Foto: Unsplash Foto: Unsplash

Saiba quem são os Bolsistas do Instituto Ling aprovados em 2021

Conheça os aprovados deste ano para bolsas de mestrado e pós-graduação no exterior!

 

GLOBAL COMPETITIVENESS LEADERSHIP PROGRAM

 

- Marcela de Lacerda Trópia

26 anos, nascida em Belo Horizonte, MG

Especialista em Políticas Públicas pela Fundação João Pinheiro, Marcela é vereadora em Belo Horizonte. É pós-graduada em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública, com módulo em Oxford. É uma das fundadoras do Liberta Minas, parceria de mandatários liberais mineiros. Na Câmara, é relatora da Comissão Desburocratização e presidente da Comissão de Educação.

 

- Marcelo Fernandes Bernardino

28 anos, nascido em Montes Claros, MG

Consultor de Gestão pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, Marcelo é graduado em Direito pela UFMG. Acredita no poder transformador da educação e enquanto consultor já trabalhou com escolas públicas de 12 estados brasileiros, apoiando na melhoria da aprendizagem dos alunos.  Tem como objetivo estudar soluções para tornar o Brasil mais competitivo no mercado global.

 

- Rafael Rota Dal Molin

29 anos, nascido em Santa Maria, RS

Iniciou sua carreira como Oficial do Exército Brasileiro, formando-se, posteriormente, em economia pela Universidade Mackenzie. Atualmente é Diretor do Instituto Mises Brasil e da LVM Editora. Rafael foi fundador e presidente do Clube Farroupilha, e também presidente e membro do conselho do Students for Liberty Brasil.

 

 

JORNALISTA DE VISÃO

 

- Ana Rosa de Carvalho Alves

26 anos, nascida em Angra dos Reis, RJ

Jornalista formada pela UFRJ, é repórter dos Jornais O Globo e Extra desde 2019. Trabalha prioritariamente com notícias internacionais e política externa brasileira. Antes, foi assistente de pesquisa no Programa de Transparência Pública da FGV e estagiária do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil. Foi aprovada para o programa de pós-graduação CGEG/BRICLab da Columbia University.

 

- Cibele Reschke de Borba

31 anos, nascida em Porto Alegre, RS

Jornalista, mestre em Estudos de China e Política Internacional pela Universidade de Pequim e bacharela em Comunicação Social pela UFRJ. Cibele é editora de internacional na GloboNews, e coautora dos livros China Made in Brasil: Personagens, curiosidades e histórias sobre dois séculos de aproximação entre o Brasil e o seu principal parceiro comercial; e Do Rio ao Xingu - Relatos de Viagem. Foi contemplada com bolsa para mestrado de livre escolha.

 

- Mariana Parreira Bomfim

31 anos, nascida em Franca, SP

Formada em jornalismo pela USP, é editora de economia no UOL, onde trabalha desde 2014. Está finalizando pós-graduação em investimentos e private banking pelo Ibmec. Mariana foi contemplada com bolsa para mestrado na IE School of Human Sciences and Technology, em Madri. 

 

 

- Mayara Silva das Neves Teixeira

30 anos, nascida em São Paulo, SP

Formada em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, é repórter no programa "Profissão Repórter" da TV Globo focada em temas como direitos humanos, educação e ciência. Em 2016, participou da cobertura sobre violência policial pela qual o programa recebeu o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Recebeu bolsa para mestrado de livre escolha. 

 

- Thiago Resende Borges

32 anos, nascido em Uberlândia, MG

Formado em jornalismo pela UnB, cobre economia e política na sucursal de Brasília do jornal Folha de S. Paulo desde janeiro de 2019. Antes, foi repórter do Valor Econômico, em Brasília, e jornalista freelancer na Europa. Foi bolsista da Fundação Heinz Kühn, da Alemanha, em 2018. Thiago recebeu bolsa para a pós-graduação CGEG/BRICLab na Columbia University, em Nova Iorque.

 

- Yvna Karla Farias de Sousa

33 anos, nascida em Belém, PA

Formada em jornalismo pela UnB, Yvna é editora da TV Globo, em Brasília. Atualmente no Jornal Nacional, cobre prioritariamente política e economia. Foi produtora dos telejornais de rede da emissora por sete anos, inclusive como setorista de economia. Antes, foi repórter de política do Valor Econômico. Yvna foi contemplada com bolsa para mestrado de livre escolha.

