e forma profissionais que atuam como assessores parlamentares em gabinetes legislativos. Caio irá cursar o MBA em Yale com o objetivo de aprimorar suas habilidades de liderança e gestão, com especial interesse no setor público.

 

 

Igor Bentes Saraiva

27 anos, nascido no Rio de Janeiro, RJ

Cursou Engenharia Mecânica na UFRJ e atua Na McKinsey desde 2015, onde serviu clientes em diferentes indústrias, desde energia e bancos até varejo e telecomunicações. Em 2019, fez um secondment na Rappi, onde apoiou o lançamento e a expansão do serviço na cidade do Rio. Hoje, cursa MBA em Wharton e pretende concentrar seus estudos nas áreas de Finanças Quantitativas e de Empreendedorismo e Inovação.

 

  Isabella Assumpção Rozzino*

27 anos, nascida em São Paulo, SP

Isabella é formada em Administração Pública pela FGV, com minor degree em Relações Internacionais. Após a formatura, coordenou uma campanha política para prefeito no interior de Pernambuco e passou pelo Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Desde 2017, é co-presidente do Mapa Educação, ONG com objetivo de inserir os jovens no processo de tomada de decisão de políticas educacionais. Irá cursar o MPP na Harvard Kennedy School. 

 

  Ismael Peruzzo Zamoner

31 anos, nascido em Joaçaba, SC

Éngenheiro mecânico formado pela UFSC, iniciou sua carreira como consultor estratégico, tendo atuado pelo Boston Consulting Group. Em seguida, migrou para o setor de investimentos em empresas de capital privado, unindo-se ao time de M&A proprietário do Grupo Ultra e, mais recentemente, ao fundo de private equity Innova Capital. Ismael irá cursar seu MBA em Chicago Booth para continuar a especializar-se em private equity.

 

 

  Jonathan Piccolo de Lima

27 anos, nascido em Campinas, SP

É bacharel em Ciências Contábeis e mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Durante a graduação, fez programa de intercâmbio da King’s College London, e recebeu o prêmio Distinção EY por ter obtido o melhor desempenho da classe de 2014. Ingressou na BR Retail, onde alcançou o cargo de managing partner. Jonathan cursará o MBA na INSEAD.

 

  Julia Marisa Sekula

27 anos, nascida em Curitiba, PR

Formada em Ciências Políticas e Economia pela Universidade de Londres, iniciou sua carreira no Banco Morgan Stanley, naquela cidade e, ao retornar ao Brasil, foi convidada para trabalhar na consultoria G5 Partners. Julia é co-autora do livro Brasil: Paraíso Restaurável, e, atualmente, é coordenadora do Programa de Clima e Segurança do Instituto Igarapé e fundadora da plataforma FinanSOS. Cursará um duplo mestrado (MBA e MPP) na Universidade de Stanford.

 

  Leandro Flora Grespan*

30 anos, nascido em São José dos Campos, SP

Formado em Administração pela FGV, cursa um duplo mestrado MBA/MPP na Universidade de Chicago. Depois de passar pela Microsoft e Philip Morris, criou a startup Men’s Market. Após a venda do negócio, trabalhou na campanha presidencial de um dos candidatos em 2018, como assessor de marketing digital. Após a conclusão dos estudos, pretende ingressar na política e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências.

 

  Marcus Felipe Brito Castro

33 anos, nascido em São Paulo, SP

Formado em Administração na FEA/USP, nos últimos 3 anos empreendeu no setor de private equity e real estate, onde montou a primeira gestora de recursos com foco no setor residencial com projetos para famílias de baixa e média rendas. Seu objetivo com o MBA da Kellogg School é trazer as melhores práticas de investimentos e governança em mercados ilíquidos e poucos explorados no Brasil, buscar investidores internacionais e reduzir o déficit habitacional.

 

 

PERSON OF THE YEAR FELLOWSHIP PROGRAM

Parceria com a Brazilian-American Chamber of Commerce - New York, essa bolsa representa um reconhecimento atribuído a candidatos aceitos para mestrado nos Estados Unidos que se destacaram durante o processo seletivo nos programas do Instituto Ling. Os contemplados em 2020 são:

 

*Bruno Bueno Correa Martins (MPA – Harvard)

*Isabella Assumpção Rozzino (MPP – Harvard)

*Leandro Flora Grespan (MBA/MPP – Chicago)