LLM
Maria Eduarda Pessoa de Assis, o direito auxiliando o debate sobre mudanças climáticas
De advogada criminalista a assessora de políticas públicas, a carioca Maria Eduarda Pessoa de Assis construiu sua carreira orientada por um forte senso de justiça e um inquieto desejo de mudar a realidade. Insatisfeita com os limites da atuação em casos individuais, encontrou no estudo das políticas públicas e no LLM na New York University uma forma de pensar localmente e ter impacto globalmente. De volta ao Brasil, hoje trabalha no think tank Instituto Igarapé e ocupa espaços de liderança no debate mundial sobre mudanças climáticas.
Onde Direito e Economia se encontram: Eric Jasper e Direito da Concorrência
Eric Hadmann Jasper entrou na área do direito da concorrência quase por acaso, aproveitando uma oportunidade no escritório onde estagiava. Com um currículo que inclui um período de 5 anos na Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e dois mestrados – um deles o LLM em Columbia, que contou com bolsa do Instituto Ling – tornou-se especialista no tema. Além de liderar um escritório focado em direito da concorrência, regulação, societário e contratos, é professor universitário e criou, com dois colegas, um podcast para discussão do tema. Em conversa com o blog, conta mais sobre esta área menos conhecida do direito, mas que tem impacto direto na vida de todos.
Bernardo Weaver: Um sonho de liberdade, para si e seus clientes
Cresci em Copacabana, um lugar de encontro das mais diversas nacionalidades, que faziam dos apartamentos administrados por minha avó seu pouso seguro no caótico Rio de Janeiro. Cercado de estrangeiros dentro e fora de casa, meu grupo de infância era formado de um taiwanês, um paraense de origem emirati, um austríaco, um português e eu, que da minha história só sabia ser órfão de pai e de ter sido adotado à brasileira.
Estudar, lecionar e advogar: Luciana Dias celebra seus múltiplos papéis
Filha de professores, Luciana Dias sabia desde criança que no futuro também iria lecionar. A afinidade com os estudos a levou a cursar Direito e depois a dois mestrados, um na USP e outro em Stanford (LLM). Após atuar como advogada em Nova Iorque, retornou ao Brasil para fazer parte do colegiado que dirigiu a CVM. Em paralelo, deu início à vida de professora universitária e ao doutorado. Hoje, além de professora da FGV, tem seu próprio escritório em São Paulo, focado em regulação do mercado financeiro e do mercado de valores mobiliários.
Advogado com atuação internacional, Bruno Becker abraça a causa da diversidade
Vida pessoal e profissional se entrelaçam na história do gaúcho Bruno Bastos Becker. A decisão de cursar Direito na UFRGS levou o advogado a seguir na carreira acadêmica com mestrado e doutorado em paralelo ao mercado. Aprovado na Yale University para um ano de LL.M. (Master of Law), encontrou na experiência fora do Brasil o autoconhecimento para “sair do armário”, em suas palavras. Desde então, a causa LGBTQIAPN+ não saiu do seu radar, conectada à atuação profissional, como hoje na Abbott Laboratories, em Chicago, onde é líder global do grupo Pride Network.
Júlia de Lamare, advogando em prol do meio ambiente
Pouco se falava em pautas climáticas quando Julia de Lamare (LLM 2019) decidiu se especializar em direito ambiental. Após concluir um mestrado e uma pós-graduação no Brasil, resolveu estudar nos Estados Unidos para entender como as normas ambientais estavam sendo formuladas por lá. Assim veio a aprovação para o LLM na Universidade de Stanford (2019-2020), focado na área de Environmental Law and Policy (Direito e Política Pública Ambiental). Desde então, trabalha em São Francisco, na Califórnia, em ONG internacional focada em políticas públicas para proteger o clima e meio ambiente.
Com projeto social voluntário, Felipe Neves leva o Direito às salas de aula
Já pensou que forte seria um país em que os alunos aprendessem seus direitos e deveres fundamentais desde a escola? Pois Felipe Neves não só pensou como colocou em prática. Formado em Direito e mestre em Direito Internacional (LLM) pela Stanford University, é fundador da ONG Constituição na Escola, que já impactou 60 mil estudantes da rede pública. Empreendedor por natureza, coordena ainda a edtech social Civics, de cursos práticos acessíveis, cuja renda ajuda a custear bolsas de estudos do Next Generation of Lawyers, outro de seus projetos. Mais jovem advogado a ganhar o prêmio Innovare, do Ministério da Justiça, atualmente é responsável pela divisão América Latina do Google Workspace for Education.
LLM em Harvard, trabalho na ONU: sonhando alto, Marina chegou lá
Olhando para trás, a profissão escolhida por Marina Lemos Pires (LLM 2014) aos 13 anos trouxe oportunidades muito além do imaginado quando entrou na faculdade de Direito. O primeiro sonho da pernambucana, hoje com 33 anos, foi concluído com sucesso ao cursar o Master of Laws (LLM) em Harvard. Depois, as vivências internacionais a levaram a ser aprovada para o staff da ONU, trazendo a realização de trabalhar no setor humanitário.