 

 

START MBA/MPA

 

- Alexandre Cimorelli Lima

30 anos, nascido em São Paulo, SP

Alexandre é engenheiro químico formado pela Poli-USP e iniciou sua carreira no Itaú. Em 2016, migrou para a consultoria estratégica Mirow & Co., onde serviu clientes em diferentes setores como financeiro, fintechs, educação e varejo. Em 2019, apoiou o governo da Paraíba na expansão do ensino médio em tempo integral no estado. Cursará MBA no INSEAD e pretende se dedicar ao mercado financeiro, buscando aumentar o acesso ao capital a empreendedores e empresas.

 

- Allan Carlos Bobadilha

30 anos, nascido em São Bernardo do Campo, SP

Formado em economia pela USP, Allan iniciou a carreira no Banco Fator. Foi Trader por 6 anos da BWGI, uma das maiores empresas de investimento da América Latina, atuando como corresponsável pelo desenvolvimento da mesa de trading da casa. Allan cursará MBA na Columbia University, em Nova Iorque.

 

- Arthur Silva Cheib

28 anos, nascido em Belo Horizonte, MG

Formado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, irá cursar seu MPP na University of Chicago. Desenvolveu sua própria empresa de consultoria educacional para jovens estudantes e, depois de atuar como cientista de dados no governo de Minas, prestou consultoria para diferentes instituições do setor público. Após o mestrado, pretende coordenar um laboratório de políticas públicas dentro de uma instituição de ensino superior no Brasil.

 

 

- Eduardo Moraes Schuch            

29 anos, nascido em Pelotas, RS

Eduardo é engenheiro mecânico,  formado na Unioeste com graduação sanduíche em Engenharia Automotiva na Han University. Iniciou carreira como trainee na IBM, atuando no desenvolvimento de novos negócios com foco em Inteligência Artificial. Fundou a Seedin, empresa de tecnologia que investe em ideias inovadoras com alta capacidade tecnológica. Cursará MBA no MIT com objetivo de empreender internacionalmente.

 

- Guilherme Cybis Pereira                          

30 anos, brasileiro nascido em Sheffield, Inglaterra

Competiu pela Equipe Brasileira de Vela durante 6 anos. Formado em Engenharia de Materiais pela UFSC, com mestrado também na área, trabalhou em diversos setores da indústria e ajudou a implementar o centro de pesquisas em materiais poliméricos no Laboratório de Materiais da UFSC. Trabalha há 5 anos no setor financeiro no Itaú Unibanco, atualmente na área de Novos Negócios. Guilherme irá cursar o MBA em Stanford e pretende promover maior inclusão digital e financeira no Brasil.

 

- Gustavo Valverde Rezende                     

31 anos, nascido em Juiz de Fora, MG

É formado em Administração de Empresas pela UFJF e pós-graduado em Finanças pelo IBMEC. Foi Vice-Presidente da Brasil Júnior e atuou por seis anos como consultor em gestão antes de trabalhar no Ministério da Economia. Atualmente, é Líder de Estratégia e Finanças da Anga&Din4mo, uma holding que empreende e investe em negócios conscientes. Gustavo vai cursar o MBA na NYU University, buscando se aprofundar em impact investing e finanças corporativas.

 

 

- Ivo Paulo Santos Lima Junior

25 anos, nascido no Rio de Janeiro, RJ

Ex-aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro, foi para os EUA cursar Matemática e Economia na Universidade de Chicago. Durante a faculdade, foi Presidente Global da BRASA. Após se formar ingressou no Bank of America Merrill Lynch onde trabalha com estruturação de derivativos. Ivo irá cursar MBA em Stanford.

 

- Marcelo Buffo

29 anos, nascido em Campinas, SP

Formado em Engenharia Química pela Unicamp, é consultor na McKinsey & Company com experiências diversas, desde bancos à indústria de base. No último ano, esteve como Gerente e Chief of Staff na Generation.org, trabalhando para dar oportunidades a jovens vulneráveis através de carreiras em tecnologia. Busca no MBA na University of Chicago se capacitar como líder para acelerar a mudança social no Brasil atuando no setor privado e, posteriormente, no setor público.

