ACERVO

Shirley Paes Leme | Série Fumaça-Ação | 1999

Shirley Paes Leme | Série Fumaça-Ação | 1999

Na Série Fumaça-Ação, a artista Shirley Paes Leme utiliza fumaça congelada para desenhar. Como um rastro de fumaça registrado em tela, seu desenho tem sombras e texturas diversas, numa tentativa de capturar o instante, o efêmero.

Quer conhecer o acervo permanente ou precisa de fotos das obras em alta qualidade? Escreva para o e-mail educativo@institutoling.org.br.

Os desenhos feitos com fumaça são marca da sua carreira, assim como aqueles feitos com substâncias cítricas – técnica que a artista denomina de pirofitografia – que “oferecem registros de uma série de pequenos gestos que tentam reter o volátil, o efêmero”. (Site da Galeria Raquel Arnaud).


Sobre a obra de Shirley Paes Leme, o curador Cauê Alves afirma:

ficha técnica

  • Autor

    Shirley Paes Leme

  • Título

    Série Fumaça-Ação

  • Ano

    1999

  • Técnica

    Fumaça sobre tela

  • Dimensões

    138 x 101cm

  • Local da obra

    Corredor das salas

“Seus desenhos trazem um instante da atmosfera rarefeita das fumaças, com uma grande variedade de sombras e texturas. O elemento líquido e o gasoso comportam-se de modo semelhante, sempre ocupando uma forma indefinida. Mas o ar denso e nebuloso das grandes cidades encobre nossa visão, as palavras, seus significados, e tende a tudo obscurecer.”

trecho do texto curatorial da exposição Quando atitudes (trans)formam

 

 

 

Audiodescrição da obra:

Instituto Ling · Audiodescrição da obra Série Fumaça-Ação, de Shirley Paes Leme, 1999

 


Sobre a Artista

Shirley Paes Leme
Bienal de Curitiba

Nascida em Cachoeira Dourada/GO, em 1955. Vive e trabalha em São Paulo. Além de artista, é professora.

Em 1975, ingressa na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, onde foi aluna de Amílcar de Castro. De 1983 a 1986, recebeu a bolsa de estudos da Fullbright Foundation e tornou-se PhD em Artes pela John F. Kennedy University (Berkeley, EUA). Em 1999, foi a artista residente da Kunsthaus Bethanien em Berlim.

Começou sua trajetória como professora em 1979, na graduação em Artes Plásticas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Desde então, é professora do Departamento de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina (FASM), em São Paulo.

Participou da 8ª Bienal da Polônia, em 1995, e da 15ª Bienal de Lausanne, na Suíça, em 1992. Além disso, em 1996, realizou a mostra Deux Artistes Brasiliense na Galeria Debret, em Paris – nesta exposição suas esculturas de gravetos foram expostas junto com esculturas de Amílcar de Castro, artista que a instigou a trabalhar com a linha (no desenho, na escultura, na instalação etc).

Algumas das suas exposições individuais recentes incluem: Parênteses: ( ), na Galeria Bolsa de Arte, Porto Alegre (2016); Quando Atitudes (trans)formam, na Galeria do Centro Cultural Minas, Belo Horizonte (2015); Microhistórias diárias, na Galeria Bolsa de Arte, São Paulo (2014). Entre as mostras coletivas que contaram com a participação da artista destacam-se: Natureza Franciscana, no MAM-SP (2016); a 10ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre (2015); Exemplos a seguir!, na Capilla del Arte, Puebla, México, (2013); e O Artista como Autor / O Artista como Editor, no MAC-USP (2013, 2014).

Suas obras integram o acervo de importantes instituições no Brasil e no exterior, tais como MAM-SP, MAC-USP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Instituto Cultural Itaú, Inhotim, a coleção de Gilberto Chateaubriand, no Rio de Janeiro, e a de Patrícia Cisneros, em Nova York.

Autor(a): Camila Salvá 

 

PARA SABER MAIS sobre a artista

Site da artista

Site da Galeria Raquel Arnaud

Exposição Quando atitudes (trans)formam

Site da Galeria Carbono

 

Confira abaixo a entrevista que realizamos com a artista sobre a obra:

 

Referências 

Site da Galeria Raquel Arnaud. Disponível em: https://raquelarnaud.com/artistas/shirley-paes-leme/

Texto de Cauê Alves para a exposição Quando atitudes (trans)formam. Disponível em: https://www.shirleypaesleme.com/blank-2