 

- Mariana Chiao da Rocha                          

27 anos, nascida em Porto Alegre, RS

Engenheira de Produção formada pela PUCRS, realizou parte da graduação na Sheffield Hallam University, na Inglaterra. Trabalhou durante quase cinco anos na consultoria da EY em projetos de gestão de riscos, mapeamento e redesenho de processos, inovação e estratégia. Nos últimos anos, também se dedicou a trabalhos voluntários relacionados à educação, empreendedorismo e inovação. Irá cursar o MBA na University of Chicago. 

 

 

- Michael William Dantas Lima

31 anos, nascido em Taguatinga, DF

Formado em Relações Internacionais pela UnB. Ex-Subsecretário de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, foi consultor da McKinsey&Company por 3 anos, tendo atuado no Brasil e em Angola com foco no setor público e risco de crédito. Anteriormente, foi consultor de negócios sociais do Programa Redes do BNDES e do Instituto Votorantim. Cursará MBA em Harvard.

 

- Rafaella Mazza                             

28 anos, nascida em Guararema, SP

Engenheira agrônoma formada pela USP, recebeu bolsa do DAAD para estudar Bioeconomia na Universität Hohenheim e é certificada em New Ventures Leadership pelo MIT. Iniciou sua carreira em valuation do agronegócio na EY e nos últimos 3 anos tem trabalhado no desenvolvimento de negócios em startups de agricultura regenerativa no Brasil e EUA. Cursará o MBA em Harvard e fundou o canal do Youtube "Harvardella" para ajudar brasileiros que querem estudar fora.

 

 

- Samuel Veloso Pinheiro             

30 anos, nascido em Fortaleza, CE

Formado em Economia no Insper com bolsa integral, Samuel vai cursar MBA em Stanford. Depois de formado, trabalhou por 4 anos na Ambev, com Finanças e Vendas; por 2 anos na Loggi, ocupando o cargo de Diretor Interino de Vendas; e nos últimos anos como CEO da BRTC, comandando a reestruturação da empresa de uniformes. Após o MBA, Samuel quer empreender na interseção de tecnologia e saúde.

 

- Yuri Gomes de Abreu                                              

30 anos, nascido em Belém, PA

Formou-se como Técnico em Telecomunicações e Engenheiro de Produção no Brasil e como Engenheiro de Computação e Gestor de Projetos na França. Em paralelo, praticou artes cênicas como ator, iluminador e diretor teatral. Atualmente, cursa o MBA e faz Mestrado em Relações Internacionais, ambos na University of Pennsylvania. Com experiência profissional internacional na Cartier, McKinsey & Co. e Uber, e start-ups fundadas, Yuri deseja se tornar um líder global na interseção de tecnologia, estratégia de negócios e políticas públicas.

 

LLM INSTITUTO LING/ GOUVÊA VIEIRA


 

- Bruno Polonio Renzetti                            

29 anos, nascido em Maringá, PR

Formado em Direito pela UFPR, Bruno tem sua atuação focada em Direito Concorrencial, tendo sido associado de um dos principais escritórios da área no Brasil. Recentemente, tem voltado sua atividade para a docência, com o ingresso no doutorado em Direito Comercial na USP e lecionando na pós-graduação do Insper e IBMEC. Sua pesquisa durante o LL.M. em Yale será voltada para os impactos do direito concorrencial em ecossistemas digitais e em áreas não-tradicionais, como as relações de trabalho.

 

- Jean Rodrigo Ribeiro de Pontes                           

28 anos, nascido no Rio de Janeiro, RJ 

É formado em Direito pela UFRJ, tendo obtido o título de mestre pela UERJ. Atua como professor de direito internacional da UFRJ. Atuou por seis anos na Fraga, Bekierman & Cristiano Advogados e, em 2017, foi um dos fundadores do escritório Simões & Pontes Advogados. Jean irá cursar o LL.M. em Harvard, focando em reformas legislativas estruturais, em especial, no campo tributário. 

 

- Vitor Silveira Vieira                                   

26 anos, nascido em Porto Alegre, RS

Formado em Direito pela UFRGS e mestrando em Direito Civil pela USP, atua na área de arbitragem internacional há 8 anos como advogado e secretário de tribunal arbitral em litígios contratuais e societários envolvendo partes brasileiras. É representante do Brasil e da América Latina em associações internacionais de arbitragem. Por meio de seu JSM em Stanford, desenvolverá pesquisa voltada à criação de diretrizes sobre transparência e atuação consistente de árbitros em arbitragens internacionais.

 

 

EVENTO DE APRESENTAÇÃO DOS BOLSISTAS 2021: